quinta-feira, 7 de julho de 2016

Aniversário do blog: Bolo de Chocolate com Calda de caramelho e flor de sal


Queridos amigos e leitores,

Hoje o blog está completando nove anos! Apesar do meu lapso nos últimos meses estou planejando ficar mais ativa aqui, prometo! Para esta ocasião eu assei um bolo especial hoje mesmo, mas infelizmente não sobrou muito para fotografar, no entanto vocês podem ter uma idéia pela foto acima.

Este bolo não é nem prático nem econômico como os que eu costumo publicar, mas o trabalho será recompensado assim que vocês provarem uma fatia! Além do mais, para um aniversário ou ocasião especial vale investir um pouco mais de tempo e dinheiro, não é?

Um grande beijo e aguardem outros posts!

Andréa


BOLO MOUSSE DE CHOCOLATE COM CALDA DE CARAMELO E FLOR-DE-SAL

Fonte: Revista Maxi 2016
Rendimento: uma Forma de 26 cm / 12 a 14 fatias
 

Ingredientes:
150 g de chocolate amargo
175 g de manteiga
1/4 colher de chá de canela
1/4 de colher de chá de cardamomo
1/8 de colher de chá de pimenta do reino moída (ou à gosto)
1 pitada de sal
1 colher de sopa de açúcar baunilhado
6 ovos - gema e clara separados
100 g de açúcar marrom (claro)

para o caramelo:
50 g  de açúcar
100 ml de creme de leite

para salpicar:
flor-de-sal (sal marinho)


Instruções:
Pré-aqueça o forno a 150ºC. Unte  e enfarinhe uma forma desmontável para tortas de 26 cm de diâmetro. Reserve.

Derreta o chocolate e a manteiga em banho-maria. Junte ao creme as especiarias e condimentos. Deixe esfriar um pouco. Enquanto isso, bata as claras em neve, coloque num recipiente e deixe-as na geladeira, enquanto prepara o restante do bolo.

Bata as gemas com o açúcar até tornar-se um creme esbranquiçado, mais ou menos por 3 minutos. Depois junte o creme de chocolate e misture até ficar homogêneo. Junte um pouquinho da clara batida e misture rapidamente, só para tornar o creme mais fluido. Agora retire da batedeira. O restante das claras em neve deve ser acrescentado de uma vez  ao creme e misturado manualmente com a ajuda de um "fouet" (colher de arame). Misture delicadamente as claras com movimentos de cima para baixo até formar um creme parecido com um mousse. Despejar na forma reservada e assar por 25 minutos. Depois deixar mais 20 minutos no forno desligado, para que não murche muito. Ao retirá-lo do forno, o bolo espere esfriar mais um pouco. Quando parar de murchar está pronto para ser desenformado e colocado num prato.

Agora faça o caramelo: Para isso use uma panela funda. Coloque o açúcar na panela e leve ao fogo médio. Sem mexer, deixe o açúcar cozinhar até formar um líquido dourado. Acrescente agora sempre mexendo, o creme de leite. Atenção aqui, pois o caramelo irá grudar na colher: continue mexendo sem parar por 2 a 3 Minutos até o caramelo desfazer no creme de leite e encorpar. Despeje imediatamente no bolo. Salpique com flor-de-sal à gosto, mas não exagere. Um pouquinho já dá um gosto forte. Sirva morno, frio ou gelado. Bom apetite!


6 comentários:

  1. Parabéns Andrea, vida longa ao blog!Belo bolo para comemorar, adoro caramelo salgado, posso imaginar a delícia que estava.
    Bom fds

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cristina por sempre passar por aqui! :)

      Bjs

      Excluir
  2. Hummm essa cobertura está a deixar água na boca e as pedrinhas de sal fazem toda a diferença.
    Parabéns para o blogue e para ti também ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Renato!

      O sal dá um sabor fantástico ao caramelo. Sabe que esta flor de sal que usei vem de Portugal? Aqui na minha cidade existe uma lojinha com produtos e bebidas Portuguesas e sempre passo por lá.:)

      Bjs

      Excluir
  3. Parabéns Deia!
    Parece que foi ontem! 9 anos de receitas práticas, deliciosas, autênticas e com elas, muitas estórias interessantes! Obrigada por partilha-las conosco :)
    Quanto esse lindo bolo, já sinto o gosto das especiarias com o chocolate...uau!

    Beijosss
    Dri <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Dri,

      Obrigada pelo comentário. Com certeza ainda vamos provar esta receita juntas! :)

      Bjs

      Excluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin