domingo, 8 de setembro de 2013

Bolo de amoras e maçãs.


O Verão aqui já vai se despedindo e o cardápio também vai variando com esta mudança de Estação. Semana passando por um caminho que não me é familiar, descobri arbustos cheios de amoras!  Por sorte tinha um plástico na bolsa e fui colhendo as que estavam maduras e de fácil acesso, afinal não podia me atrasar, não é? Consegui em pouco tempo colher um pouco mais de 100 gramas! Guardei as amoras na geladeira e fui procurar inspiração na internet! :)

Não lembrava nenhuma receita especial com amoras. Não é uma frutinha muito comercial e acho que são plantadas com o objetivo de transformá-las em geléia. Mesmo assim tentei ser otimista e olha que achei uma receita muito boa, coincidentemente num blog que gosto bastante. Estou postando a receita inteira, mas devido à quantidade de amoras que tinha, só deu para eu assar um mini-bolo de 18 cm com a metade da receita, mas valeu a pena!  O perfume deste bolo ao assar é incrível e as amoras dão não só um aspecto lindo, mas também deixam um sabor especial.  Beijos e boa semana!

BOLO DE AMORAS E MAÇÃS
Fonte:Lottie + Doof
Rendimento: forma redonda de 22 cm

Ingredientes:
1 1/2 xíc. de farinha de trigo
2 col de chá de fermento químico
1/2 col. de chá(rasa) de sal
90 gr. de manteiga derretida
3/4 de açúcar natural (marrom claro)
1/2 xic. de leite
2 ovos grandes
3 maçãs gala (ou outra) cortadas cada em 8 pedaços
1 xic. de amoras

cobertura
2 col. de sopa de açúcar natural
1/4 de col. de chá de canela em pó
30 gr. de manteiga gelada em pedacinhos

Instruções:
Pré aqueça o forno à 180 C. Unte a forma com manteiga ou margarina e salpique com açúcar. Reserve.

Num recipiente grande, misture a farinha, o sal e o fermento. Reserve. Num outro recipiente, bata ligeiramente os ovos, acrescente o leite, a manteiga derretida (esfriada). Acrescente esta mistura líquida à mistura da farinha. Derrame a massa na forma preparada e distribua as frutas pressionando ligeiramente. Distribua os pedacinhos de manteiga de maneira homogênea. Misture o açúcar e a canela e salpique esta mistura por cima. Leve ao forno pro cerca de 50 minutos ou até ficar dourado. Faça o teste do palito. Retrire do forno e deixe esfriar antes de servir. Melhor consumir fresco. Bom apetite!


7 comentários:

  1. Adorei a carinha desse bolo... :) comia uma fatia...
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Pela foto não parece um bolo pequeno, é uma questão de escalas :)
    Adoro amoras e costumo fazer o mesmo, apanhar diretamente das silvas que crescem desorganizadas em terrenos abandonados.

    Bonito bolo e a cobertura de açúcar e canela deve ter contribuído com muito sabor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvidas que a mistura dos sabores neste bolo é especial. A canela fica muito leve, mas contribui muito.

      Excluir
    2. O meu bolo só tem 18 cm de diâmetro. Mesmo assim fica vistoso, como uma pequena jóia, não é?

      Excluir
  3. Oi Deia,
    Sortuda achar esse pomar e poder colher as frutinhas ;)
    Já imaginando o gostinho desse bolo...hummm

    Beijos,
    Dri :)

    ResponderExcluir
  4. Poxa Andrea... deu água na boca só de ver! E me fez lembrar dos que eu fazia com as maçãs que colhia nos bosques perto de casa, assim como as amoras selvagens que, apesar dos terríveis espinhos, davam bolos e geleias maravilhosos! Isto sem nem falar das ameixas e dos figos! Que saudade...!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, essas eram amoras selvagens! O arbusto é um pouco parecido com uma roseira e bem espinhento, o que dá um certo trabalho de colhê-las... mas valeu a pena! :)

      Excluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin