quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Despedida do Verão: Sorvete de milho!




Dizem os meteorologistas que teremos um Outono quente este ano na Alemanha. Não sei ao certo, mas este último fim-de-semana tivemos um sol lindo e para as próximas semanas parece que receberemos uma frente fria. Depois disso o Verão e estará oficialmente encerrado no Hemisfério Norte.

Aproveitei o tempo quente e ensolarado então para testar uma receita que guardo há anos. A minha lista de por fazer é tão longa que algumas receitas acabam ficando esquecidas, mas esta estava guardada no fundo da memória! :) Na infância o sorvete de milho verde era um dos meus sabores preferidos e, ainda que esta receita não se referira especificamente ao milho verde, eu tentaria usá-lo se não tivesse problemas em encontrar este ingrediente por aqui.

A receita é prática, fácil e o resultado é maravilhoso! Resolvi não coar o milho para ficar com textura, mas achao que isso é uma questão de gosto. A única dificuldade que tive foi por culpa própria: ao invés de usar a sorveteira, quis fazer como picolés.  Tive então uma certa dificuldade de retirá-los das formas. Acho que quem quiser fazer como picolés deve substituir totalmente o creme de leite por leite comum, para que endureça mais. De resto, posso dizer que a receita é genial! Quem fizer de milho verde me conta! :)


SORVETE DE MILHO
Rendimento: 16 picolés pequenos

Ingredientes:
1/2 xíc. de leite
1/2 xíc. de creme de leite
1/2 xícara de milho cozido(usei enlatado)
1/2 xíc. de leite condensado

Xícara= 240 ml

Instruções:
Bata o milho e o leite no liquidificador e passe  por uma peneira ou um pano fino e esprema um pouco. Faça isso apenas se não quiser usar o bagaço. Junte todos os outros ingredientes e leve para gelar por pelo menos cerca de duas horas. Coloque na sorveteira e siga as instruções adequadas. 

Quem não tem sorveteira ou recipientes para picolé, pode improvisar, por exemplo, congelando em saquinhos(no Rio chamamos de sacolé), ou usando o método manual que é o seguinte: Coloque a massa num recipiente plástico e leve ao congelador. Retire a cada 1 hora e misture bem. Repita a operação até o sorvete se forme. Leva tempo, mas dá certo.

Bom apetite e até a próxima!


6 comentários:

  1. Oi Deia,
    Por aqui temos milho verde em abundância. Aqui, pelo menos no Rio, temos a tradição de vendê-los cozidos em carrocinhas próprias. Como cozido, assado, enlatado...ou seja adoro milho!
    Não tenho sorveteria mas vou tentar fazê-lo do modo como ensinou! Que delícia deve ter ficado!

    Beijosssss :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dri, se você fizer como sorvete cremoso, dobre a receita. Só fiz a metade porque era o suficiente para as minhas forminhas de picolé, que são pequenas. Para quem vai ter todo o trabalho de fazer o sorvete e principalmente se for feito sem a sorveteira, vale a pena fazer maior quantidade.

      Bjs

      Excluir
    2. Humm com certeza vou dobra-la!
      Cremoso deve dicar delicioso também!!

      Bjsss

      Excluir
  2. Setembro é o mês mais quente que tivemos este ano, o Verão é cada vez mais tardio e ainda bem :) Ainda sabe muito bem um picolé!

    ResponderExcluir
  3. Que coincidencia, Andrea, pois eu estava mm pensando em fazer um sorvete de milho, que um dos meus favoritos! Vou testar sua receita, certamente.
    E o clima anda completamente doido em todo o mundo, não é mm?
    Como sou uma pessoa do tipo de "era glacial", passo até mal com o calor que tem feito nesta "era de aquecimento"... rss rss
    Bjs!
    Clau

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que goste Clau! Eu por exemplo, planejo fazer a receita mais vezes. Esqueci de aconselhar a dobrar a receita caso faça na sorveteira. Eu originalmente fiz só a metade da quantidade porque meus recipientes para picolés são pequenos.

      Bjs

      Excluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin