segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Pãezinhos-doces de baunilha e quark pra lá de fáceis.



Oi genteee!

Ando ocupadíssima, mas a Domingas não me sai da cabeça nos fins-de-semana, mesmo quando não publico nada. Desta vez uma receitinha para se apaixonar! Como já contei aqui diversas vezes há na esquina onde moro, uma padaria fantástica, ainda que um pouco cara. O preço é salgado e o tamanho dos pães e doces é um tanto econômico, mesmo assim costumo compar por lá, porque não resisto. Há alguns meses atrás comprei espontaneamente uns pãozinhos-doces de baunilha para o chá e o marido se encantou. Achei então que valia a pena tentar buscar uma receita parecida, já que no nome do pãozinho dava a dica que levava queijo Quark. Além deste detalhe, o pãozinho não era enrolado, pois tinha uma forma um tanto irregular, o que me levou a crer que a massa era colocada diretamente no tabuleiro sem ser amassada. A característica da massa também me levou a crer que não levava fermento biológico, mas químico.

Procurei receitas que continham o mesmo nome e aí achei uma que prometia ser muito boa. Ele é um tanto diferente do original, mas foi um sucesso total! Desde então já a fiz quatro vezes, com  alterações só  no tamanho dos pãezinhos, até chegar ao tamanho ideal. No entanto isso é uma questão de gosto. Quem não tiver o queijo Quark a disposição pode tentar substituir por Iogurte Grego. Já estou planejando fazer para a próxima reunião da família. Os pãezinhos são excelentes para acompanhar o chá com  geléia, manteiga ou mel. Já o marido prefere puro. Então façam e me dêem suas opiniões!

PÃEZINHOS DOCES DE BAUNILHA e QUARK
Fonte: Revista Lecker
Rendimento: 9 a 12 pãzinhos

Ingredientes:
250 gr. Quark (de preferência magro)
2 ovos médios
3 col. de sopa de açúcar
1 col. de sopa de açúcar baunilhado
1 pitada de sal
250 gr. de farinha de trigo
4 col. de chá (15 gr.) de fermento químico
para pincelar:
1-2 col. de sopa de leite
açúcar cristal para polvilhar


Instruções:
Pré-aqueça o forno à 170°C. Prepare um tabuleiro untando-o ou forrando com papel manteiga. Misture a farinha com o fermento num vasilhame e reserve.

Com a ajuda da batedeira, misturar os primeiros cinco ingredientes. Agora mude o acessório para o garfo batedor de pães. Vá acrescentando a mistura da farinha aos poucos até formar uma massa homogênea.

Use duas colheres de sopa para formar os pãezinhos: com uma colher retire uma boa porção da massa e com a outra destaque a massa da primeira colher ao mesmo tempo que coloca no tabuleiro. Coloque os "montinhos" da massa bem separados. Leve para assar em torno de 15 ou 20 minutos. Três minutos antes de ficarem prontos, pincele-os com o leite e polvilhe com açúcar cristal. Leve novamente para assa os 3 minutos restantes. Siva-os quentinhos, mas frios também são muito bons! Bom apetite!

4 comentários:

  1. Andréa muito interessante essa receita, eu nunca encontrei queijo Quark aquí no RJ, farei com iogurte grego. Ficaram divinos!!! anotei, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Yolanda!

      Obrigada pelo comentário! Olha, essa sugestão do iogurte grego não foi testada! :) Mas como eu sou uma pessoa que costumo improvisar na falta de ingredientes, penso que usaria este produto. O queijo Quark lembra muito o queijo Mascarpone, só que é bem magro. Há très tipos o magro, que contém 0,2% a 0,5% de gordura, o meio-magro 20% e o cremoso 40%. O Mascarpone tem 80% de gordura! Pode tentar também, mas acho que o iogurte grego, com os seus 10% de gordura seria a minha escolha. :)

      Bjs

      Excluir
  2. Oi Deia,
    Sabe que não resisto a um pão doce! Os de sal eu não ligo muito...rsrsrs
    E gosto daqueles "brabos" com aquela cobertura feita de açúcar e limão hahahaha. Mas ando passando longe...
    Adorei esse que a receita não é elaborada e rápida de se fazer ;)

    Beijos,
    Dri <3


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para esse pães bem doces, basta você escolher uma receita básica de pão-doce ou pão de leite e fazer a sua cobertura preferida. Normalmente o creme de açúcar é feito usando bastante açúcar de confeiteiro com um pouquinho de leite, para formar aquele creme grosso. Para o gosto de limão, substitua o leite cor suco de limão.

      Excluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin