domingo, 20 de outubro de 2013

Brownie descomplicado.


Gente, o Português anda falhando e tive que recorrer ao dicionário para saber se "descomplicar" era gíria ou não!  O Houaiss disse que não, ainda bem! :) Mas voltando ao assunto principal, este título para mim é importante, pois esta receita para Brownie é feita com chocolate em pó! Acho que já descomplica a vida para quem quiser fazer um bolo de chocolate de última hora. Ele não leva muitos ingredientes, usa chocolate em pó, e que leva ao todo só meia hora para ficar pronto! A maioria de nós tem chocolate em pó em casa, mas já o Brownie convencional leva muito chocolate em barra e por isso tem que ser planejado bem antes de ser feito.

Esta é a segunda vez que faço esta receita. A primeira vez foi no mês passado, mas o brownie desapareceu tão rápido, que não deu tempo de tirar a foto! Não vou esconder que é um bolo pesado, mas ao mesmo tempo molhadinho e com um sabor intensivo de chocolate. Até os mais esganadinhos vão se contentar com um só pedaço. Usei um tabuleirinho quadrado tradicional de 20 cm x 20 cm, mas acredito que sairia bem também numa forma para bolo inglês e ao invés de cortar em quadrados, poderia ser cortado em barrinhas. Façam para visitas inesperadas e pasmem com o sucesso! :D  Boa semana para vocês!


BROWNIE DESCOMPLICADO (com chocolate em pó)
Fonte: Bon Appetit
Rendimento: um tabuleiro de 20 cm x 20 cm (8"x 8") = 9 pedaços quadrados

Ingredientes:
100 gr. de manteiga
1  1/4 de xíc. de açúcar (não diminuam!)
3/4 de xíc. de chocolate em pó culinário
1/2 col. de chá de sal
2 ovos grandes
1/3 xíc. de farinha de trigo integral (ou normal)
baunilha à gosto

Obs: pode-se juntar à massa/cobertura outros ingredientes como nozes, chocolate em pedacinhos, etc.

Xícara= 240 ml

Instruções:
Pré-aqueça o forno à 180°C, forre / ou unte o tabuleiro desejado. Reserve.
Num recipiente, junta o açúcar, o sal e o chocolate em pó. Derreta a manteiga e deixe esfriar ligeiramente antes de juntar, em fio e sempre mexendo, à mistura do chocolate. Misture bem até formar uma massa lisa. Junte agora os ovos um a um misturando bem entre as adições, a baunilha e por último adicione a farinha. Derrame a massa no tabuleiro preparado e leve para assar por 20 minutos, ou até o centro ficar estufado como nos lados. Retire do forno e deixe esfriar um pouco antes de partir. Sirva morno, puro ou com sorvete, se quiser comê-lo um pouco mole. Frio é delicioso, porém a massa fica mais compacta (como na foto). Bom apetite! 


24 comentários:

  1. Amo brownie, faço sempre e tenho várias receitas dele, mas amei esta sua e já peguei!!! Pq não é sempre que temos chocolate em barra disponível, não é mm? E qto ao português nem me diga! Uso direto o Google para ver se não estou escrevendo besteira... rss rss Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clau!

      Se fizer esta receita, conte como foi. Críticas são sempre bem vindas! ;)

      Excluir
  2. Oi Deia,
    Amo Brownie tb! Sua receita é fantástica, como sempre. Poucos ingredientes e os que sempre temos em casa...
    Beijos e uma ótima semana ;)
    Dri.

    ResponderExcluir
  3. Esta fantastico... adorava ter uma fatia dessas para mim...

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Realmente com chocolate em pó é bem mais rápido e temos sempre em casa. Gosto muito de brownies e coloco nozes ou avelãs, gosto mais assim do que simples, mas isso é só acrescentar.
    Boa semana.

    ResponderExcluir
  5. Oi Déia!
    Que legal! Adoro brownie (sempre acompanhado com sorvete). Esse é simples e marcante! Estamos adorando. Beijos. Seu primo Wander.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal que vocês ainda estão acompanhando daí! Se experimentar a receita me dê um feed back, ok? Um abraço para todos da família! :)

      Excluir
  6. Andrea, obrigada por esta partilha!
    A receita parece muito fácil e posso dizer que a foto nos convida a comer mais que uma fatia!
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  7. Fiz a receita,acrescentei sorvete na hora de servir e engordei meus pais um pouquinho. :3
    Super fácil de fazer.
    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  8. Olá Francyellen!
    Obrigada por comentar por aqui! Fiquei feliz com o sucesso do seu brownie e ainda mais quando dá para mimar os pais... rsrsrs Volte sempre!

    Andréa

    ResponderExcluir
  9. Ola,pode me dizer, 3/4 de chocolate em pó, equivale a quantas gramas? A Textura da massa do Brownie é grossa ou como de um bolo normal?

    ResponderExcluir
  10. Adorei a receita, irei fazer amanha e volto pra dar a nota!😜

    ResponderExcluir
  11. Eu errei a receita dobrando um dos ingredientes (confundi com outra, mas tava acompanhando), tentei ajeitar mas caguei tudo ;-;

    Assim, ficou bom, mas eu to chamando o que fiz de Atenção: Não é um brownie.
    Vou tentar outro dia, seguindo a receita certa.
    ps: não precisa publicar esse comentário >_<

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carlos!

      Não acho necessidade de deletar o seu comentário tão espontâneo! :)

      Espero que na próxima vez você acerte as medidas. Já aconteceu algumas vezes comigo também na hora de dobrar a receita.

      Note bem, que os Brownies são feitos para tabuleiros pequenos. Fica difícil assar no ponto certo se ele for feito em grandes quantidades. Nunca fiz, mas pela minha experiência acho que as bordas ficarão ressecadas e eu cobriria com papel alumínio depois de um certo ponto para preservar a humidade e continuar assando.

      Bjs

      Excluir
    2. Olá Andrea, hoje tentei fazer o Brownie novamente (duas vezes), e procurei logo a receita do seu blog, então vamos lá.

      A primeira vez não deu certo, acabei utilizando uma forma muito mais larga (o que deixou a massa fina demais, e acabou queimando um pouco). Dava para comer, mas o meu primeiro brownie tinha sido bem melhor ;)

      Mais tarde, eu e meus amigos resolvemos tentar novamente, fizemos a receita em conjunto e uma gambiarra para "diminuir a forma" (enrolamos um papel alumínio para fazer uma barreira no meio da forma e assim colocar a massa apenas em uma parte). Fiquei tão ansioso que contava os minutos para poder tirar do forno. Resultado: um sucesso! MELHOR BROWNIE EVER!!! Acabamos com tudo em uns 5 minutos, quem tava de dieta teve que suspende-la pra poder agarrar mais um pedaço do Brownie! Deu super certo.

      Excluir
    3. Adorei a estória da gambiara Carlos! Nada como ser criativo, não é? :) Eu também sou assim.

      Bem, como eu expliquei no texto, o tabuleiro tradicional para Brownie vendido nos EUA é sempre quadrado, mas dependendo da quantidade da massa pode ser feito em formas retangulares. A massa ainda crua tem que encher a forma pelo menos 2,5 a 3 cm de altura, porque ela praticamente não cresce. A minha receita é para uma forma quadrada de 20cm x 20cm.

      Parabéns pelo sucesso!

      Bjs

      Excluir
  12. Ficou muito gostoso! mesmo depois de eu errar a medida do chocolate para menos...mas o mei ficou meio chicletinho..será que é porque não está totalmente frio? Tá gradando no dente, mas pasmem, como eu não gosto de doce e só comi brownie uma vez, não lembro se é assim mesmo. Por favor me deem dica pois a ideia é fazer p vender!!! precisando de uma renda extra p pagar um tratamento da minha mãe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido anônimo/anônima

      O Brownie é assim mesmo, molhadinho e grudento. Você também pode colocar nozes diversas na massa se quiser mais compacto, ou assar mais um pouquinho. Mas cuidado, pois pode ressecar.

      Boa sorte no seu empreendimento e tudo de bom para a sua mãe!

      Bjs

      Excluir
  13. Fiquei em dúvida em relação a quantidade de farinha, é só um 1/3 mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa! É isso mesmo. A quantidade de farinha é realmente pouca, mas o brownie é pequeno... e além do mais isso faz com que ele continue molhadinho, pois leva mais manteiga e ovos.

      Bjs
      Andréa

      Excluir
  14. olá, gostaria de saber se pode substituir a manteiga por oleo? obrigada

    ResponderExcluir
  15. Bom dia,
    Qual é a proporção da receita em Gramas? Ao invés de Xícaras
    E se cortar a baunilha?

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin