quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Picolés de bananas assadas.


Oi queridos amigos,

Resolvi pular o post de domingo, porque foi o dia mais quente do ano por aqui. Não deu vontade de fazer nada, apesar de eu já ter programado fazer esses picolés. Havia comprado umas bananas na semana passada pensando em fazer um bolo, mas a semana foi tão quente, que não havia apetite para bolo. Então as bananas foram ficando escuras e escuras, até que por fim, diante do calor, ficaram com as cascas completamente pretas! No desespero de tentar aproveitá-las,  resolvi conservá-las na geladeira e tive a idéia de fazer picolés com elas.

A receita não é minha, achei na internet, mas tive a inspiração de procurar uma receita para um picolé de banana caramelada que era vendida pelo Sr. Morais em Ipanema e era o meu sabor preferido. Não encontrei niguém que tivesse tentado, mas num blog achei o que poderia ser uma parecida. A receita vem de um livro sobre picolés mexicanos, chamados "paletas". O sabor da banana assada é genial! Fica mesmo muito diferente e delicioso. Para quem gosta da combinação banana e canela então... experimentem, porque é facílimo e delicioso!

PICOLÉS DE BANANAS ASSADAS
Rendimento: 10 picolés (30ml cada)

Ingredientes:
3 bananas maduras com casca (usei d'água/nanica)
2 col. de sopa de açúcar
1 xic. de leite
1/2 xic. de creme de leite
1 col de chá de suco de limão (não usei)
1 col. de chá de canela em pó (usei metade)
1 col. de sopa de rum (opcional - não usei)
1/2 col. de sopa de açúcar baunilhado/ ou à gosto
1 pitada de sal

*xícara = 240 ml

Instruções:
Pré-aqueça o forno à 180°C. Use papel alumínio para envolver cada banana (com casca) separadamente, formando um envelope folgado e dobrando ou enrolando as pontas para cima. Coloque-as num tabuleiro ou refratário e leve para assar por 30 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. 

Quando as bananas estiverem frias, retire a polpa da casca, junte todos os ingredientes e bata no liquidificador ou mixer. Leve o creme para gelar um pouco antes de encher as formas para picolés (ou saquinhos, para sacolés). Leve ao freezer por pelo menos 5 horas. Bom apetite!

3 comentários:

  1. Andrea, tudo que leva banana é gostoso, deve ficar gostoso. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Oi Yolanda!

    Se você gosta de banana e quer experimentar algo diferente, tente estes picolés! Realmente o gosto da banana assada faz toda a diferença!

    Bjs,

    ResponderExcluir
  3. Oii Deia ;)
    Ainda hoje é vendido este picolé Moraes. Agora não mais numa loja e sim numa carrocinha. Continua gostoso :)
    Adorei saber que você conseguiu reproduzir um bem parecido.

    Bjsss

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin