segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Muffins de Mirtilos e Fubá.


Queridos leitores,

Aqui estou eu novamente com uma receita do livro de receitas americanas da Cynthia Barcomi.  Todas as receitas que testei até agora são ótimas e estes muffins têm além de tudo uma combinação diferente de sabores: mirtilos e fubá!  Quem diria que estes dois sabores pudessem combinar?  

Algumas observações tenho que fazer aqui, por exemplo, para prevení-los de que estes muffins não são doces.  Se vocês gostam de bolo doce, terão que aumentar consideravelmente a quantidade de açúcar.  Outro aviso é que a receita pede 250 gramas de mirtilos, mas eu usei só a metade e achei uma boa quantidade. E por último, tenho que dizer que esta receita é perfeita para os que acham que não sabem fazer bolo: não tem como errar.  Até criancinha faz! :)  Beijos e boa semana para vocês!
 

MUFFINS DE MIRTILOS E FUBÁ
Fonte: "Backbuch" - Cynthia Barcomi
Rendimento: 12 Muffins

Ingredientes A:
150 gr. de farinha de trigo
2 e 1/2 col. de chá de fermento químico
65 gr. de açúcar (acrescente mais se quiser doce)
170 gr. de fubá fino
1/2 col. de chá de bicarbonato
1/4 de chá de sal

Ingredientes B:
1 Ei
200 ml de Leitelho (*)
1/2 col de chá de açúcar baunilhado
90 gr. de manteiga derretida (usei óleo)

Ingrediente C:
250 gr. de mirtilos

(*)Substitua: mesma quantidade de leite com uma colher de chá de suco de limão ou vinagre.  Deixe descansar por 5 minutos antes de utilizá-lo



Instruções:
Pré-aqueça o forno à 180ºC. Forre as forminhas de muffins com forminhas de papel, ou unte as formas com manteiga.

Num vasilhame, misture com a ajuda de um garfo todos os ingredientes A. Reserve. Num outro recipiente bata ligeiramente o ovo (pode ser também com a ajuda de um garfo) e depois misture os outros  ingredientes B.  Agora derrame de uma vez só a mistura dos ingredientes B na mistura A.  Ainda com a ajuda do garfo misture delicadamente até que o líquido incorpore na mistura seca. Não bata, nem misture demais.  A massa ficará encaroçada, mas é assim mesmo.  Por último, acrescente os mirtilos e misture mais uma vez delicadamente.

Distribua a massa entre as 12 formas e leve para assar durante 20 minutos.  Retire do forno, deixe esfriar ligeiramente antes de servir.  Sirva-os mornos ou frios. Bom apetite!


2 comentários:

  1. Andrea, eu adoro bolinhos de fubá de todos os tipos e combinados com mirtilos devem ficar ótimos!
    Uma linda semana p vc!

    ResponderExcluir
  2. Deia,
    Deu água na boca!
    Adoro fubá. Seja usado em bolo, polenta doce, angu, de qualquer jeito rsrsrs]

    Beijos,
    Dri ;)

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin