domingo, 30 de dezembro de 2012

Amanteigados escoceses: Shortbread.



Oi queridos leitores! Espero que tenham sentido a minha falta, tanto quanto eu senti de vocês! Apesar do sumiço, até que eu pude fazer umas coisinhas bacanas aqui na cozinha, mas faltaram fotos e por isso mesmo faltaram os posts. Fotografar aqui no Inverno é uma questão de horário, pois temos pouquíssimas horas de luz natural. Enfim, estou feliz por ter tido tempo de fotografar hoje!

Falando na receitinha acima,  quem gosta de biscoitos amanteigados não pode deixar de provar esta, que até criancinha faz! O engraçado foi como eu a encontrei. Eu não acompanho programas culinários na TV, mas de vez em quando calha de ver um ou outro e assim aconteceu aqui. Liguei a televisão e a Cynthia Barcomi estava lá no programa ao vivo fazendo duas receitas de shortbread. Eu como sou fã do livro dela, resolvi aproveitar para experimentar e não me arrependi. Os biscoitos ficam crocantes, sem ficarem secos. Derretem na boca!

Antes de passar a receita para vocês, quero aqui desejar um Feliz Ano Novo de 2013 para todos! Muita saúde para provar todas as receitinhas que derem na telha de fazer! :)

SHORTBREAD
Fonte: Cynthia Barcomi (na programa ARD Buffet)
Rendimento: 20 biscoitos grandes.

Ingredientes:
200 gr. de manteiga amolecida
100 gr. de açúcar de confeiteiro
200 gr. de farinha de trigo
100 gr. de farinha de arroz*
1 pitada de sal

*acho que farinha de arroz pode ser substituída por amido de milho ou até polvilho doce, pois é muito parecida com esses dois ingredientes.

Instruções:
Bata o açúcar com a manteiga até formar um creme esbranquiçado. Depois junte todos os ingredientes formando uma farofa. Por fim, amasse na mão até formar uma massa que não grude ao mesmo não esfarele.  No começo a massa parece muito seca, mas a temperatura da mão dará o ponto certo. Se a temperatura ambiente estiver muito alta, pode se que a massa fique mole e precise ser refrigerada cerca de 30 minutos antes de cortar os biscoitos.

Com a massa formada, faça com ela um cilindro(rolo) de mais ou menos 3 a 4 cm de diâmetro ou mais fino, se quiserem biscoitos menores. Corte então os biscoitos com 1cm de espessura e coloque-os bem separados num tabuleiro forrado com papel manteiga. Arredonte as bordas dos biscoitos com a ajuda dos dedos e com o polegar pressione ligeiramente  o meio. Faça isso para que eles fiquem com uma cor uniforme. Faça  agora desenhos em furos no meio dos biscoitos com a ajuda de um garfo ou palito. Leve-os para assar em forno pré-aquecido à 180 C por cerca de 20 minutos ou até ficarem ligeiramente dourados (mas ainda branquinhos). Retire do forno, espere esfriar para que endureçam. Guarde numa lata ou vidro bem fechado. Bom apetite!


3 comentários:

  1. Oi Deia!
    Primeiramente tb senti muito sua falta por aqui, sempre com novidades e coisas gostosas :)

    Olha, sou fã de biscoitinhos caseiros e os amanteigados são os preferidos. Compro nas feiras livres daqui rsrs
    Adorei sua receita pois é prática. Como o calor daqui não é fácil, com certeza terei que resfria-lo.

    Um FELIZ 2013 e que venha com muita paz, amor e saúde! E que todos os seus projetos se realizem!

    Dri, mamy e Pinguim
    Te amamos <3

    ResponderExcluir
  2. Feliz Ano Novo! Bom 2013!!!

    Oi Andrea!
    Vc sumiu mm!! rss
    E eu tb, na verdade.
    Pq qdo tenho um tempinho, estou mais no lá Facebook que no meu blog, onde tenho postado trabalhos manuais, no mais das vzs.
    Aliás eu estou fazendo mais artesanato que cozinhando! Pois ainda me perco toda com os ingredientes, que se comportam diferente do que eu estava habituada, e não consigo obter os resultados que tinha antes.
    Enfim...
    Eu já peguei esta sua receita que, digamos, parece "derretenta" e tem a minha cara. rss
    E parabéns! Pois a sua foto ficou ótima, parece até profissional.
    Tudo de bom!
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Clau, a agitação das festas não me deixou passar por aqui! Fico feliz pela sua visita e muito envaidecida pelos elogios! Gosto de fotografar, mas estou num nível muito abaixo do profissional. As fotos saem boas por insistência mesmo! Hahaha

      Bjs

      Excluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin