domingo, 24 de junho de 2012

Arraiá, Gabriela e S. João!


Hoje é dia 24 Dia de São João, dia de Arraiá e de quitutes que nos aquecem no Inverno brasileiro! Adoro essa época aí no Brasil, apesar do frio, que no Rio de Janeiro não passa dos 18°C, e das chuvas. Juntando a isso, essa é a primeira vez que vou tentar seguir uma novela no exterior: Grabriela! 

Gabriela é o meu romance preferido de Jorge Amado. Adoro a mistura que o romance faz do desenvolvimento político e social da época e da luta pelos direitos femininos. É lindo e bem escrito demais! Pois bem, no capítulo da sexta-feira, Gabriela é surpreendida pela chegada de Nacib enquanto tira um tabuleiro de Bolo de Tapioca do Forno.  Depois há uma imagem em close quando Nacib tira um tasco do bolo que estava no prato. Ai, ai, ai... Fiquei com àgua-na-boca e lá fui eu a procurar uma receita nova para experimentar!

Vocês devem lembrar-se que já fiz aqui um Bolo de Tapioca delicioso aqui no blog. No entanto, naquele tive que improvisar por não encontrar a tal farinha por aqui e  assim usei a bolinhas de tapioca que são duras de triturar para caramba. Quando minha mãe veio visitar,  trouxe a verdadeira Farinha de Tapioca e desta vez pensei em experimentar uma outra receita, esta do site do Receitas i.g. Vi que daria um bolo muito grande, então dividi pela metade e adaptei um pouquinho, pois só tinha um restinho de côco seco em casa. Estou então postando as quantidades que usei e colocando o link original, como sempre. 

O resultado ficou bem diferente do outro  bolo que fiz, mas não menos delicioso. É uma questão de gosto, pois esse aí fica com uma consistência mais mole, lembrando mais o bolo de Aipim. E vocês, já experimentaram esse bolo? Se não, aproveite a época!  E viva São João!  Beijinhos e até a próxima!

BOLO DE TAPIOCA
Fonte: Receitas i.g
Rendimento: 1 tabuleiro pequeno (22 cm x 18 cm)

Ingredientes(para a metade da receita original):
Para isso use uma caneca medidora em Mililitros.

250 ml de farinha de tapioca
450 ml de leite
(Junte  esses dois ingreientes numa vasilha e deixe descansar por uma hora).

75 (gramas) de manteiga amolecida
250 ml de açúcar
2 ovos
30 ml de côco seco
150 ml de leite de côco (ou leite)
100 ml de leite

Instruções:
Depois de a tapioca estiver hidratada no leite, ligue o forno e pré-aqueça à 180°C.

Num vasilhame, bata a manteiga com os ovos e o açúcar formando um creme claro. Junte o leite, o leite de côco e o côco seco. Misture, incorporando. Por último, junte a tapioca já amolecida no leite. Deixe descansar por 5 a 10 minutos e leve ao forno num tabuleiro untado com manteiga, por cerca de 45 minutos, ou até ficar dourado.  O cheiro é irresistível! Bom apetite!




3 comentários:

  1. Feliz Dia de São João! Reza a lenda que hoje é considerada a noite mais fria do ano aqui no Brasil. Será? rsrsrsr
    Sabe que ví esse capítulo e meu deu água na boca! Lembrei das festas de família que sempre aparecia um tabuleiro desses...
    Achei a receita fácil e prática ;)

    Beijosssss

    ResponderExcluir
  2. Andrea, também sou do tipo bem lariquenta quando vejo comida em filmes ou novelas! rsss E as novelas da Globo são especialistas em colocar essas idéias irresistiveis nas nossas cabeças-gordas ne? Sabe que nunca usei essa farinha de tapioca? Pela sua descrição acho que vou adorar esse bolo, vou ver se encontro aqui! Bjss e um lindo domingo pra vc!

    ResponderExcluir
  3. Nunca provei bolo de tapioca mas tem um aspecto fenomenal :)

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin