domingo, 21 de abril de 2013

Cheesecake americano clássico e simples.


Caros leitores,

Lembro-me até hoje a primeira vez que provei um pedaço de cheesecake! Costumava ir com amigos da escola até uma pastelaria famosa no bairro de Copacabana, onde comíamos os famosos mini-pastéis de queijo e um dia uma nova confeitaria foi aberta ao lado da pastelaria. Não me lembro o nome, mas lembro do lugar: uma loja pequena, com ares sofisticados, bem diferente das confeitarias tradicionais no Rio. Só havia tortas nas vitrines e elas eram todas estranhas para nós. Não havia lugar para sentar, mas podíamos saborear as tortas e bebidas em pé, ou pedir para embrulhá-las para viagem. Logo de cara quis experimentar a torta de queijo. Talvez para outras pessoas soasse uma coisa estranha, mas nas festinhas de aniversário que frequentava havia às vezes docinhos feitos de Queijo Minas, que eu gostava muito. Então arrisquei a torta de queijo, ou Cheesecake, adorei e passei a ir à confeitaria esporadicamente apenas por causa desta torta. :)  

Todos esses anos desde então andei experimentando diversas tortas de queijo por onde passei, mas a torta clássica, nunca tinha feito em casa! Uma das razões é porque ela leva uma quantidade grande de Queijo Philadelphia, que é delicioso, porém muito calórico. Já a Alemã é feita com Queijo Quark e é mais leve e também deliciosa, porém bem diferente da versão americana. 

Bem, este fim-de-semana resolvi arriscar, porque havia muitas crianças entre as minhas visitas, isso significaria que eu poderia saborear o meu pedaço e a torta desapareceria rapidamente! E aí está a receita que usei! Optei por uma simples e sem a cobertura de cereja, como primeira tentativa. Errei ao assá-la demais e por isso ela ficou com uma cor escura. Outra modificação que faria seria assá-la numa forma menor do que a pedida, para que ficasse mais alta. O restante faria do mesmo jeito, porque ficou deliciosa!

Já tenho em vista uma outra receita, que é uma variação mais sofisticada, mas para começar esta é ideal para aqueles que queiram fazer pela primeira vez esta delícia da Confeitaria Americana! Bom apetite e bom domingo!

CHESECAKE AMERICANO CLÁSSICO
Rendimento: 1 forma de aro de 25 cm (eu preferiria uma de 22 cm)
Fonte: Kuchen Backen by GU

Ingredientes:
200 gr. de biscoitos Maria
100 gr. de manteiga amolecida

200 gr. de açúcar
3 col. de sopa de amido de milho (Maizena)
800 gr. de queijo tipo Philadelphia
1 ovo
125 ml de creme de leite
1 col. de chá de casca de limão ralada
2 col. de sopa de suco de limão

Instruções:
Pré-aqueça o forno à 180ºC. Cubra o fundo de uma forma desmontável para torta. Reserve.

Coloque os biscoistos dentro de um saco plástico limpo, e com a ajuda de um rolo para massas, triture-os até se transformarem em farelos. Coloque os farelos de biscoito numa vasilha, junte a manteiga e amasse. Cubra o fundo e parte dos lados da forma preparada. Leve ao forno por 5 minutos.

Enquanto isso, misture num pequeno recipiente, o creme de leite, o ovo, a casca e o suco de limão. Reserve. Em um voutro recipiente, com a ajuda de uma batedeira, bata o queijo com o acúcar e o amido de milho até formar um creme. Junte agora a mistura preparada e bata até formar uma massa homogênea. 
Derrame na forma com a massa pré-assada e leve novamente para assar por cerca de 45 minutos, ou até ficar dourada. Faça o teste do palito bem no meio. Ele deverá sair seco. No caso de ainda esta mole e a cobertura já dourada, cubra a torta com papel manteiga ou alumínio e asse um pouco mais.  Depois de assada, deixe esfriar completamente.  Leve à geladeira por pelo menos  8 horas. Retire da geladeira um pouco antes de serví-la, para que amoleça um pouquinho e sirva gelada, acompanhada de frutas frescas, calda de frutas ou chantilly. Bom apetite!

4 comentários:

  1. Oi Deia,
    A pastelaria era a Suprema. Depois de décadas no mesmo local, fechou. Uma pena :(
    A lojinha das tortas cresceu! Se chama The Bakers e realmente só vende tortas especiais e maravilhosas.
    Adorei esse Cheesecake. Aqui tem várias versões e como todo doce Brasileiro, leva muito açúcar.

    Beijoss
    Dri ;)

    ResponderExcluir
  2. Oi Dri!

    Esta receita é excelente porque é doce, mas sem exageros! Obrigada por citar o nome das lojas. Fico pensando como um nome como a Suprema pode desaparecer assim... será que não teria ninguém interessado em comprar os direitos e continuar com a pastelaria? Aqui na Alemanha isso é muito comum, porque produtos conhecidos e tradicionais têm clientes certos, sendo assim um investimento de baixo risco.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Amo!
    Mas tb faço a minha versão usando sempre ricotta, como vc deve ter visto.
    Por acaso vc já tentou aquela base que usa flocos de milho no lugar do biscoito?...
    Gostei esta sua receita! Pq só usa um ovo em vez daquele monte da receita original, já que tenho intolerância à proteina animal e devo me controlar um pouco. rss
    Por causa disto faz anos que uso gelatina numa versão, até, bem menos calórica.
    Mas vou pegar a receita, pq algum dia vou querer fazer uma coisa mais tradicional!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre faço cheesecake com a crosta feita de bolacha de chocolat, tipo negresco. Fica divino!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin