sábado, 12 de janeiro de 2013

Pãezinhos preguiçosos e versáteis.


Queridos leitores, eu tenho que confessar que sempre fui fascinada com a idéia de se fazer pães em casa. Quando jovem, colecionava receitas até, mas com tantas coisas mais "importantes" para me concentrar na época, fui deixando para lá. Para não prolongar a estória, depois que comecei a testar receitas de pães caseiros, nunca mais parei. Já testei massas e métodos de todos os tipos na época pré-blog e continuo achando que uma receita de pães trabalhosa e amassada à mão é uma das melhores terapias para desanuviar a cabeça, relaxar e até esquecer temporariamente de algum problema que lhe atormenta. Isso é um conselho! :)  No entanto, no nosso corre-corre do dia-a-dia, juntamente com o atual hábito das atividades via internet, o melhor é recorrer às receitas mais práticas mesmo, não acham? As complicadas serão ainda bem-vindas em ocasiões especiais, assim penso.

Hoje amanheceu um dia lindo e gelado por aqui e quem não gostaria de em uma ocasião como esta, simplesmente poupar a ida à padaria? Foi o que fiz e para essa situação eu já tinha guardado uma nova receita rápida, com ingredientes que não faltam aqui em casa. Talvez em outras partes do mundo, o queijo Quark não seja um ingrediente comum, mas com certeza pode ser substituído por um queijo fresco light (tipo Philadélphia) ou até iogurte natural. Ao usar o iogurte será provavelmente necessário corrigir e diminuir um pouco a quantidade dos líquidos da receita original. Esta massa pode ser adaptada para massa doce e também pode ser feita com farinha comum, integral ou outra. Eu usei Farinha de Espelta.

O pães ficaram lindinhos, como vocês podem observar na foto. Originalmente a receita é para 10 mini-pãezinhos. Como a massa não leva fermento biológico, fiquei com receio de que pães maiores não ficassem bem assados no meio, por isso optei por dois pãezinhos grudados como teste. Fiquei muito satisfeita com o gosto e a textura. Eles são bem macios e de certa forma tão suculentos que dispensam o uso da manteiga. Espero que curtam! 


PÃEZINHOS PREGUIÇOSOS E VERSÁTEIS
Fonte: folheto do Dr. Oetker
Rendimento: 10 minipãezinhos à 55 gramas

Ingredientes:
250 gr. de farinha de trigo normal ou integral
1 pacote (15 gr.) de fermento químico
1/2 col. de chá de sal*
125 gr. de Quark desnatado
75 ml de leite
75 ml de óleo
3 col. de sopa de leite para pincelar
Cobert. opcional: sementes de papoula, sementes de ábóbora, gergelim, aveia, etc.
* Se quiserem fazer a massa doce, substituir o sal por 65 gramas de açúcar com uma pitada de sal. Eventualmente adicionar passas, nozes, etc à massa.


Instruções:
Pré-aqueça o forno à 180C. Cubra um tabuleito com papel manteiga. Reserve.

Num recipiente, junte à farinha, o fermento e o sal. Misture e reserve. Num segundo recipiente, misture o queijo Quark, o leite e o óleo.  Use a batedeira com o acessório para pães, ou amasse manualmente. Vá juntando lentamente a mistura do queijo Quark à farinha e amasse até formar uma massa bem homogênea. Forme os pães e coloque-os no tabuleiro. Pincele com o leite e eventualmente salpique a cobertura. 

Asse por 20 minutos. Retire-os do forno e deixem esfriar. Os pãezinhos podem ser facilmente congelados. Bom apetite!


10 comentários:

  1. Andrea adorei a receita. Aqui por casa nao compramos pao há mais de dois anos. Sem duvida que nada se compara ao pao feito por nos próprios... Fiquei cheia de vontade de experimentar esta receita! Obrigado pela partilha! Adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sónia,

      Experimente sim e depois me conte como ficou. Os pãezinhos adquirem ainda mais sabor depois de frios e podem também ser um bom acompanhamento para um jantar mais sofisticado, Raclette ou até uma sopa. Eles lembram um pouco a textura dos "Biscuits" americanos.

      Bjs e volte sempre!

      Excluir
  2. Oi Deia!
    Nada como um pãozinho caseiro :) e os seus são especiais...
    Eu te confesso que tenho preguiça em faze-los...é que o nosso calor desanima qualquer um rsrsr

    Beijosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dri,

      Guarda então esta receitinha para o Inverno! É muito rápida e nem um pouco trabalhosa. Você vai gostar, porque são parecidos com aqueles "biscuits" que você gosta, do KFC.

      Bjs

      Excluir
  3. Uiii que delícia!
    Só vou esperar dar uma esfriada no tempo! rsrsrsrs

    Beijosssss

    ResponderExcluir
  4. Parecem ser deliciosos. Adorei seu blog, parabens, ja me fiz sua seguidora!
    Beijinhos
    Sonhosnacozinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Andrea, eles ficaram bem bonitos a cara deles é de pão, não nego. Mas me diz se eles ficaram com gosto parecido com o do pão de minuto ou se lembram mais um pão feito com fermento biológico mm: fiquei curiosa...! rss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clau, eu acho que eles me lembram mais os scones do que pão-de-minuto. E o interessante é que depois de frios, ganham um gosto mais intenso e amanteigado, mesmo sem levar manteiga! rsss

      Excluir
  6. Valeu, Andrea: vou tentar fazer um dia destes! Adoro estas receitinhas de pães assim, pq quebram um galho na última hora. Eu sempre fazia uma receita que veio na rev. Claudia Cozinha muito tempo atrás e que era muito interessante e gostosa tb. Depois elegi uma receita que vai yogurte ( pode-se tb usar outras farinhas) que, verdadeiramente, se mostrou excepcional! Mas esta sua tb promete e eu, vencendo a minha inércia, vou fazer sim! rss

    ResponderExcluir
  7. Voltei para dizer que hoje fiz esta receita novamente hoje, para o brunch de feriado. :) Desta vez dividi a massa em 5 pães, cada um em torno de 100-110 gramas. Ficaram excelentes e assaram bem por dentro. Uma excelente opção para casos de emergência.

    Bjs

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin