domingo, 1 de setembro de 2013

Butterkuchen - Bolo Frísio.



Queridos amigos e leitores,

Aqui está mais uma vez uma receita maravilhosa do livro da nossa tia Tini, que é imperdível para quem quer conhecer a cultura gastronômica da Região da Frisia Oriental. O livro é ilustrado e contém receitas tradicionais que eram servidas no restaurante que ela possuiu durante mais de vinte anos. Além de fotos das receitas há também fotos pessoais antigas acompanhadas de estórias escritas por ela mesma sobre sua vida, tradições regionais, família, vizinhos e infância. Um livro diferente que contém receitas frísias-orientais para todas as ocasiões e estações do ano.



Este bolo que apresento hoje chama-se literalmente "Bolo de Manteiga" e é conhecido aqui na Região Norte por tradicionalmente acompanhar o chá da tarde. Existem receitas dele que são feitas com o fermento biológico e outras, chamadas de rápidas, com fermento químico, como esta. Apesar de já ter assado no passado um bolo destes para o Dia de Domingas,  fiquei curiosa com esta receita por causa da originalidade da cobertura de amêdoas!

Cometi alguns erros que ainda bem não alteraram o sabor do bolo. Tive a idéia de diminuir proporcionalmente os ingredientes em um-terço das medidas originais para fazer um bolo menor. No entanto não imaginei que ele ainda renderia um bolo quase grande e alto: escolhi um forma muito pequena e a cobertura acabou por transbordar. O ideal é que ele seja assado num tabuleiro grande o suficiente para que fique baixo e assim depois a cobertura espalhará e formará uma camada fina e homogênea ao assar e resultará num bolo na altura normal.

Outro ponto importante é que a cobertura é colocada fervendo sobre o bolo quente e isso requer muito cuidado. Eu tentei ser cuidadosa, mas ao derramar usando a própria panela, o peso do líquido criou buracos no bolo e foi para o fundo, o que deixou a superfície sem uma aparência homogênea. Talvez com a ajuda de uma concha esse processo seja mais facilitado. Enfim, são erros que acontecem quando a receita é diferente e acabamos por ser surpreendidos. O bolo pronto ficou excepcional, com uma textura fantástica e fofinha embaixo e por cima a cremosidade da cobertura amêndoa, que lembra um pouco o Marzipan. É uma combinação deliciosa e já estou programando refazê-lo para o aniversário do Marido! Na próxima vez  com certeza dará tudo certinho e sem surpresas! :)

Abraços,

Andréa


BUTTERKUCHEN
(BOLO DE MANTEIGA FRÍSIO)
Fonte: Meine Traditionelle Ostfriesische Rezepte - Tini Peters
Rendimento: 1 tabuleiro no mínimo de 30 cm x 20 cm (10 pedaços)

Ingredientes(medidas adaptadas):
Massa:
2 ovos
80 gr. de açúcar
1/2  col. de sopa de açúcar baunilhado
165 gr. de farinha de trigo
1 col. de sopa de fermento químico (10 gr.)
80 ml de creme de leite sem soro

Cobertura:
85 gr. de açúcar
125 gr. de amêndoas moídas
100 gr. de manteiga
160 ml de leite

Instruções:
Pré- aqueça o forno á 175°C e prepare o tabuleiro a ser usado untando e enfarinhando-o.

Com a ajuda da batedeira, bata os ovos com o açúcar até formar uma espuma fofa e clara, adicione o açúcar baunilhado e depois o resto dos ingredientes. Misture até formar uma massa homogênea, coloque no tabuleiro e leve ao forno para pré-assar por cerca de 15 minutos.

Retire o bolo do forno e enquanto isso prepare a cobertura: leve todos os ingredientes ao fogo e mexa até ferver. Derrame cuidadosamente e aos poucos a cobertura quente em cima do bolo. Leve novamente ao forno por 15 ou 20 minutos ou até ficar dourado. Retire do forno e deixe esfriar antes de servir. Bom apetite!



6 comentários:

  1. Andrea, um bolo delicioso com certeza, a simplicidade que encanta. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Bem bonito. A cobertura de amêndoa com certeza que lhe dá um sabor especial.
    Já tinha procurado o livro na net mas está em alemão que para mim é no mínimo chinês :)
    Vou ficando com as tuas traduções :P

    ResponderExcluir
  3. Oi Andrea, o bolo deve ficar mesmo delicioso.
    Amei!
    Parabéns p/o livro da tia Tina e p/vc que nos presenteia com as receitas...
    Bjsssssssssss e uma semana de sucesso e abençoada p/vcs

    ResponderExcluir
  4. Oii Deia,
    Essa cobertura fervente deve ser uma loucura de gostosa :)
    Beijosss,
    Dri <3

    ResponderExcluir
  5. Que receita diferente!!! Fiquei MUITO curiosa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este bolo fica bom para servir em dias frios. Ele é um tipo de "comfort food" e alimenta bem. Se fizer me avisa, tá? O seu bolo de chocolate ainda está na minha lista ;)

      Bjs.

      Excluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin