segunda-feira, 28 de março de 2016

Singela geléia de Laranja


Queridos leitores,

Na última semana sobrou um tempinho e resolvi fazer um presentinho artesanal para a Páscoa. Eu sempre gostei muito de geléias e quando morava no Rio tinha a impressão que só as frutinhas não tropicais eram usadas como base para uma boa geléia. As nacionais apresetavam pouca variedade e na maioria eram açucaradas demais. As importadas eram caríssimas, deliciosas, mas como sempre naqueles sabores de frutinhas como amoras, framboesas e cerejas, que não eram comuns no nosso país. Daí o tempo passou e eu fui experimentando outros sabores aqui e ali. Bem, hoje na Alemanha encontra-se de tudo o que é experimento em termos de combinações de sabores para geléias, inclusive  misturas fantásticas bem tropicais que na verdade seriam até mais facilmente feitas no nosso país.

Aproveitando umas laranjas orgânicas, tive  a idéia de fazer uma geleé (geleé = geléia feita de suco de frutas; marmelade = geléia feita com suco e poupa de frutas), porque se usasse a poupa ficaria amarga. Assim sendo, usei só o suco e misturei um pouco do suco do nosso limão e o sabor de amêndoas usando Amaretto e ficou muito gostoso e refrescante! Abaixo vai a receitinha:

GELÉIA DE LARANJA
Fonte: Dia de Domingas
Rendimento: 8 potes de 200 ml de geléia

Ingredientes:
800 ml de suco de laranjas orgânicas (8 a 10 laranjas)
casca das laranjas usadas
100 ml de suco de limão (um limão grande)
600 gr de  açúcar especial para geléia 2:1 (Gelierzucker 2:1)
6 colheres de sopa de Amaretto ou à gosto


Instruções:
Lave as laranjas com água quente, se possível use uma escovinha para tirar sujeiras restantes. Seque-as bem. Com a ajuda de um ralador fino (ou um aparelhinho especial para cortar tirinhas da casca), retire só a parte superficial evitando ralar a parte branca abaixo da casca. Isso evitará o gosto amargo. Reserve.

Agora chega o momento de escaldar os vidros em água quente. Deixe uns minutinhos "cozinhando" na água para esterelizar. As tampas precisam só mergulhar por meio minuto na água. Coloque-os em sobre um pano de prato limpo e deixe secar. Eu re-utilizo muitas vezes vidrinhos de conservas. Eles podem ser usados pelo menos duas vezes, depois a "borrachinha selante" que fica na parte de dentro fica danificada.  

Esprema as laranjas e o limão e leve o suco ao fogo médio juntamente com o açúcar. Quem não gosta do gosto de álcool em doces, acrescente aqui o Amaretto, porque assim o álcool evaporará e só ficará o gostinho da amêndoa. Para os outros, acrescente depois que a geléia estiver pronta. Sempre mexendo, leve a mistura para ferver. Quando esta ferver, acrescente as cascas, aumente o forno e sempre fervendo, cozinhe por 1 minuto. Pronto!

Encha os vidros com a geléia ainda fervendo e feche as tampas apertando bem. Coloque-os imediatamente de cabeça para baixo e deixe assim por pelo menos 15 minutos, ou até a geleia ficar morna. A tampinha selante deve estar então com a parte de cima "afundada". Isso significa que o todo o ar saiu. Caso ainda não esteja, dê uma ajudinha pressionando-a e se ela ficar no lugar, coloque novamente o vidro de cabeça para baixo por uns minutos. Faça uma etiqueta com a data da fabricação e guarde as geléias em lugar fresco e escuro, ou na geladeira. Conserva até 6 meses.

Um abraço e boa semana à todos,

Andrea








6 comentários:

  1. Andrea, eu adoro geleia de laranja, encontro por aqui apenas uma de qualidade e preço razoáveis, mas sempre doce demais para meu gosto.Anotei sua sugestão.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom encontrar pessoas que também apreciam as coisas simples! :) Espero que você encontre o açúcar especial para gelatinas aí no Brasil. Não sei se é vendido aí, mas vou dar uma olhada na internet.

      Bjs, Andrea

      Excluir
  2. Tem um truque simples, só implica que comece a preparação do doce na véspera...Ao espremer as laranjas e o limão, coloque as sementes num pedacinho de pano limpo, ate com fio de cozinha (ou linha de costura) e mergulhe num copo com água fria, que cubra as sementes.Deixe ficar no mínimo 12 horas e verá a 'gelatina que se forma...
    Quando levar o doce ao lume, com o açúcar normal, junte o líquido das sementes e pendure o 'saquinho' na asa da panela, deixando-o coberto pela preparação.
    A pectina que as sementes têm, é mais que suficiente para gelatinar essa quantidade de doce e é absolutamente natural...
    O que é adicionado ao tal açúcar especial, deixa-me grandes dúvidas :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e pela grande dica! Com certeza vou testá-la na próxima vez.

      O açúcar especial para gelatinas tem longa tradição na Alemanha, não só porque já vem com pectina, mas pelo fato de reduzir o tempo de cozimento das frutas, o que preserva as vitaminas. Além disso, há pessoas com eu, que não gostam de geléias muito doces e com este açúcar há a possibilidade de diminuir de 50% a 70% da quantidade de açúcar de uma geléia normal.

      Realmente possui na sua composição a Pectina, o Ácido Citrico e como conservante o Ácido Sórbico. O Ácido Sórbico é comumente usado em margarinas, maioneses,molho shoyu, azeitonas em conserva, e até na preservação dos vinhos. Ou seja, é um produto confiável e altamente usado na indústria alimentícia.

      Aqui vai um link mostrando os produtos alemães:
      http://www.diamant-zucker.de/produkte/#gelierzucker

      Bjs,

      Andréa

      Excluir
  3. Oi Andréa ... Adorei sua receita ... vou tentar fazer , pois gosto muito de geléias , mas aqui no Brasil , a gente acaba fazendo sempre as mesmas : de morango , goiaba , uva , abóbora , banana , e vou fazer esta da proxima vez...
    Muito obrigada por seu carinho em dividir conosco suas experiências....Sempre faço seu pãozinho de iogurte e outras receitas de bolos que aprendi com você.
    Você é uma bênção em nossas vidas...Muito obrigada. Deus te abençõe .
    Regina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Regina,
      Agradeço muito a sua participação aqui com os seu comentário sobre as receitas que testou. Tenho muito prazer em dividí-las e não consigo entender pessoas que têm receitas "secretas"! :)

      Olha, não sei se aí no Brasil tem o tal açúcar, mas o comentário acima do Sr. Matamouros há uma dica essencial para quem quiser usar o açúcar comum. Nunca tentei esse truque, mas parece que ele fala com experiência no assunto.

      Obrigada pelos bons pensamentos e volte sempre!

      Bjs,

      Andréa

      Excluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin