segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Espetaculares muffins sem ovos.

Muffin de amêndoas e maçã

Caros leitores amigos e amigos leitores :)

Andei um pouco sumida por falta de tempo, mas acho que finalmente vou poder me dedicar um pouquinho mais ao blog este mês! Já estou até com a próxima receita programada, coisa rara de acontecer. No entanto fiz esta receita de muffins duas vezes na semana passada e ontem, por isso desculpe-me se ficou um pouco repetido, mas eu tinha que registrar aqui.  Como vocês sabem, o blog também é o meu caderno de receitas e eu corro para cá sempre quando tenho que fazer algo na pressão, pois sei que as receitas já estão testadas e darão certo.

Eu já fiz aqui umas receitas sem ovos que foram muito bem sucedidas, mas esta é especialmente flexível e pode ser uma base para muffins de outros sabores. Eu já fiz duas versões, que explicarei abaixo, mas já aviso que vocês podem também usar a própria fantasia e mudar as minhas versões.  Os muffins ficam tão fofos e molhadinhos que ninguém diz que não contém ovos. Além disso, você só precisará de um garfo para misturar a massa! Que praticidade, não?

MUFFINS SEM OVOS
Fonte: adaptada
Rendimento: 10 a 12 muffins (depende da sua versão)

Ingredientes básicos:
250 gr. farinha de trigo
100 gr. de açúcar
3 col. de chá de fermento químico
1/4 de col. de chá de sal
225 ml de leite
50 ml de óleo (ou margarina derretida)
1 maçã ralada

Sabor amêndoa e maçã, acrescentar:
1 maçã sem casca cortada em cubos
50 gr. de amêndoa moída

Sabor côco:
substituir todo leite ou parte, por leite de côco
50 gr. de côco ralado

Instruções:
Pré-aquecer o forno à 180ºC. Forrar as forminhas de muffins com forminhas de papel.

Num recipiente, misturar todos os ingredientes secos.  Em um segundo recipiente, misturar todos os líquidos.   De uma só vez juntar a mistura líquida à seca.  Misturar lentamente com um garfo, até que toda a mistura seca desapareça, formando uma massa um pouco encarossada. Divida-a entre as forminhas e asse por 25 minutos ou até dourar.  Retire do forno, deixe esfriar um pouco antes de serví-los. Gostosos, light e saudável! Bom apetite!

6 comentários:

  1. Oi Deia,
    Pode ter certeza que o Domingas é o meu caderno de receitas também ;)
    Adorei esse muffins!!
    Beijos
    Dri <3

    ResponderExcluir
  2. Já peguei esta sua receita, assim como aquela que vai fubá. Pq receita sem ovos ficam ótimas! No meu caso vou ter, tb, que substituir o leite, que para mim é como veneno... rss Mas, pela minha experiência, ou coloco água quente ou leite em pó ( que não me faz tanto mal). E tomara fiquem bonitos como os seus!

    ResponderExcluir
  3. Andrea, eu sou fã de muffins pela praticidade e sabor, esses parecem mesmo ter uma textura especial, já favoritei!
    Um ótimo fds p vc!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Andrea! Me desculpe o "sumiço". Mas é que tb desapareci do meu blog, nestes últimos tempos...
    Mas já peguei esta receita e, qdo der, vou tentar fazer com leite em pó e ver como fica. Valeu! Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Ana Paula S. Marques15 de abril de 2015 17:15

    Olá, Andrea! Fiz a receita e adaptei o sabor para baunilha com chocolate. Coloquei uma colher de chá de essência de baunilha e piquei chocolate em pequenos pedaços adicionando-o à parte sólida da receita. Ficou delicioso! Obrigada pela receita! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário Ana Paula! Fico feliz por ter gostado! Estou um pouco sumida, mas em breve voltarei com novas receitas!

      Bjs,

      Andréa

      Excluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin