quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Bolo de amendoim com bananas (sem ovos).



Queridos, estou atrasada para o meus post, mas mesmo assim ainda lembro do cheiro destes bolos fresquinhos saindo do forno! :)  Essa receita foi uma daquelas que  surgiram por necessidade de usar alguns ingredientes aqui em casa. Por conta desses experimentos, já descobri várias receitas legais e agora aí está mais uma aprovadíssima, que sabe alguns vocês se entusiasmam também?

A receita é para um bolo vegano, mas usei o leite comum, ao invés do leite de soja. Eu simplesmente adoro provar receitas veganas, pois normalmente são mais nutritivas e menos doces. E eu procurava uma que usasse bastante pasta de amendoim, porque tinha um vidro na despensa e umas bananas para lá de maduras. Quem já não passou por isso? Eu não queria um bolo de banana, mas de amendoim e este é assim mesmo, a banana fica com o sabor bem leve. A receita original pede chocolate em pedacinhos, mas não adicionei, também coloquei menos bananas e ralei um pouco de chocolate quando os bolos ainda estavam quentes. Muito bons e diferentes!

BOLO DE AMENDOIM COM BANANAS
(SEM OVOS)
Fonte: Vegan Urbanite
Rendimento: 1 forma de bolo inglês grande / 6 mini- formas para bolo inglês

Ingredientes:
1 1/2 xíc. de farinha de trigo
1 col. de chá de fermento químico
1/2 col. de chá de bicarbonato
1 col. de chá de canela em pó

300 gr. de manteiga de amendoim
2 bananas amassadas
3/4 de xíc. de açúcar
1/2 xíc. de óleo
1/4 de xíc. de leite (originalmente leite de soja)
1 col. de sopa de açúcar baunilhado
350 gr. de chocolate picado (opcional)

* Xícara = 240 ml

Instruções:
Pré-aqueça o forno à 170°C. Prepare a forma a ser usada untando-a. Reserve.

Junte os primeiros quatro ingredientes num recipiente e misture com a ajuda de um garfo. Reserve.

Num outro recipiente, junte os outros ingredientes restantes (exceto o chocolate picado, caso use).

Adicione a mistura da farinha à mistura cremosa de amendoim: Misture delicadamente com a ajuda de um garfo(pode usar a batedeira em velocidade bem baixa), sem bater, até que toda a massa esteja formada, mas não lisa. Junte os pedaços de chocolate, se for o caso. Coloque a massa na forma e leve para assar por cerca de 55 minutos(forma grande) ou 40 minutos (mini-formas). Faça o teste do palito. Retire do forno e deixe o bolo esfriar por pelo menos 10 minutos antes de cortar. Podem ser congelados. Bom apetite!


7 comentários:

  1. Adorei o aspecto! Ficaram mesmo lindos! Bem que comia um ou outro, ou três ou quatro :-)

    ResponderExcluir
  2. Que interessante!
    Confesso que colocaria o chocolate da receita original ...rsrsr
    Beijossssss

    ResponderExcluir
  3. Sabe Andrea, estas receitas de bolos SEM algumas coisa são sempre ótimas!!!
    Eu, ultimamente, tenho feito bolos assim, direto: ou sem ovos, ou sem leite, ou sem fermento ou, até, sem farinha.
    As melhores receitas que já experimentei tipo a Torta Caprese, o Devil's Cake, o Brownie e os Petits Gateaux, são todos assim, já reparou?
    E já vou anotar mais esta sua sujestão, que eu sou louca por bananas!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Querida Andrea....sempre acompanha seu blog, pois adoro os bolos e pães da Alemanha , e a comida também...Muito obrigada por compartilhar suas ótimas receitas,,,tenho feito várias e sempre me surpreendo...Eu gostaria de te perguntar se você tem a receita de um pão , redondo , pequeno ,com casca crocante como pao italiano por fora , e firme por dentro, porem macio... eu sempre comprava em Hamburg quando fui estudar la ...eu comprava numa padaria , e esse pãozinho é integral , com varias sementes em cima , e dentro também tem sementes...eu acho que em toda Alemanha tem esse pãozinho...comi em outras cidades também ...em Frankfurt, em Köln ...vc teria a receita deste pãozinho...ja procurei , mas como não sei o nome dele em alemão , ainda não consegui encontrar...se voce tiver a receita , ou o nome do tal paozinho, por favor ...vc poderia me mandar ? muito obrigada...Regina

    ResponderExcluir
  5. Oi Regina!

    Estou atrasada com a resposta, desculpe-me. Eu infelizmente não tenho uma receita para você e posso lhe explicar o porquê. Já comentei isto antes aqui no blog, mas estes pães "integrais" com sementes levam muitos ingredientes, além farinhas diversas o que os tornam caros ao serem feitos em poucas quantidades, pelo menos aqui na Alemanha. Por isso compro estes pães mais incrementados diretamente na padaria e aqui no blog dou preferência a receitas de pães rápidos fáceis e econômicos. Não sei exatamente qual pão você se refere, pois há diversos aqui que preencheriam a sua descrição, mas vou tentar lhe dar uma ajuda para pelo menos iniciar a sua busca.

    Primeiramente, os pãezinhos alemães são chamados em geral de Brötchen (pode digitar também "Broetchen"). Os nomes dos pães variam regionalmente e muitas vezes com uma certa modificação da receita feita por cada padaria. Alguns nomes que você pode procurar é "Weltmeister Broetchen", "Mehrkornbroetchen", "Sonnenblumenkernbroetchen". Eles têm várias sementes, além da consciestência que você descreveu, como sendo crocantes por fora e macios por dentro. Aliás estas são as características gerais de pãezinhos tradicionais alemães. Boa sorte!

    Um abraço,

    Andréa

    ResponderExcluir
  6. USE LEITES VEGETAIS PELOS ANIMAIS EXPLORADOS E PELA SUA SAÚDE: A HARVARD UNIVERSITY RETIROU LEITE E DERIVADOS DA PIRÂMIDE ALIMENTAR PELO RISCO DE CÂNCER! ALIÁS O SER HUMANO É O ÚNICO A BEBER LEITE DE OUTRAS ESPÉCIES E NA VIDA ADULTA...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita Vanessa!

      A receita realmente pede leite de soja. Uso bastante, apesar de não ter neste dia para esta receita e tive que substituir.

      Uso pouco leite em geral, mas aprecio demais os derivados.

      Bjs e volte sempre,

      Andréa

      Excluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin