sábado, 19 de janeiro de 2013

Brownies de Banana



Queridos amigos,

Quanta e quantas vezes a inspiração bate à porta quando precisamos usar algum ingrediente urgentemente! Ontem notei que havia dois ovos que precisavam ser usados e uma banana que estava escurecendo a cada dia que se passava. Eu sabia que não iríamos comê-la mais e eu simplesmente acho um adsurdo jogar comida fora!

Um pequeno problema é que eu queria fazer um bolo que desse para congelar e servir em alguns dias, quando receberei uma amiga aqui. Procurei em tudo o que era revista, até que tive essa idéia de fazer um brownie. Antes mesmo de procurar na internet, sabia que alguém já teria tentado fazer um brownie com bananas, pois os sabores combinam muito bem. E não errei! Achei várias receitas, mas esta que utilizei usava a exata quantidade de ingredientes que eu tinha em casa e ainda por cima me pareceu muito apetitosa!

O brownie ficou com um gostinho de bananada ótimo. Foi uma pena que não tinha mais bananas para utilizar como cobertura, por isso  usei amêndoas para finalizar.  Fica para a próxima vez! Uma coisa que farei também  é assar por menos tempo. Assei por 35 minutos e achei que a textura poderia ficar mais mole, mas isso depende muito do forno de cada um. O meu é elétrico e muito forte, acho. 

Bem, espero que essa tenha sido mais uma boa sugestão para vocês! Um grande abraço e bom fim-de-semana!


BROWNIE DE BANANA
Fonte: Whisk, write, repeat - blog
Rendimento: um refratário/tabuleiro de 25 cm x 17 cm ( 8 retângulos).

Ingredientes:
3/4 de xic. *(75 gr.) de chocolate em pó culinário (amargo)
1 banana madura (cerca de 100-120 gr.)
2 xíc. de açúcar (360 gr.) - usei 1 1/2
2/3 de xíc. de farinha de trigo ( 110 gr.)
1/4 de xíc. de óleo (60 ml)
1/4 de xíc. de leite (60 ml)
2 ovos ligeiramente batidos
1/2 col. de chá de sal
Baunilha à gosto
Opcional: cobertura com rodelas de banana, nozes, etc.

Xícara = 240 ml

Instruções:
 Obs.:Esta massa pode ser misturada manualmente com a ajuda de um garfo, batedor ou colher-de-pau.

Pré-aqueça o forno à 170°C. Unte e polvilhe um tabuleiro, ou cubra-o com papel manteiga ou apenas unte um refratário. Reserve.

Num recipiente, misture a farinha, o sal e o fermento. Reserve. Num outro recipiente, amasse a banana e misture o chocolate em pó. Junte agora à farinha. Adicione os ovos e o restante dos ingredientes.  Misture até formar uma massa homogênea. Coloque-a no tabuleiro reservado, cubra com a cobertura e leve para assar por cerca de 35 minutos . Retire do forno e espere 10 minutos antes de cortar ou desenformar. Bom apetite!

5 comentários:

  1. Poxa Andrea... A banana e ochocolate, formam uma dupla perfeita!!!
    Aliás, quase não tem coisa com que o chocolate não faça "dupla perfeita", não é mm? Ao menos para mim, que sou fanática.
    Ultimamente eu tenho usado muito o cacau em pó, amargo, e fica bom tb!
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente! Olha, eu já até adicionei a informação do chocolate em pó amargo. Só uso esse, mas lembrava que no Rio o pessoal chamava de "culinário" em oposição ao "achocolatado", que vem com açúcar. Foi bom você ter comentado.

      Bjs

      Excluir
  2. Andrea sou tal qual você... É em situações deste tipo que mais inspiração tenho para reinventar! Adorei a receita! Obrigado pela partilha... Estou pensando guardar, ha por ali muitas bananas a amadurecer ;-)

    ResponderExcluir
  3. Olá Andrea, esqueci de vir aqui agradecer a receita do brownie. Fiz pequenas alterações, mas adorei o resultado. Obrigada. E já coloquei no blogue, caso queiras espreitar ;)

    Beijinhos

    P.S: Essa prova que não sou robot é que é mesmo chata... então depois de um dia de trabalho! ;)

    ResponderExcluir
  4. Bela sugestão, chocolate e banana. A minha combinação de chocolate ainda é com laranja, mas com banana deve ter ficado ótimo.
    Boa semana.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin