Páginas

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Coincidência é pouco: mais brownies!


Ok queridos, chegou finalmente o dia de receber uma amiga aqui em casa e os meu brownies estavam congelados. Na última hora fiquei com a consciência pesada de servir um bolo que não fosse fresco... ai ai ai, o que fazer?  Plin! Lembrei que tinha ganho uma mistura para bolo dentro de um vidro e resolvi ir correndo fazê-lo!  A receita não mencionava o tipo de bolo e eu só podia ver a camada de chocolate lá dentro.... vocês já podem imaginar  o que aconteceu...

Tudo acabou em brownie mesmo! Hahaha. A princípio, enquanto misturava os ingredientes fiquei um pouco desapontada, porque achei que não daria para publicar aqui no blog. No entanto o resultado foi tão bom que pensei "Por que não?" Talvez isso sirva como sugestão de um presentinho culinário para uma anfitriã, amigos, família, etc, ou deixe a mistura preparada em algum pote na dispensa, para o caso de uma emergência!


Desta vez eu fui esperta e assei por menos tempo, resultando numa massa mais molhadinha e cremosa, exatamente como gosto! Na receitinha do presente diz para acrescentar só os ovos, manteiga derretida e opções por Nutella, manteiga de amendoim ou banana. Eu usei a manteiga de amendoim e o gosto ficou bem leve, sobressaindo mais o chocolate e as avelãs. Ficou fantástico e adorei a consistência quando ainda estava morno, mas frio também ficou bom. A minha amiga comeu dois pedaços e ainda levou alguns para casa! Sucesso total! :)

BROWNIES PARA PRESENTE
Fonte: família
Rendimento: 1 tabuleiro de 20 cm x 20 cm
Embalagen para presente: um vidro de boca larga para 500 ml, com tampa
Validade: 2 meses (se o vidro for bem ermético, mais)

Ingredientes para colocar no vidro em camadas:
125 gr. de farinha
1 col. de chá de fermento químico
1 pitada de sal
2 col. de sopa de chocolate em pó (amargo)
50 gr. da avelãs picadas (ou outra noz)
40 gr. de  pedaços de chocolate (ou côco ralado)
125-150 gr. de açúcar (o marrom fica mais bonitinho)

Misture a farinha o fermento e o sal e faça a camada no fundo do vidro. coloque os outros ingredientes na ordem citada. O açúcar deve ser colocado por último. Feche o vidro, decore como quiser. Junto com vidro você deve colocar a seguinte receita:


Mistura para Brownies

Você vai precisar adicionar à mistura:

- 2 ovos M ou G
- 125 gr. de manteiga ou margarina derretida (fria)
- 2 col. de sopa de Nutella
                 ou
  2 col. de sopa de manteiga de amendoim
                 ou
  1 banana madura amassada
               

Instruções:
Pré aqueça o forno à 165°C - 170°C. Unte um tabuleiro de 20cm x 20 cm (ou outro tamanho pequeno alternativo). Reserve.

Abra o vidro e com a ajuda de uma colher retire a camada de açúcar. Bata a manteiga com o açúcar por 3 minutos. Acrescente os ovos um a um, batendo bem até ficar homogêneo. Adicione agora a Nutella (manteiga de amendoim ou banana amassada). Misture bem.  Por fim, com a máquina em baixa velocidade, adicione o restante dos ingredientes contidos no vidro aos poucos. Coloque a masa no tabuleiro e asse por 25 minutos. Deixe esfriar um pouco antes de cortar em quadrados. Sirva morno ou frio.




7 comentários:

  1. Poxa... achei o máximo esta apresentação do brownie, que fica muito melhor do que já dar pronto de presente!!!
    Vou anotar a receita e a idéia tb.
    Valeu, Andrea!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Que bom que você gostou Clau! Achei que seria útil para algum dos meus seguidores aqui, afinal é um presentinho delicado e diferente, né?

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Nossa que presentinho mais lindo. adorei mesmo. Ja to pensando aqui onde comprar potinhos de vidro para fazer tambem e presentear amigas...=D

    Se puder dar um olhadinha no meu blog ela acabou de nascer.....rsssrrssr

    http://virandocomida.blogspot.com

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Andrea, adoro brownies e realmente nunca são demais...parece delicioso!
    Quero te agradecer pela presença em meu blog no momento difícil que passei, as palavras de incentivo são sempre importantes, obrigada!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Nossa que lindo ficou esse pote! Sem dúvida uma idéia genial :)
    E o melhor de tudo...acabou num brownie ;)
    beijossss

    ResponderExcluir
  6. Cá por Portugal foi uma epidemia este inverno. Eu acho que tem um aspecto bastante vistoso e o resultado final uma delicia!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin