quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Bolo de Banana Marmorizado e Brigadeiro de Casca de Banana.


Aqui se repete aquela estória de sempre: Quem não tem de vez em quando umas bananas muito maduras que precisam ser aproveitadas? Claro, eu mesma já postei várias receitas para este fim, mas esta está no meu livro favorito do momento: "Backbuch" da Cynthia Barcomi. É uma daqueles livros que dá vontade de experimentar tudo! Ele é recheado de receitas clássicas de bolos e doces americanos, as fotos são lindas, as receitas rendem bolos enormes, mas que sempre saem exatamente como esperado.

Este bolo marmorizado é facílimo de fazer e também contém ingredientes normais, encontrados em toda dispensa. Achei a aparência bonita e o gosto e textura de um perfeito "Banana Bread". Há uma cobertura que faz parte da receita, que não a usei! Preferi, ao invés disso aproveitar as cascas para fazer o que já planejava há meses, um Brigadeiro sem leite condensado aproveitando as cascas das bananas! E assim, temos então um Brigadeiro nutritivo e ainda por cima 100% de aproveitamento das bananas, não é o máximo? 

Sobre o Brigadeiro tenho que comentar aqui separadamente. Eu fiz só a metade da receita e tive basicamente só uma dificuldade. Cozinhei as cascas por cerca de 40 minutos, mas elas não se desmancharam devidamente e por isso tive que passá-las no processador. Talvez uma boa idéia seria liquidificá-las com a água e depois proceder com a receita. Fica aqui a minha idéia, que colocarei em prática na próxima vez. A textura e o gosto do Brigadeiro ficaram ótimos, mesmo que eu não tenha utilizado a farinha de trigo, pois queria um brigadeiro mais mole como opção de cobertura. Há um certo gostinho lá no fundo de banana, mas o de chocolate predomina. A minha textura ficou também um pouco diferente, porque aproveitei um resto de chocolate em barra que tinha, derreti e substituí por uma parte do chocolate em pó e o chocolate deu uma desandada, mas nada sério. Quando morno, a consistência ainda estava mole, bom para rechear ou fazer a cobertura. Depois de frio ele encorpou e ficou como "brigadeiro de colher" e gelado até daria para enrolar, mas eu usei o chocolate derretido, então para não arriscar, se quiserem enrolar melhor acrescentar a farinha dos ingredientes. Beijos e até a próxima!

BOLO MARMORIZADO DE BANANA
Rendimento: 1 forma de Bolo inglês de 30 cm ou
                     2 formas redondas de 24 cm ou
                     5 ou 6 mini-formas para bolo inglês ou
                     18 muffins

Ingredientes para o bolo:
A - Ingredientes secos:
315 gr. de farinha de trigo
225 gr. de açúcar (usei 180 gr.)
1 col. de chá de bicarbonato
60 gr. de manteiga levemente amolecida

B -  Ingredientes líquidos:
120 gr. de creme azedo*
375 ml de banana bem  amassada (3 bananas médias)
1 col. de sopa de açúcar baunilhado
1 ovo, levemente batido

C- Marmorizado
120 gr. de chocolate meio-amargo derretido

*Para substituir: 120 ml de creme de leite + 1 col. de chá de vinagre ou suco de limão. Deixar descansar por 5 minutos antes de utilizá-lo.

Ingredientes para o Brigadeiro:
3 cascas de bananas, picadinhas
100 ml de água
200 ml de açúcar
200 ml de leite morno
200 ml de leite em pó 
2 colheres de sopa de chocolate em pó (usei parte de choc. derretido)
4 col. de sopa de far. de trigo (não coloquei, para que continasse mole)
2 col. de sopa de manteiga ou margarina

Instruções:
Para o bolo, pré-aqueça o forno à 170ºC e prepare a forma escolhida, se for o caso untando e enfarinhando. As formas que usei são de Teflon, por isso só passei um pouco de margarina.

Numa tijela grande junte a farinha e a manteiga e com a ajuda de uma espátula, mãos ou mesmo garfo da máquina de bater, misturar até formar uma farofa. Juntar agora todos os ingredientes secos, misture. Numa recipiente menor,  misturar os ingredientes líquidos, não se esquecendo de reservar as cascas para o brigadeiro, se for fazê-lo.

Enquanto isso, pique o chocolate em tamanhos parecidos e leve para derreter em banho-maria em no microondas, em temperatura baixa. Misture sempre para não desendar. Reserve e deixe esfriar enquanto segue para a próxima etapa. Agora misture de uma só vez a massa líquida à mistura seca. Mexa ligeiramente, sem bater, até que toda a massa esteja úmida e sem restos secos. Adicione o chocolate por cima em da massa  aos poucos e com a ajuda de uma faca ou garfo, faça alguns movimentos para que ele se misture à parte de baixo, mas não exagere, pq vai marmorizar ao passar para a forma. 

Coloque na forma reservada e leve para assar por cerca de 35 minutos(vai depender da forma usada). Faça o teste do palito e não asse demais para não ficar seco.  Deixe esfriar um pouco antes de partir (este bolo é excelente para congelar). Bom apetite!



Para o Brigadeiro. Numa panela, leve as cascas picadas o açúcar e a água para ferver em fogo baixo até que os pedacinhos de casca se tornem cremosos (eu sugiro piquem bastante ou que triture a casca com a água no liquidificador). Junte os demais ingredientes e mexa até começar a se desgrudar do fundo da panela. Deixe ficar morno e utilize-o ainda amolecido como cobertura. Espero que gostem!

5 comentários:

  1. Nossa deu água na boca! E esse brigadeiro de casca de banana é inédito, tenho que faze-lo!
    Beijossss

    ResponderExcluir
  2. É mesmo, tenho sempre bananas maduras e sempre faço bolo ou waffles :) Esse brigadeiro é super interessante!

    ResponderExcluir
  3. Andrea, achei o máximo esse brigadeiro com casca da banana, e o bolo tem um aspecto delicioso...bananas tbm não faltam aqui em casa!
    Bj e um lindo sábado!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Andrea!
    Esta do brigadeiro eu nem sonhava...! rss
    E o bolo ficou com uma super cara boa, convidando a gente a fazer tb.
    Esta receita vai para a minha lista interminavel! rss
    Tudo de bom.
    Bjs!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin