quinta-feira, 28 de março de 2013

Bolo de azeite sabor limão


Queridos leitores, há quanto tempo! Fico feliz por ter o que escrever aqui esta semana para partilhar com vocês minha última receita. Talvez até sobre um tempinho para mais outra pela Páscoa, já que segunda-feira aqui tradicionalmente é feriado.

Muitos já sabem que eu tenho que fazer de vez em quando um bolo que agrade ao marido e um dos preferidos dele é o Bolo de Limão. Ele bem sabe, que nem só de Bolo de Limão vive um blog e por isso pacientemente espera a hora do bolo voltar a dar o que falar por aqui! ;)  Há uma semana eu encontrei uma receita interessante de Bolinhos de Limão, feitos com azeite e assados em formas para muffins. Achei as quantidades dos ingredientes um pouco estranhas e a massa realmente ficou muito líquida. Coloquei um pouquinho de bicarbonato para que levedasse mais para evitar um bolo solado. O resultado foi bom, melhor dizendo, o sabor estava muito bom e a textura ficom também boa, mas os bolinhos não ficaram bonitos e nem cresceram muito. Enfim, desisti de publicar aqui.

Sobraram ainda  limões sicilianos e eu gostei mesmo do resultado com o azeite. Normalmente sou muito prática e evito receitas que levam muitas quantidades, exceto quando as faço para festas. No entanto há algumas semanas meu azeite cabou e quando fui comprá-lo, deparei-me com uma oferta no Lidl, de uma garrafa de 1 Litro! Eu costumo usar outra marca, mas resolvi experimentar e não é que o azeite é muito bom? Mesmo assim 1 Litro aqui em casa é muito, por isso esse meu interesse num bolo com azeite... explicado? :)  Bom, voltando ao assunto, hoje procurei e achei esta receita, que me pareceu não só fácil, mas também econômica(exceto pelo azeite...). E aí está! Ficou lindo, delicioso e muito, mas muito fofo. Acho que nunca comi um bolo tão fofo como este, acredita? O marido adorou a surpresa, eu aprovei e farei mais vezes, sem publicar aqui, claro. Mas pensando bem, dá também para tentar a mesma base com outros sabores também... Um grande beijo e boa Páscoa para todos!

BOLO DE AZEITE SABOR LIMÃO
Fonte: (adaptada) Confessions of a food lover
Rendimento: 1 forma redonda de 22 cm

Ingredientes:
1 1/2 xíc. *de farinha de trigo
2 col. de chá de fermento químico
3 ovos
1 xíc. de açúcar
casca de 2 limões (usei sicilianos)
2 col. de sopa de suco de limão
3/4 de xíc. de azeite
1/4 de xíc. de leite

Cobertura opcional:
suco de 1/2 limão
açúcar de confeiteiro

* Xicara: 240ml

Instruções:

Pré-aqueça o forno à 180C. Prepare a forma a ser usada. Reserve.
Bata em velocidade alta os ovos e a casca dos limões, até formar uma espuma clara. Acrescente o açúcar aos poucos. Continue batendo até formar um creme fofo. Agora acrescente o azeite, o suco de limão e o leite. Por último, abaixe a velocidade e misture a farinha aos poucos até formar uma massa homogênea. Coloque a massa na forma e asse até que ela fique dourada, por cerca de 35 a 40 minutos. Faça o teste do palito.

Ao tirar o bolo do forno, derrame por cima uma mistura feita com o suco de limão e açúcar de confeiteiro. Deixe esfriar antes de servir. Bom apetite!



2 comentários:

  1. Nossa parece um pudim!!
    Certo de ser delicioso, já que o limão dá um ajedinho bom em doces :)

    Bjsss
    Dri ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha! Tenho que incluir então uma foto da fatia... ou do bolo cortado. Infelizmente a luz aqui continua ruim para a fotografia e as fotos acabam saindo sem foco. Mas aguarde!

      Bjs

      Excluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin