domingo, 4 de agosto de 2013

Bolo simples de ricota.


Mais uma vez por acaso, encontro uma receita interessante!  Meus colegas queriam fazer um Brunch conjunto, mas não fizeram uma lista! Eu queria assar um bolo, mas com a falta de tempo, resolvi passar numa loja de produtos orgânicos e comprei um potinho de ricotta e uma geléia de frutos silvestres. Ficaram intocados, pois havia tanta coisa no Brunch que acabou sobrando muita comida. Enfim, voltei para casa com a compra e vendo que havia ainda muito queijo na geladeira,  tive a idéia de procurar uma receita diferente com ricota. Logo de cara vi que muitas eram de um bolo simples, às vezes com frutas por cima. Pronto, atiçou a minha curiosidade!

No passado minha mãe costumava fazer bolos aos sábados. Quando perguntava qual bolo seria, na maioria das vezes ela respondia "bolo simples".  E eu na esperança de um bolo de chocolate! :) Mas os bolos simples eram deliciosos e fofinhos, batidos à mão. Hoje vejo que esses gostos vão sendo cultivados na infância, pois dou preferência a receitas simples, apesar de ter prazer também em fazer bolos ou doces mais complicados, desde que eles combinem com a ocasião. Para o dia-a-dia prefiro as receitas mais práticas e acho que esse era o pensamento da minha mãe na época também.

Este bolo fica fofíssimo, mas é um "bolo sobremesa", pela bela quantidade de manteitga que leva, é muito calórico. Por isso mesmo, é uma ótima opção para servir com frutas,  molho de frutas ou sorvete de frutas. Um problema que tive com a receita, foi que nas instruções não havia a dica para amassar a ricota, mas isso é necessário, pois meu bolo ficou ainda com umas bolinhas de queijo não incorporadas. Tive que reduzir a receita para usar o potinho de 200 gramas de ricota, mas quem quiser fazer um bolo maior é só aumentar para a proporção original, que leva 300 gramas para cada ingrediente. Vou dar a dica abaixo.

Beijos e boa semana!


BOLO SIMPLES DE RICOTA
Rendimento: 1 forma redonda de 22 cm

Ingredientes:
200 gr. de ricota
200 de farinha de trigo
200 gr. de manteiga derretida
200 gr. de açúcar
2 ovos
2 col. de sopa rasas de fermento químico
casca de 1 limão (opcional)

Obs: a receita original pedia tudo com 300 gr; 3 ovos e 1 saquinho de fermento químico (3 col. de sopa bem rasas).

Instruções: 
Pré-aqueça o forno á 180°C. Unte a forma com manteiga e polvilhe com farinha ou use papel manteiga para forrar os fundos e os lados e reserve. Amassse a ricota com um pouco de açúcar, com a ajuda de um garfo (ou passe por uma peneira larga). Reserve. Misture a farinha com o fermento e reserve.

Bata os ovos, acrescentando o restante do açúcar aos poucos até formar um creme fofo. Acrescente a casca do limão se for o caso, e a ricota.  Misture bem. Depois acrescente a manteiga derretida (fria) alternando com a mistura da farinha até formar uma massa homogênea. Coloque-a  na forma preparada e leve para assar por 30 minutos. A superfície do bolo deve estar ligeiramente rachada. Então desligar o forno e deixar o bolo assar por mais 10 minutos. Após este tempo, abrir a porta do forno e esperar 20 minutos, antes de retirá-lo de lá. Servir frio.  Bom apetite!


6 comentários:

  1. Andrea, minha mãe tbm fazia bolos que chamava de simples, mas eram sempre muito bem vindos e sumiam em poucas horas!Eu ainda não tinha visto uma receita com o uso de ricota com textura de bolo, adorei a sugestão e já está anotada!
    Bj e bom domingo!

    ResponderExcluir
  2. Oii Deia ;)
    Bolo simples é sempre sucesso! Mas com ricota deve ser uma delícia!
    Beijosss

    Dri <3

    ResponderExcluir
  3. Sabe que lendo este seu post eu me lembrei que fazia uma receita de massa de torta que era só a mm medida de farinha qto de ricotta? E vc podia colocar nela sal ou áçucar e tb chocolate, querendo. Não precisava nenhum grasso, só isto. E ficava muito boa! Mas como era ricotta italiana, então não sei se o resultado ficaria bom com uma de outro país, depois do que tenho visto estando por aqui. rss Mas, de qq maneira isto me faz acreditar que este seu bolo deve ter ficado com uma ótima textura!

    ResponderExcluir
  4. Fiz em casa e ficou macio e bonito como na foto, so coloquei margarina ao inves de manteiga para ficar mais leve. Parabens! Receita otima

    ResponderExcluir
  5. Olá Domingas, td bem? Nesta receita eu não localizei quanto vai de açúcar. Obrigada Rosana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosana! Muito obrigada pela correção! A quantidade de açúcar é a mesma que a dos outros ingredientes, ou seja, 200 gramas. Leia na observação as quantidades originais, caso queira fazer um bolo maior.

      Bjs,

      Andréa

      Excluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin