domingo, 5 de outubro de 2014

Living - Scones de Aveia e Maçãs.

Queridos amigos,

Finalmente voltei das férias e estou muito feliz por ter tempo tido tempo de fazer esta receita! Estava com uma saudade danada do meu forno!

Várias coisas aconteceram para eu escolher esta receita. Primeiramente, estive numa banca de revista e percebi que agora a revista Living, da Martha Stuart começou a ser editada em Alemão! Não resisti e dei uma olhadinha e gostei muito do que vi. É uma revista muito agradável que trata de assuntos diversos, como Design, Decoração, Culinária e Artesanato com equilíbrio e tem fotos muito bonitas.



Outra coincidência foi encontrar umas macieiras pelo caminho que passo, abarrotadas. Como elas ficam num campo aberto fui lá e colhi algumas. Incrível como essas maçãs têm gosto melhor do que as que compramos em supermercados! Na Alemanha, geralmente essas árvores são de espécies de maçãs mais antigas, que não são mais encontradas à venda, por isso é sempre um prazer experimentar as maçãs "da rua". Fiquei tão entusiasmada com essas que colhi, que guardei até algumas sementes. Quem sabe não consigo plantar alguma aqui no jardim? :)

Esses scones me chamaram logo a atenção, pois gosto muito de receitas que levam aveia, aliado à isso, as maçãs vieram a calhar... Basicamente ela é muito prática de fazer, só que resultou numa massa muito mais mole do que dava a entender na revista. Não pude então dividir a massa em 12 retângulos para serem assados separadamente. Fiz então um retângulo grande, cortei a massa em 12, mas não separei os pedaços. Depois de 20 minutos, tirei os scones do forno aí cortei e separei finalmente os pedaços, para depois levá-los novamente para assar por mais 10 minutos. Deu certinho e ficou delicioso, mas esse probleminha foi irritante sim, por isso registro aqui, caso alguém aí queira experimentar a receita e quando eu também quiser repetì-la, já sei o que esperar. Bom apetite!

Scones de Aveia e Maçãs
Fonte: Revista Living(edição alemã) - Outubro/Novembro 2014
Rendimento: 12 scones

Ingredientes:
220 gr. de farinha de trigo
2 col. de chá de fermento químico
1 col. de chá (rasa) de bicarbonato
120 gr. de flocos de aveia + aveia para o topo
80 gr. de açúcar marrom(quem quiser mais doce, colocar mais)
1/2 col. de chá de Canela (usei Cardamomo)
1/2 col. de chá de noz moscada fresca (usei menos)
1/2 col. de chá de sal (usei 1/4)
160 gr. de manteiga gelada (usei 150 gr.)
2 maçãs descascadas, sem caroços,
  cortadas em pedaços grosseiros
180 ml de leitelho (ou leite com 1/2 col. de chá de vinagre)

Instruções:
Pre-aqueça o forno à 200ºC. Num vasilhame, juntar a farinha, o fermento, o bicarbonato, a aveia , o açúcar  e os temperos. Misturar tudo muito bem. Juntar as manteiga em pedacinhos e com a mão (ou à máquina) misturar até que forme uma farofa. Juntar agora as maçãs e o leitelho e bater bem até a massa ficar fofa.  Numa superfície enfarinhada, trabalhar a massa com mãos enfarinhadas. Formar um retângulo de 15x20 cm. Corte-o em 12 retângulos e tranfira-os para um tabuleiro forrado com papel manteiga (ou untado). Pincele-os com o leitelho e polvilhe-os  com aveia. Leve para assar por 20 ou 25 minutos. Podem ser servidos mornos ou em temperatura ambiente. Bom apetite!

Obs.: A minha massa ficou muito mole por isso não trabalhei a massa e sim a coloquei sobre o tabuleiro formando um retângulo e marquei os 12 pedaços e levei para assar. Depois de 20 minutos, retirei-os do forno e cortei os pedaços, separando-os e deixando um bom espaço entre um e outro, assei por mais 10 minutos.



8 comentários:

  1. A combinação aveia e maçã é sempre vencedora. Talvez a massa tenha ficado mole porque há flocos de aveia que absorvem muito os líquidos e outros nem por isso. Já usei flocos praticamente impermeáveis :(
    Pode-se sempre reduzir um pouco no leitelho.
    Boa semana ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão, Renato! Acho mesmo que foram os flocos de aveia... e como coloquei o leitelho de uma só vez, não deu para corrigir mais. Fiquei receosa de que se a dicionasse mais farinha ou aveia, os scones pudessem ficar duros e secos depois de assados. Ainda bem que apesar deste probleminha houve final feliz! :)

      Bjs

      Excluir
  2. Gosto muito de scones, ficaram ricos e bonitos...bela sugestão para matar a saudade do forno!
    Boa semana.

    ResponderExcluir
  3. Oii Deia!
    Que sortuda passar por macieiras e poder colhe-las! Aqui temos bananeiras em todo canto. Bom também né?
    Lindos esses scones e devem ter ficado fantásticos.

    Beijosss
    Dri <3

    ResponderExcluir
  4. Me deu uma saudade louca da minha casa lá em Solfagnano e dos meus passeios pelo bosque com a minha scottie, Mathilda,qdo eu "fazia a feira"! Colhia à beira dos percursos, à beira dos bosques, amoras e cerejas selvagens, maçãs, caquis, ameixas, nozes e figos...! E fazia geleias, compotas,e doces mil... Qto sinto falta!!!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o seu blog, estive a percorre-lo li alguma coisa, porque espero voltar mais algumas vezes,deu para perceber a sua dedicação em partilhar o seu saber.
    Se me der a honra de visitar e ler algumas coisas no Peregrino e servo ficarei radiante.
    E se gostar e desejar comente.
    Que Deus vos abençõe e guarde.
    Abraço.Peregrino E Servo.
    http://peregrinoeservoantoniobatalha.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  6. Um Feliz Natal Andrea e tb um Bom Ano Novo, para vc e todos os seus queridos!!! Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Olá, gostei muito do seu site, as receitas são ótimas.

    Eu também tenho um site de culinária onde os usuários podem enviar as receitas e fotos e fazer comentários. O nome do site é Casa das Receitas, casadasreceitas.com.br.

    Estou escrevendo porque gostaria muito que meu site fosse sitado no seu, assim como você fez com outros sites que você gosta. Tem algum jeito de eu conseguir isso?

    Obrigado e até mais!

    Atenciosamente;
    Luís Filipe Costa Carvalho

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin