sábado, 6 de abril de 2013

Bolo francês de maçã


Queridos, espero que tenham tido uma boa Páscoa! Aqui conosco foi tudo bem e encontramos o restante da família como tradicionalmente acontece no almoço da Páscoa. Só que este ano não assei nada, nem um bolinho! Ao contrário, ao sairmos de casa, encontrei no batente da minha porta, um pratinho com um mini-bolo em formato de coração enfeitado com cenourinhas de marzipã! Uma das minhas vizinhas espalhou esta gentileza pela vizinhança. Bacana, não?

Então já estava na hora de eu fazer algo aqui em casa, não é? A minha fruteira estava cheia de maçãs e eu me controlei para não ir direto para internet procurar algo... mas fui buscar nos meus arquivos receitas já salvas. Esta é uma receita da Doris Greenspan que foi publicada no blog do David Leibovitz, dois nomes de peso da confeitaria, ambos moradores de Paris. Eu achei o bolo charmoso e refinado, apesar dos ingredientes simples, ou seja, coisa de francês mesmo.  :)

O bolo é extremamente intrigante, a começar que a quantidade da massa é pequena em relação às maçãs em cubos. Ao colocar o bolo na forma há a impressão que há só maçãs, mas no final aí está ele: lindo, fofo e muito delicioso. A conscistência é entre um bolo e um suflê e o sabor é muito delicado. Um bolo atraente e ao mesmo tempo surpreendente. Vale a pena experimentar! Um boa semana para vocês todos!

BOLO FRANCÊS DE MAÇÃ
Fonte: David Leibovitz
Rendimento: uma forma redonda de 23 cm

Ingredientes:
3/4 de xíc. de farinha de trigo (110 gr.)
3/4 de col. de chá de fermento químico
1 pitada de sal
4 maçãs grandes (cortadas em cubos de 3 cm)
2 ovos grandes
3/4 de xic. de açúcar (150 gr.)
1/2 col. de chá de extrato de baunilha (usei açúcar baunilhado)
3 col. de sopa de rum escuro (usei essência)
8 col. de sopa de manteiga (115 gr) - derretida

*Xícara= 240 ml

Instruções:
Pré-aqueça o forno à 180C. Unte generosamente a forma com margarina ou manteiga. Reserve. Descasque as maçãs, tire os miolos e caroços e corte em cubos grandes de mais ou menos 3 cm.

Num recipiente, misture a farinha o fermento e o sal. Reserve. Com a ajuda da batedeira bata os ovos até espumarem. Acrescente o açúca aos poucos e bata até formar um creme. Junte a metade da mistura da farinha. Bata até incorporar. Agora faça o mesmo com a metade da quantidade de manteiga derretida. Repita a operação com o restante da farinha e depois da manteiga. Quando a massa estiver pronta, junte manualmente as maçãs. Tente envolver todos os cubos na massa. Coloque a mistura na forma preparada e tente espalhar as maçãs de mais ou menos de maneira uniforme. Asse por 50 minutos ou faça o teste do palito antes de retirá-lo do forno. Bom apetite!


10 comentários:

  1. Querida Andrea
    Adorei a receita pela simplicidade , e por ser diferente de todos os bolos de maçã que eu fiz antes...muito obrigada ...ah...uma pergunta...você tem a receita de pãozinho integral multigrãos ? Eu comprava estes pãezinhos na padaria quando estive em Hamburg e comia todos os dias...eles eram crocantes por fora e cheios de sementes por fora e por dentro...uma delicia...você ja postou algum aqui no seu blog ? Muito obrigada ...um grande abraço...

    ResponderExcluir
  2. Querida Regina,

    Obrigada pela visita! Eu recebi a sua mensagem perguntando sobre os pãezinhos, lá no link do Bolo de Amendoins com Banana. Dá uma olhadinha lá e vê se respondi direitinho tudo o que quer saber. :)

    volte sempre e um grande abraço também,

    Andrea

    ResponderExcluir
  3. Ficou muito bonito!
    Gostaria de experimentar com peras.
    Bjs :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poderia dar certo mas teria que ser um tipo de pêra que não aguasse tanto. As pêras normais deixariam este bolo meio enchardo.

      Excluir
  4. Sabe Andrea, eu tenho o hábito de colocar maçãs até em bolo de chocolate! E isto elas pq melhoram a textura e a umidade da massa do bolo. e eu ainda não fiz, mas vi que algumas pessoas usam abobrinha ralada para obter isto tb, sem que alterem o gosto do bolo.
    Mas anotei esta sua receita pq as proporções e os ingredientes deste bolo são muito interessantes, além de ver que ele ficou muito lindo e com uma cara apetitosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clau!

      Já fiz e publiquei aqui dois bolos que continham nas receitas originais, abobrinhas raladas. Ficaram deliciosos e a textura fantástica. No entanto,nunca improvisei nenhuma receita usando-as para melhorar a textura, mas quem sabe um dia?

      O bolo permanece ainda fantástico hoje. Segundo David Leibovitz, ele permanece até 5 dias "fresco", em temperatura ambiente coberto apenas por um domo, ou uma saladeira de vidro. Se fizer me conte como ficou, tá?

      Excluir
  5. Deve ter ficado ótimo, Andréa! Maçã é infalível nos bolos, pela maciez e sabor.
    Puxa, ha quanto tempo não passava por aqui...
    Boa semana pra você!

    ResponderExcluir
  6. Oi Deia,
    Surpreendente a quantidade mínima de farinha de trigo :)
    Gosto das suas receitas pq os ingredientes não são exagerados, como os daqui do Brasil. Aqui pecam no açúcar e nos ovos :(

    Beijosss
    Dri ;)

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito do aspecto deste bolo, uma tentačao.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin