domingo, 22 de julho de 2012

Bolo Vegano de Côco - rápido e fácil!


Oi pessoal! Aí está o meu bolinho de domingo! Há tempos atrás, antes mesmo do blog existir, eu costumava testar receitas de bolo sem ovos. O motivo era meramente economia, porque eu sou da opinião que para se fazer uma boa sobremesa, ou bolo não é preciso gastar muitos ingredientes. Evito receitas dispendiosas e só faço excessões se for para uma festa. 

De todas as receitas de bolos sem ovos que experimentei fazer no passado, as mais bem sucedidas foram as para bolos de chocolate ou banana, por isso fiquei curiosa com esta aqui.   Para acrescentar na praticidade, os ingredientes são os mais comuns, exceção talvez seja o purê de maçãs, que talvez ainda seja raro no Brasil, mas aqui um vidrinho custa centavos. 


O bolo é surpreendentemente fofinho e molhadinho. Eu parti e tirei a foto quando ele ainda estava  bem quente, mas mesmo assim a textura estava certa. A cor é um pouquinho mais escura do que os bolos normais,  como se eu tivesse usado o açúcar marrom claro. Acho isso seja devido ao uso do purê de maçãs.  O sabor é ótimo e não fica nada a dever aos bolos com ovos! Uma excelente receita para fazer mesmo que se tenha ovos na dispensa! :)  Para uma receita grande, dobre a quantidade dos ingredientes abaixo.  Espero que gostem!


BOLO VEGANO DE CÔCO
Fonte: Versatile Vegetarian Kitchen
Rendimento: 1 forma pequena(com buraco)

Ingredientes:
1 1/2 xíc. de farinha de trigo
3/4  xíc. de açúcar
1 col. de chá de fermento químico
1/2 col. de chá de bicarbonato
1/4 col. de chá de sal
2 col. de sopa de côco seco(minha idéia) :)
180 ml de leite de côco
1/4 de xíc. de purê de maçãs
3/8(90 ml)  xíc .de óleo vegetal
1/2 col. de sopa de suco de limão (ou vinagre)
1/2 col . de chá de extrato de baunilha (usei açúcar baunilhado)
1/2 col .de chá de essência de côco (não usei)


*Xícara = 240 ml

Instruções:
Pré-aqueça o forno à 170°C. Unte  e enfarinhe a forma a ser usada(se for de vidro ou teflon, basta untar com margarina). Reserve.

Num recipiente, misture todos os ingredientes secos. Num segundo recipiente, misture os ingredientes líquidos. Use agora um terceiro recipiente para juntar, aos poucos e alternadamente, os ingredientes secos e os líquidos, terminando com a mistura seca. Para bater a massa não é necessário o uso de batedeira, apenas uma dessas colheres de aro. A massa fica expessa, porém com uma textura fina.

Despeje a massa na forma reservada e leve ao forno por cerca de 35 minutos. Faça o teste do palito antes de tirar do forno.  Se quiser, faça uma cobertura grossa com um pouco de leite, açúcar de confeiteiro (açúcar em pó) e derrame no bolo ainda quente, salpique com côco. Deixe esfriar um pouco antes de servir. Bom apetite!


7 comentários:

  1. Estas receitas veganas são muito boas e esta eu ainda não conhecia e, então, já anotei esta sua. E estou pensando em usar um daqueles potinhos de pure de maçã para bebes, que eu penso que pode dar certo. Se não, sempre posso fazer eu mm o pure com maçãs frescas.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que eu estava pensando em sugerir o purê para bebês? :) Não deve ser assim tão diferente não é? Bjs

      Excluir
  2. Oi Deia,
    Adorei esse bolo! Mas já estava imaginando como seria pra achar o purê de maçã e essa idéia da papinha é uma boa alternativa.
    Adoro fazer bolo que não leva ovo. Quando vejo um que leva muitos eu até desisto de fazer rsrsrs
    Beijossss

    ResponderExcluir
  3. Tudo de bom! Adoro bolo com côco.
    Aqui purê de maçã tb é fácil de achar e barato. Sempre como de sobremesa no trabalho.
    Obrigada pela dica do prato ce pedestal.
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  4. Ficou lindo!
    Não ter ovos além de económico é ótimo para o colesterol.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá, infelizmente venho avisar que esta sua receita, e provavelmente muitas mais foram plagiadas neste blog sem a minima referencia à fonte:
    http://comersaudavel.blogspot.pt/2013/03/bolo-vegano-de-coco.html

    O mesmo me aconteceu e eu estou a avisar as pessoas para que façam valer os seus direitos e denunciem esta situação ao google.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por me chamar a atenção para esse blog. Realmente é um absurdo que copiem nossos textos e fotos sem citar a fonte! Já deixei um recadinho por lá!

      Excluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin