segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Um pomar e crumble de maçã



Queridos leitores,

Imagina se um de vocês estivessem passeando por um largo e de repente encontrasse um pomar de macieiras como este? Como reagiriam? Eu só posso dizer como reagi: achei que tinha chegado mais perto do Paraíso! :)  Aqui neste jardim-pomar houve o cuidado de se plantar só macieiras de espécies antigas que não se encontram nas feiras ou supermercados. Mais e mais espécies estão ameaçadas de extinção aqui na Alemanha, porque elas não são tão grandes ou tão doces e por isso são economicamente "inviáveis" para o nosso comércio do séc. XXI.  E como consequência, o país que possuía em torno de 2.000 espécies de maçãs só tem agora cerca de 100. Existe um museu dedicado à isso e  há alguns especialistas nacionais que identificam macieiras pelo país e também coletam e classificam sementes para a preservação. Voltando ao assunto do pomar, tive sorte pois algumas espécies amadurecem mais cedo, em Setembro e então pude colher algumas... gente, que maravilha!  Voltei para casa com a missão de fazer um bolo para os meus colegas e ainda restou maçãs sufiente para outros bolos. 



Estava um pouco sem inspiração quando me lembrei de uma estória engraçada no bandejão (cantina universitária). Houve comoção quando alguns souberam que havia Apple Crumble para a sobremesa e o lotou. Depois houve gente que esperou todos saírem para ver se restava algum pedaço para repetir! :)  Realmente aquele Apple-Crumble ficou delicioso feito com  farinha de trigo integral e servido ainda quentinho com uma bola de sorvete de baunilha... Fui procurar uma receita e tive uma sorte danada! Num dicionário culinário que já tenho há algum tempo, havia uma receita facílima exatamente feito com a farinha integral. Não esperem nem um minuto, façam já e sirvam morno com café ou chá, como fiz, ou então como no bandejão! :)

Um grande abraço e uma boa semana para vocês!


APPLE CRUMBLE INTEGRAL
Fonte: Das neue Küchenlexikon - Erhard Gorys
Rendimento:refratário de 25 cm x 15 cm ou um pouco maior.

Ingredientes:
500 a 750 gr. de maçãs de qualquer tipo (depende do tamanho do refratário)
1/2 col. de sopa de açúcar baunilhado (por minha conta)

 Crumble:
100 gr. de manteiga amolecida
100 gr. de açúcar (ou à gosto)
150 gr. de farinha de trigo integral
1 col. de chá de canela em pó (só usei 1/2)

Instruções:
Pré-aqueça o forno à 200 C (ou menos, se oseu forno for muito forte) e prepare o refratário, untando-o com margarina. Reserve.

Descasque as maçãs, retire os miolos e e corte-as em cubos. Coloque os cubos de maçãs no fundo do refratário e salpique o açúcar baunilhado por cima. Reserve.

Misture bem todos os ingredientes  do Crumble, formando uma farofa. Agora coloque a farofa por cima das maçãs  e leve ao forno por 30 minutos. Retire do forno e deixe esfriar um pouco antes de servir com chá/café, ou então acompanhado com sorvete para a sobremesa.  Se restar ainda para o outro dia, pode ser requentado no forno convencional ou micro-ondas. Bom apetite!


7 comentários:

  1. Andrea, esse pomar é simplesmente fantástico, o mundo deveria ser assim, toda praça um pomar. Amei a receita, anotei, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yolanda, com certeza essa sua idéia daria uma campanha bacana: "Toda praça um pomar!. Se precisar da minha assinatura, me fale! :) Mas sério mesmo, por que não? Claro isso esbarraria em interesser comerciais, mas e daí? Hoje em dia falta idealismo na Politica...

      Bjs,

      Excluir
  2. Oi Deia,
    Que lindo pomar! Ainda mais podendo colher maçãs frescas e raras ;)
    Olha fui ler os ingredientes e fiquei surpresa com a quantidade. Aqui abusamos nos "Copos" de farinha, açúcar e assim vai...rsrsr
    Adorei!

    Beijão e uma ótima semana ;)
    Dri.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este Apple Crumble é o suficiente para oito pedaços! Para quê mais? Ninguém vai encher barriga no lanche ou com apenas uma sobremesa, não é? Faça para um encontro de amigos e depois me conte!

      Bjs,

      Excluir
  3. Que lugar e que foto linda!!! E é um pecado mm que estas ótimas frutas, que porém "não são comerciais" sejam quase erradicadas por total falta de interesse... Ver este tipo de coisa me deixa muito contente!!! E um APPLE CRUMBLE é sempre um clássico!

    ResponderExcluir
  4. É realmente uma pena abandonarmos a agricultura tradicional e em resposta ao rápido crescimento populacional adotar-se medidas intensivas que levam à perda de espécies/variedades e tradições.
    A maçã é mesmo tida como um remédio, serve para tudo.
    Gostaria de visitar esse museu, parece interessante.
    Quanto ao crumble, parece ótimo, a combinação da maçã com manteiga, canela e baunilha é sempre divinal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Renato, o desaparecimento de espécies da nossa agricultura é lamentável. Aqui na Alemanha já há um movimento tentando reparar algumas destas perdas. Já há um comércio de venda de macieiras de espécies mais raras para o consumidor final plantar no seu jardim. Além disso várias cidades estão promovendo eventos neste mês de colheira prar promover melhor outras espécies em feiras e encontros.

      Excluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin