domingo, 14 de julho de 2013

Receita da famíla: Teebrötchen.


Queridos leitores,

Não é a primeira vez que publico uma receita da nossa querida tia Tini, que possuiu durante décadas um restaurante famoso aqui na Alemanha. O meu Cheesecake preferido é uma receita dela. Agora já aposentada, tia Tini resolveu publicar um livro de receitas do famoso restaurante, que servia só pratos e receitas tradicionais da Região da Frísia Oriental (Região da Alemanha que fica na divisa com a Holanda).

O livro foi um presente que ganhei ontem da minha cunhada Kaddi e foi uma surpresa reconhecer fotos de familiares nas páginas muito bem diagramadas e com lindas fotos dos pratos. Hoje não pude me conter em testar logo uma receita para o chá. Escolhi algo com poucos ingredientes (não leva fermento), mas que resulta em bolinhos que desmancham na boca enquanto quentes.

Os Teebrötchen, ou "bolinhos para o chá",  ficam com uma leve casquinha crocante e muito macios, por dentro. O sabor é excepcional . Para quem não gosta de passas, como o meu marido, simplesmente não use, mas eu como sou fã, resolvi dividir a massa e fiz a metade da quantidade com passas.  Estou publicando aqui só a metade da receita, que rende bastante para um chá com alguns convidados. Façam e pasmem com a simplicidade e a elegância simples desses bolinhos! Uma boa semana para todos!


TEEBRÖTCHEN
(Bolinhos para o chá)
Rendimento: 25 a 30 unidades
Fonte: Meine traditionelle Ostfriesische Küche - Tini Peters.

Ingredientes:
125 gr. de manteiga amolecida
125 gr. de açúcar
3 ovos (2 se forem muito grandes)
200 gr. de farinha de trigo
50 gr. de passas

Instruções:
Pré-aqueça o forno a 180° C. Unte um tabuleiro grande com manteiga, ou forre-o com papel manteiga. Reserve.

Bata em alta velocidade a manteiga até ficar embranquecida. Adicione lentamente o açúcar e bata até formar um creme fofo. Junte os ovos um a um e depois a farinha, até formar uma massa densa e homogênea. Por último, misture as passas à mão.

Com a ajuda de uma colher, distribua bolinhas de massa do tamanho de uma nós, pelo tabuleiro. Deixe um bom espaço entre elas para não se juntarem.  Talvez seja até preferível fazer duas fornadas para evitar que os bolinhos grudem. Ou simplesmente use dois tabuleiros.  Asse por cerca de 15 minutos ou até começarem a dourar. Retire do forno e sirva mornos ou frios. Melhor servir frescos, feitos no mesmo dia. Bom apetite!















10 comentários:

  1. Fácil e tentadores! Muito parecida com uma receita antiga, e deliciosa, onde ia raspinha de laranja!!! Só que precisava de um tempo pequeno e muito preciso para estarem ao forno, praticamente tinha que ficar olhando e eu, ocupada, SEMPRE errava!!! rss.

    Ps: Andrea, lhe respondi lá no meu blog sobre a coisa de usar pão. Até pensei em colar aqui, mas é meio grandinho...

    ResponderExcluir
  2. Parecem realmente maravilhosos!
    Adoro biscoitos fresquinhos.
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  3. Andrea me esqueci de dizer uma coisa: vc NÃO precisa torrar o pão não, ok? Vc disse farinha de rosca e me parece, que me lembre, que ela usa pão amanhecido e torrado.
    Mas não precisa toda esta trabalheira!!!
    É super rápido e fácil: só rale ou processe o pão (liquidificador ou robot) e pronto!
    Então, se vc quiser usar farinha de rosca pode tb, pq já tem pronta!
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok! ;) Não tinha pensado em torrar o pão, mas se tivesse que fazer isso, não seria tanto trabalho usando a torradeira. Mas já que não precisa, melhor ainda! Pelo que entendi, ou o pão já está duro e pronto para ser transformado em farinha, ou ele ainda esta macio e aí tenho que diminuir a quantidade de líquidos do bolo. Vou procurar uma receitinha para usar esta técnica. Obrigada Clau!

      Bjs,

      Excluir
  4. Depois de ler o nome dos biscoitos, ia dizer "santinho!", pensei que tinhas espirrado :))))
    Bolinhos para o chá, que maravilha, também serve para o café depois do almoço, que é algo que ando sempre à procura no armário, algo doce.
    Boa semana.

    ResponderExcluir
  5. Adoro ter biscoitos p acompanhar um chá ou café durante a tarde, principalmente em dias mais frios.A receita parece simples e o visual é gracioso...com certeza usarei passas, pois tbm aprecio muito!
    Uma ótima semana!!

    ResponderExcluir
  6. Olá Andrea,

    Vimos que você tem muitas receitas no seu blog e queremos lhe apresentar WWW.TUASRECEITAS.COM.BR, um site web onde os nossos usuários podem procurar entre mais de 350.000 receitas dos sites e blogs mais populares do Brasil.

    No site criamos a seção TOP BLOGS DE RECEITAS, um ranking de blogs ao que você também pode cadastrar o seu blog. Nós indexamos as suas receitas e os usuários as podem encontrar utilizando o nosso potente motor de pesquisa. Tuasreceitas.com.br tem mais de 80.000 visitantes únicos cada dia que procuram receitas em nosso site, gerando uma grande quantidade de tráfego para os blogs que fazem parte de nosso site. E o melhor é que você não precisa se preocupar com nada porque tudo no Tuasreceitas.com.br é grátis!

    Tuasreceitas.com.br tem sites irmãos em Portugal, Chile, Alemanha, Inglaterra, Espanha, França, EUA e Suécia, entre outros.

    Você quer fazer parte desta grande família?

    Muito obrigado pela sua atenção e estamos à sua disposição!

    Wagner Silva
    Tuasreceitas.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Deia!
    Esse livro deve ser uma preciosidade <3
    Muito fácil mesmo e se desmancha na boca quando quente eu amo...afinal não consigo esperar nada esfriar pra saborear rsrsrsr

    Beijosss,
    Dri ;)

    ResponderExcluir
  8. Andrea, experimente fazer uma receita que eu achei e publiquei hoje no meu blog pois eu penso que vc vai gostar!!!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Olá Andréa, passei p/ver a receita dessa delícia e acabei ficando por aqui, já estou te seguindo.
    Adorei o teu cantinho e pretendo voltar em busca de novidades.
    Bjsssssssss e uma semana abençoada de de sucesso.
    Ah!
    Se quiser me visitar, será muito bem vinda.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin