quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Bolo Cremoso de Abóbora com Farofa de Nozes



Hoje comemora-se por aqui o Dia da Unificção Alemã. Normalmente faço um bolo típico da Região Leste, que era no passado a Alemanha Oriental, mas desta vez fiquei tão curiosa com esta receita que não pude resistí-la!

Havia comprado uma pequena abóbora do tipo Hokaido e esta esperava por uma receita especial. Gosto muito da Hokaido, não só por ser bem sequinha depois de cozida, mas porque não precisa ser descascada! É realmente uma praticidade a que não resisto! :) Bom, vi a foto deste bolo procurando pela internet por algum bolo de abóbora diferente e aí está! 

O bolo tem uma aparência fantástica na minha opinião, e a crosta é uma surpresa boa que não dá para acreditar. A massa tem uma consistência compacta meio parecida com um bolo solado, mas gostosa. Lembra a textura da abóbora cozida e é muito interessante, mas gostaria que tivesse mais gosto de abóbora. Neste ponto, eu como uma fã de abóboras fiquei um pouco decepcionada. Na minha opinião é uma receita que pede mais experimento. Tenho planos de fazê-la novamente colocando mais abóbora na massa e de maneira a ficar mais cremosa, para chegar mais ao meu gosto. A farofa é um sonho e tenho planos de usar em outras receitas também.  Valeu a pena fazê-la e irá valer mais ainda quando eu adaptar do jeitinho que eu gosto, mas deste jeito mesmo posso dizer que é um bolo saboroso. Abraços e boa semana para vocês!

BOLO CREMOSO DE ABÓBORA COM FAROFA DE NOZES.
Fonte: Chefkoch
Rendimento: forma redonda de 25 cm

Ingredientes para a massa:
250 gr. de farinha de trigo
1/2 col. de chá de bicarbonato
1 col. de chá de fermento químico
1/2 col. de chá de canela em pó
160 gr. de açúcar
1/2 col. de sopa de açúcar baunilhado
2 ovos
200 gr. de purê de abóbora
120 gr. de manteiga derretida
200 gr. de Creme Fraiche
3 col. de sopa de leite

farofa:
80 gr. de nozes picadas
30 gr. de manteiga gelada
60 gr. de açúcar natural(marrom)

Instruções:
Pré-aqueça o forno à 180C. Prepare a forma, untando-a. Num recipiente, misture a farinha, o bicarbonato, o fermento e a canela. Reserve

Usando a batedeira em alta velocidade, bata os ovos até que espumem. Adicione o açúcar aos poucos e vai batendo até formar uma espuma volumosa e densa. Diminua a velocidade e vá colocando os outros ingredientes na ordem dada, sempre misturando bem antes de adicionar outro. A massa ficará com uma textura consistente.  Coloque-a na forma preparada e alise a superfície com uma espátula.

Faça a farofa, misturando bem os ingredientes com as mãos. Salpique-a uniformemente sobre a massa do bolo e leve para assar por cerca de 45 minutos, ou até o bolo ficar bem douradino.  Sirva em temperatura ambiente. Melhor fazer no dia anterior para que os sabores se intensifiquem. Bom apetite!



6 comentários:

  1. Oi Deia,
    Receitinha boa heim! Parece ter ficado deliciosa :)
    Mas onde acho por aqui esse Creme Fraiche? Ou substituo pelo que?

    Beijossssssss
    Dri ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dri, eu substiuiria por creme de leite fresco... aquele bem encorpado, sabe? Bjs

      Excluir
  2. Andrea, este bolo ficou incrível! Mas será que, no caso da falta de gosto, que vc disse, não seria mais o caso de trocar o tipo de abóbora? Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Clau, é uma boa idéia! É difícil resistir à Hokkaido, porque ela é pequenina, mas existe uma abóbora por aqui chamada "abóbora-moscada", que é deliciosa! Nas feiras costumam cortá-la em pedaços, porque é gigantesca! :)

      Excluir
  3. Um bolo super diferente...Fiquei encantada com ele e com outras delícias que vi por aqui =) beijkas

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin