domingo, 23 de junho de 2013

Bolo de Fubá Cremoso Queijadinha.



Queridos leitores amigos e amigos leitores! ;)

Desculpem-me se os abandonei por algumas semanas, mas o ritmo está andando forte aqui do meu lado, por isso tenho que me adaptar a novos horários e mudar alguns hábitos. Ao mesmo tempo, depois de um Inverno muito longo e uma Primavera inexistente, chegou uma onda de calor repentinamente. Evitei cozinhar e boicotei o forno! Vi um bolo muito bacana há algumas semanas no blog da Akemi e comprei logo os ingredientes, mas nem isso me animou a assar nada. Finalmente a temperatura abaixou um pouco e estamos a 23°C! Quando cheguei ontem em casa resolvi assar o bolo e mostrar aqui como ficou!

Adoro tudo feito com fubá e milho! Acho que entre nós, Norte- e Sul-Americanos o milho é uma paixão em comum, provavelmente devido à nossa população indígena. Apesar disso, tudo que fiz  até hoje só usei a o Fubá grosso para polenta. Isso porque sou daquelas que gosto daquele tipo de Bolo de Fubá que entala e precisa de um gole de café para descer! Hahaha. Mas pensando bem, nós brasileiros adoramos uma comida "seca": Farofa, Massa Podre, Beiju (Tapioca), arroz puro e claro, fubá! Os Alemães ficam impressionados como podemos comer Farofa, que eles descrevem como se um estivesse comendo areia! Hahaha! Aqui tudo leva molho.  Enfim, todas essas estórias para explicar que nunca tinha usado o tal fubá fino, ou Fubá Mimoso, como também é conhecido. Fiquei fã da sua delicadeza e gosto intensivo de milho!

Fiz a receita misturando todos os ingredientes manualmente, porque achei mais prático e meu liquidificador não é potente.. quem quiser saber como se faz no liquidificador, aconselho a visitar os blogs linkados. Seguindo a sugestão da Akemi, usei um tabuleiro menor para que o bolo ficasse mais alto. Apesar de ter usado temperatura dada, o bolo ficou moreninho, diferentemente dos outros, que ficaram clarinhos, mas acho que não interferiu em nada, porque ainda assim restou ainda uma boa camada de creme por cima e ficou bom demais! Mais uma dica: o tempo esquentou aqui e hoje fiquei com medo do bolo mofar. Coloquei o tabuleiro na geladeira e posso garantir que o sabor do creme ficou ainda mais delicioso com o bolo gelado!

Parabéns a Priscila por ter postado a receita e o muito obrigada a Akemi, que resolveu testá-la!

Um grande beijo a todos e boa semana! 

BOLO DE FUBÁ CREMOSO QUEIJADINHA
Rendimento: Tabuleiro nº 2 (34 cm x 25 cm) 

Ingredientes:
Secos:
1 1/2 xic.* de Fubá Mimoso (fininho)
1 1/4 xic. de açúcar
100 gr. de queijo Parmesão ralado
100 gr. de côco ralado seco
1 col. de sopa de fermento químico.

Líquidos:
3 ovos
1 lata de leite condensado
500 ml de leite integral
200 ml de leite de côco
2 col. de sopa de manteiga/margarina derretida

* Xícara = 240 ml


Instruções (para o bolo feito manualmente):**
Pré-aqueça o forno à 200C. Unte a forma com manteiga e depois polvilhe com o fubá. Reserve.

Num recipiente grande e fundo, misture todos os ingredientes secos e reserve. Em outro recipiente separado misture ao poucos os ingredientes líquidos, começando pelos ovos e leite condensado e terminando por adicionar o leite aos pouquinhos, sempre misturando até resultar numa mistura homogênea. 

Adicione lentamente a mistura líquida à seca, misturando sempre para que não forme grumos. Derrame a massa no tabuleiro preparado e leve ao forno por cerca de 35 a 40 minutos. A massa acima vai formar uma casquinha, mas estará ainda um pouco mole. Fazendo o teste do palito ele sairá quase seco. Está pronto! Bom apetite!

Dica: experimente consumí-lo gelado! É uma delícia.

** O bolo pode ser feito no liquidificador, para saber como se faz, clique nos links dos blogs da Akemi ou da Priscila.


9 comentários:

  1. Oii Deia,
    Que bom que voltou mesmo depois de estar atarefada :)
    Essa semana tem lanche junino no trabalho e esse bolo pode surpreender meus colegas de trabalho...rsrsr
    Adoro também tudo com milho e fubá ;)

    Beijossss
    Dri <3

    ResponderExcluir
  2. Com certeza! Este bolo rende bastante e alimenta, por isso é ótimo para esses lanchinhos no trablalho.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito da combinação do queijo com coco, em sobremesas.

    Tenho uma receita no livro de receitas da família que é o bolo cremoso, mas não leva fubá, leva farinha de trigo, provavelmente adaptação portuguesa. A minha mãe fazia muitas vezes nas festa de aniversário, bolos em tabuleiro é com ela. Outra receita que tenho é de bolo de são pedro, com fubá, trigo e leite condensado, mas eu acho que nunca fiz. O São Pedro é dia 29 deste mês, quem sabe não é agora que a receita é testada :)

    Boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Renato, o bolo foi publicado neste mês justamente porque nós brasileiros comemoramos as "Festas Juninas", ou seja, Dia de Sto. Antônio, S. João e S. Pedro. Você já deve ter ouvido falar que no Brasil é uma tradição, com barraquinhas de comidas do interior e até figurinos próprios... É sem dúvida uma festa tão importante quanto o Carnaval, dependendo da Região em que mora.

      Este bolo é viciante e até meus colegas alemães adoraram e pediram a receita. Além disso ele rende bastante, pois um pedaço pequeno já alimenta.

      Bjs,

      Excluir
  4. Ai que bolo delicioso e o interior tem uma textura fantástica e logo eu que adoro queijadinhas.
    Parabéns por este espaço fantástico já vi muitas sugestões deliciosas.
    Quando o tempo deixar passe no meu cantinho.

    Beijinhos
    http://thatcakesweet.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  5. Olá Andréa, parabéns pelo capricho de suas receitas!
    Gostaria de te mandar um e-mail, é possível?

    Obrigada, Caroline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caroline,

      Desculpe-me, mas prefiro que você publique aqui seu e-mail. Tento evitar mais Spam.

      Bjs

      Excluir
  6. Nossa... Vou fazer um destes tb, apesar de por aqui não ter as farinhas de polenta, sensacionais, que eu uso na Itália: saudade... rss
    Fiquei muito curiosa com a textura!
    Bjs!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin