segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Bolo Elegante para um Chazinho.




Oi queridos leitores!

Escrevo neste momento sentindo o aroma deste delicioso e delicado bolo para o chá que acabou de sair do forno. Eu sei que desapareci e não foi só a falta de tempo para postar, mas  também a falta de tempo até para assar bolos. Para não dizer que não fiz nada novo:  quando precisei urgentemente assar algo vim aqui re-visitar algumas receitas sem precisar me arriscar com as  ainda não testadas.

Hoje eu mostro aqui um bolo que é  a cara do Dia de Domingas:  prático econômico e rápido, mas que também pode ficar singelo com um toque simples e decorativo. Ele tem uma casquinha crocante e a massa tem uma ótima consistência. O açúcar de confeiteiro  acentua o doce que a massa quase não possui, por isso não o dispense!   Fiz o meu próprio recorte em papel  para usar como molde e acho que poderia sair melhor se ao posicioná-lo em cima do bolo eu tivesse "colado com um pouco de manteiga. O fato de o papel ser solto deixa os desenhos pouco definidos, mas mesmo assim achei que ficou bonitinho.  A receita é pequena e resulta num bolo de apenas  18 cm, mas vale a pena dobrá-la ou triplicá-la para servir em reuniões. 



Prometo até para mim mesma não desaparecer por tanto tempo. Essa atividade aqui no blog é divertida e ajuda a desestressar! No entanto estarei entrando de férias em duas semanas e aí talvez deve entrar uma folguinha, mas quem sabe não consigo postar alguma coisa durante a viagem? Vamos ver...

Um grande abraço à todos e uma boa semana! ^_^


BOLO ELEGANTE E CHARMOSO PARA O CHÁ
Fonte: Sweet'n Savoury
Rendimento: uma forma redonda de 18 cm

Ingredientes:
1 xíc.(*) de chá de farinha de trigo
1/2 xic. de chá de açúcar de confeiteiro
1 col. de chá de fermento químico
1/2 col. de sopa de açúcar baunilhado (ou gotas de baunilha)
1 pitada de bicarbonato
1 pitada de sal
125 ml de iogurte natural
1 ovo
3 col. de sopa de óleo

açúcar de confeiteiro para polvilhar

(*) Xícara = 240 ml

Instruções:
Primeiramente pré-aqueça o forno à 180ºC. Prepare a forma a ser usada: unte-a e polvilhe com farinha. Pode-se também forrá-la com papel manteiga.

Numa vasilha maior  misture todos os ingredientes secos. Reserve. Numa vasilha menor misture bem os ingredientes líquidos, formando um creme. Agora acrescente o creme à mistura da farinha e com a ajuda de um garfo ou batedor, misture apenas, não bata. A massa deve ficar toda úmida, mas não deve ficar lisa. Transferir a massa para a forma, onde ela deve ficar por 30 minutos, ou até dourar. Faça o teste do palito se estiver em dúvidas.  Deixe esfriar um pouco antes de desenformá-la e polvilhe com o açúcar de confeiteiro. Sirva o bolo puro ou com frutas acompanhadas de chantilly. bom apetite!

9 comentários:

  1. Andrea, um bolo simples com uma xícara de chá e não há nada melhor! Sempre pensei em fazer meu próprio molde para os desenhos, mas nunca me arrisquei, vendo o seu fiquei mais animada.
    Bj, boa semana e ótimas férias!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visita, Cristina! Pois é, eu sou daquelas pessoas que querem fazer tudo o mais simples possível. Por que usar moldes se podemos fazê-los nós mesmas? Experimente!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Deia,
    Senti saudades das suas deliciosas receitas!
    E esse bolo merece destaque pois tem poucos ingredientes, fácil de faze-lo e fica pronto rapidinho!
    O seu molde ficou bacana ;)
    Bjss
    Dri <3

    ResponderExcluir
  4. Olá, já por aqui tinha passado várias vezes, mas continuavas a servir muffins :)
    Há sempre necessidade de uma pausa e uma coisa leva a outra e não queremos deixar de postar mas...
    Eu gosto de bolos de iogurte, vou duplicar em breve esta receita para testar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas visitas, Renato! Prometo näo desaparecer mais por tanto tempo.

      Bjs

      Excluir
    2. Entretanto já testei a receita umas três vezes, mas não tinha dito nada. Agora que estive a compor o post para o blogue resolvi vir dizer-te ;)

      Excluir
  5. Oi Andrea!!!! Amo bolos e este tem a maior cara boa! O gozado é que na nossa casa na Italia faço tantos, aqui não sinto quase ânimo para fazer...

    ResponderExcluir
  6. Sugestão simples, mas fantástica para aquele cafézinho da tarde!!

    ResponderExcluir
  7. Bolos pequenos são tudo de bom: assim podemos fazer um diferente rapidinho!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin