segunda-feira, 20 de maio de 2013

Summer Funblock


Queridos leitores,

Ultimamente tenho passado muito pela estação de trem de Bremen, um lugar muito agitado, mas também divertido. Para quem não conhece, a estação na verdade é também uma espécie de shopping center, onde podemos compar ou resolver quase de tudo antes de partirmos para a nossa viagem de ida ou de volta. Há várias padarias e um dia desses dias voltando para casa mas com uma fome de doer, resolvi comprar algo na padaria que fica ao lado da escada onde derevia subir para pegar o meu trem. Conheço bem os produtos oferecidos ali, por isso notei logo uma novidade: uns pãozinhos em forma retangular com frutas dentro chamados Funblocks. Comprei e fiquei logo fã. Hoje em dia tenho que passar e olhar para o lado, diante a tentação de comprá-los, pois são até baratinhos comparados com os outros "snacks" oferecidos e além disso alimentam bem.

Há o Funblock e o Summer Funblock. Como já tive a oportunidade de experimentar os dois, posso contar aqui a diferença. :)  Primeiramente as duas massas parecem muito com uma Ciabatta, macia e aerada, porém mais escuras e densas. O Funblock tem uma massa mais escura ainda e acredito que há uma mistura de várias farinhas e malte, além de conter passas e pedaços de ameixas secas.  Já o meu preferido, o Summer Funblock, tem uma massa mais clara e contém também frutas secas, só que papaia, banana, maçã, cranberries e sementes de girassol. É mais docinho, mas o doce vem das frutas, não da massa. Os Funblocks são cobertos por aveias integrais e  umas farofa de sucrilho sem açúcar. Achei genial e estou já há algumas semanas tentando arranjar um tempo para copiá-los.

Hoje é segunda, mas é feriado por aqui. Comprei antecipadamente os meus ingredientes na semana passada, coisa rara no meu caso! :) O meu objetivo era fazer uma receita econômica, prática e viável, porque em casa não temos variedades de farinhas, etc. Decidi-me por adaptar uma receita de Ciabatta e adcionar quase a metade de farinha de trigo integral, comprei também aveia para a cobertura e um pacote de mistura de frutas e nozes que existe no Lidl(Alesto). Esta mistura é baratinha e perfeita porque os ingredientes são similares aos originais contidos no Summer Funblock: há pedaços de papaia e banana, amêndoas e castanha de cajú, passas sultanas(algumas poucas cranberies) e côco em lâminas. Excluí as bolinhas de chocolate branco, que vem no pacote e que não combinavam com o pão.  Optei por uma receita facílima de Ciabatta que não precisa sovar, do tipo "No-Knead Bread", mas que precisa ficar de um dia para o outro crescendo. É só se programar, porque no mais, não dá trabalho nenhum.

O resultado está ai para vocês verem! Fiquei muito satisfeita! Ah, fiz só a metade da massa em forma de Funblocks, o que resultou em 5 unidades. A outra metade formei 4 pãezinhos para o nosso café-da-manhã. O feriado já começou perfeito! Beijos e até a próxima.


SUMMER FUNBLOCK
(pãezinhos com frutas secas e nozes)
Fonte: adptada do site ChefTess
Rendimento: 9 ou 10 unidades(13cm x 6cm)

Ingredientes:
2 xíc.(*) de farinha de trigo
1 1/4 de xic. de farinha de trigo integral
1/2 col. de chá de fermento biológico seco
1 col. de chá de sal
1 1/2 xic. de água morna

Recheio:
cerca de 150 gr. (no mínimo) de frutos secos e nozes misturados da sua preferência.

Originalmente: banana, maçã, papaia e cranberries, além de sementes de gira-sol.
Minha mistura(Alesto- Lidl): passas, côco em lâminas, papaia, banana, castanha-de-cajú e amêndoas.

Corbertura(Opcional):
manteiga derretida
Aveia integral

(*)Xícara= 240 ml

Intruções:
Para a massa, use um recipiente grande.  Misture todos os ingredientes, sem sovar, formando até ficar homogênea. Cubra com um pano limpo de deixe em temperatura ambiente por pelo menos 10 horas (o meu ficou umas 18 horas). Depois disso, coloque delicadamente a massa numa superfície enfarinhada(não sove!), abra com os dedos formando um retângulo. Coloque aí a mistura de frutas e nozes e enrole como para rocambole. Achate a massa um pouco, formando novamente um retângulo de mais ou menos 12 cm de largura. Não se importe se alguma fruta vaze para a superfície. Divida a massa cortando longitudinalmente, o que irá resultar em 9 ou 10 retângulos de  5 cm cada. Coloque os retângulos separados num tabuleiro untado ou coberto com papel manteiga e ligeiramente enfarinhado. Cubra o tabuleiro com um tecido limpo e DEIXE  A MASSA DESCANSAR entre 30 e 1 hora. Pincele com a manteiga derretida e salpique com a aveia. Leve ao forno pré-aquecido à 180°C por cerca de 30 minutos. Espere esfriar antes de consumir. Bom apetite!

5 comentários:

  1. Oi Deia!
    Vc como fã de pães, tem um olho clínico pra coisa boa...E esse parece uma delícia!
    Eu nem provei nada nessa estação pq só passávamos correndo...uma pena né! Da próxima vez essa padaria não me escapa...rsrs

    Beijosss
    Dri :)

    ResponderExcluir
  2. Bem legal, gostei mesmo da publicação, parabéns. Já conhece o E-MAI? Ganhe dinheiro na internet sem sair da sua cadeira! Não perca tempo acesse o link do meu convite. Faça seu cadastro e comece a ganhar hoje mesmo!

    http://www.e-mai.net/rjs

    ResponderExcluir
  3. Andrea, gostei muito dessa receita, deve ser interessante experimentar uma culinária diferente. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Fiquei MUITO atraida por estes pãezinhos...! Até copiei a receita para tentar fazer, já que sou FANÁTICA por pão!
    Obrigada por compatilhar, ok?
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Andréia adorei esta receita. Os pãezinhos ficaram com um aspecto maravilhoso.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin