domingo, 15 de dezembro de 2013

Vocês conhecem "Nougat"?


Olá queridos leitores,

Espero que o Domingo tenha sido bom para todos! Hoje eu planejei finalmente usar um produto que me era desconhecido: Nougat. Para quem como eu só conhecia este nome como recheio de bombons ou misturado ao chocolate, vale saber que o Nougat é uma pasta feita de Avelãs. O Nougat está para as Avelãs assim como o Marzipan está para as Amêndoas. A Nutella é feita praticamente de Nougat, sendo ainda acrescentados muito açúcar e gordura, o que a faz não muito saudável, ao contrário do que propaga o marketing do produto.

A barra de Nougat tem 200 gramas e aqui é encontrada em vários supermercados, na seção de produtos para bolos e pudins. Queria experimentar de maneira bem simples e para isso fui buscar uma receita de Bolo de Avelãs. Foi uma procura difícil, pois muitas receitas levam muitos ovos, o que evito, e outras são na verdade bolos de chocolate. Esta no entanto me pareceu muito simpática e também de bom tamanho aqui para casa. Eu adaptei só as Avelãs, que preferi picadas ao invés de moídas, para dar mais textura. Ficou não só delicioso, mas surpreendentemente sofisticado, para um bolo simples. A cobertura de Nougat foi inventada na hora e simplesmente "arredondou" o sabor. Tive pedidos para fazê-lo novamente, mas antes publico aqui para vocês tentarem também.  Um grande beijo e boa semana Pré-Natalina para todos vocês!

BOLO DE AVELÃS COM COBERTURA DE NOUGAT
Rendimento: forma de 20 cm para bolo inglês ou tabuleirinho
Fonte: adaptada do blog http://lishacooks.blogspot.de/

Ingredientes:
1 xíc. de açúcar
100 gr. de manteiga amolecida
2 ovos
1 2/3 de xíc. de farinha de trigo
2 col. de chá de fermento químico
1 col. de chá de açúcar baunilhado
1 pitada de sal
1 xíc. de creme de leite
1 xíc. de Avelãs picadas

 * Xicara= 240 ml

Cobertura
70 a 100 gr. de Nougat(depende do formato da forma)
 4 col. de sopa de creme de leite

Instruções:
Pré-aqueça o forno à 170 C. Prepare a forma a ser usada untando-a e enfarinhando-a. Misture num recipiente a farinha, o fermento, o açúcar baunilhado e o sal. Reserve.

Em outro recipiente, bata a manteiga e o açúcar até formar um creme, acrescente os ovos um a um, batendo bem a cada adição. Bata em alta velocidade até formar um creme fofo. Abaixe a velocidade e acrescente aos poucos e alternadamente, o creme de leite, depois a farinha. Depois de bem batidos, desligue a máquina e acrescente manualmente as Avelãs picadas. Coloque a massa na forma e leve  para assar por cerca de 50 minutos. Faça o teste do palito! Se no meio ainda estiver mole, leve para assar por mais 10 minutos. 

Um pouco antes de retirar o bolo do forno. Derreta o Nougat no microondas(ou no fogo convencional, em banho-maria) por 1 minuto. Acrescente o creme de leite e misture bem. Leve novamente para o microondas por 30 segundos. Retire o bolo do forno e cubra com a cobertura.  Bom apetite!

5 comentários:

  1. Devo dizer que avelã é a minha preferida, apesar de existirem bolos muito bons feito com nozes e amêndoas. Vou anotar a receita na minha lista!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clau!
      Tenho que também confessar aqui que a avelã é a que dá mais gosto de nozes, sem amargar. Gosto muito e tenho que fazer mais experimentos com ela.

      Bjs

      Excluir
  2. Oi Deia,
    Nougat só conhecia como ingrediente de barras de chocolates ;) e por aqui acho que não vende. Vou procurar saber...
    Adoro seus bolos com poucos ingredientes ;)
    Beijos.
    Dri <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dri!

      Neste caso pode substituir por Nutella, que tem como ingrediente básico o Nougat... talvez até agrade mais ao gosto brasileiro, já que a Nutella é bem doce... mas tem a desvantagem de ter menos gosto de avelã...

      Beijos!

      Excluir
  3. Andrea: Boas Festas para vc e toda sua família!!! Que Deus abençoe o Natal de vocês e os acompanhe no Ano Novo que se inicia! Bjs!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin