domingo, 5 de maio de 2013

Bolo coringa de iogurte.


Queridos amigos e leitores,
Procurava hoje uma receita de bolo simples para fazer para o marido em comemoração ao fim de um projeto. Havia um pote grande de iogurte na geladeira e optei por um bolo à base de iorgure. Este pode nem ser o mais original, mas sem dúvidas como o título já diz, ele é um bolo-coringa! A massa leva poucos ingredientes e a meu ver, pode ser uma base para outros sabores. Vou fazê-lo no futuro usando cascas de limão, laranja, ou com pedacinhos de chocolate na massa.

O bacana desta receita é que pode ser misturada à mão sem problemas! O bolo assa em temperatura baixa, o que a meu ver é raro, mas deu tudo certinho. O resultado ficou apetitoso e foi aprovado, mas eu diminuiria a quantidade de óleo para deixar a massa mais leve. Fiz 2/3 da receita original que está aí  abaixo. Delicioso para um lanchinho preguiçoso de domingo, não é? 

Beijos e boa semana!

BOLO CORINGA DE IOGURTE
Fonte: Best Recipes
Rendimento: 1 forma para bolo inglês de 25 cm

Ingredientes:
1 xíc.* de iogurte
1 xíc. de óleo (colocaria menos)
2 xíc. de açúcar de confeiteiro
3 xíc. de farinha de trigo
3 col. de chá de fermento químico
3 ovos
 * Xicara = 240 ml

Instruções:
Pré-aqueça o forno à 160ºC. Prepare a forma a ser usada untando-a ou forrando-a com papel manteiga. Misture o fermento à farinha e reserve.

Num vasilhame, bata ligeiramente os ovos. Misture então o açúcar de confeiteiro(peneirado) e misture bem. Adicione o iogurte e bata para encorporar um pouco formando um creme. Agora junte alternadamente a mistura da farinha e o óleo. Coloque na forma e leve para assar por cerca de 1:30 h (o meu que é pequeno levou 55 minutos). Faça o teste do palito antes de retirar do forno. Deixe esfriar ligeiramente e sirva como preferir: puro, com chantilly ou com frutas. Bom apetite!


5 comentários:

  1. Andrea, adoro bolo de iogurte e concordo que saõ base para inúmeras combinações saborosas, ou seja, excelente receita!

    ResponderExcluir
  2. Bolo com iugurte é sempre uma delícia!
    E vc esta certa, Andrea: pode reduzir tranquilamente a quantidade do óleo que vai ficar ótimo!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Andrea, todo bolo com iogurte vale a pena fazer, vc tem razão, bjs.

    ResponderExcluir
  4. Deia,
    Nunca comi Bolo de Iogurte! E essa receita com poucos ingredientes eu prefiro, pq com muitos me enrolo...rsrsrs

    Beijosssss

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin