domingo, 10 de abril de 2016

Bolo de Morangos


Olá meus caros leitores,

O sol da Primavera começou a esquentar e em tempo, os morangos já estão sendo vendidos nos super-mercados e feiras da cidade. Esta semana comprei uma cestinha, mas sobraram poucos para o "bolo de domingo". Bem, o jeito foi fazer mini-bolos! :)

Encontei esta receita num blog Polonês muito bacana. Hoje em dia com o "Google Tradutor" qualquer um pode ler em outro Idioma não é? O que me atraiu na receita como sempre foram os poucos ingredientes e o resultado delicado. Eu tinha três ovos que tinham que ser usados e portanto aumentei um ovo na receita e um pouquinho no fermento. Pincelei também com manteiga derretida quando saíram do forno para dar um brilho na superfície.  Os morangos são muito decorativos e também dão um toque refrescante. Para quem não gosta de morangos, talvez uma boa substituição seria ameixas naturais. O chantilly é a combinação perfeita para este bolo!

Uma boa semana a todos!

Andréa


BOLO DE MORANGOS 
fonte: filozofias maku
Rendimento: uma forma redonda de 20 cm (com a adição de um ovo, foi o suficiente para seis forminha de bolo-inglês)

Ingredientes:

110 gr. de manteiga amolecida
3/4 xícara* de açúcar
2 ovos (usei 3, tamanho M)
1 e 1/4 de xícara de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
300 gr. de morangos

*xícara = 240 ml

Instruções:

Aqueça o forno à 170°C. Unte a formas ou as formas escolhidas. Como as minhas eram revestidas de teflon, usei só margarina. Reserve. Lave os morangos seque-os, retire as folhas. Corte os ao meio ou em quatro, dependendo do tamanho. Reserve

Bata a manteiga com o açúcar até formar um creme aerado. Junte os ovos um a um batendo e incorporando- os bem à massa antes de adicionar outro. Junte a farinha já misturada com o fermento. Bata até formar uma massa densa e homogênea. Coloque a massa na forma preparada e alise com a espátula. Arrume os morangos na superfície de forma decorativa. Asse-o por cerca de 30 minutos ou até ficar dourado. Faça o teste do palito.  Uma boa dica é pincelar com manteiga derretida, para dar brilho. Sirva morno ou em temperatura ambiente. Bom apetite!


 

2 comentários:

  1. Oi Deia,
    Por isso amo suas receitas!
    Poucos ingredientes e principalmente, pouco açúcar.
    Ficaram delicados e lindos.

    Beijos
    Dri :)

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Andrea, adoro mini bolinhos, apaixono de primeira e com morangos ficaram perfeitinhos. Obrigada por partilhar.
    Bj e boa semana.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin