domingo, 29 de abril de 2012

Sabor da Primavera: Trifle de Morangos.


Vocês já comeram Trifle? Se ainda não experimentaram aqui vai uma sugestão minha de uma receita bem moderna de Trifle com um sabor  delicioso e intenso de morangos e facílimo de fazer. 

Para quem nunca ouviu falar, Trifle é uma sobremesa tradicional inglesa que alterna camadas de bolo, pudim, frutas e chantilly. Há diversas receitas por aí, das mais tradicionais as mais modernas, como essa que apresento, que usa a idéia do trifle para uma combinação inusitada de sabores. O bacana aqui é que pode-se usar restos de bolo para formar um Trifle, ou fazer uma quantidade menor da sua receita de bolo preferida e assim usá-la para formar esta sobremesa, ou até mesmo comprar uma base de bolo pronta e usá-la. Prático, não?

Estou postando a receita do bolo que fiz. Ele é bem pequeno e forma uma camada baixa, na quantidade ideal para ser usada nesta receita. Ele também pode ser congelado para o uso futuro, como Triffle ou base para uma torta. 

 Um grande abraço e aproveitem bastante o feriadão!


TRIFLE DE MORANGOS
Fonte: Dr. Oetker(base), Epicurius adaptado (creme)
Rendimento: 1 forma para bolo inglês de 25 cm / ou em potes individuais

Ingredientes para o bolo:
(usar uma forma redonda de 25 cm)
125 gr. de manteiga amolecida ou margarina
150 gr. de farinha de trigo
75 gr. de açúcar
1 col. de sopa de açúcar baunilhado
2 ovos
1 col. de chá rasa de fermento químico
2 col. de sopa de leite

Ingredientes para a compota de morango
500 gr. de morangos
1/4 xíc.* de chá de açúcar de confeiteiro (usei um pouco mais)
1/2 xic. de água
1/4 xíc. de vinho branco ou sherry (ou água)
um pouquinho de maizena para engrossar se necessário

outros:
500 gr. de iogurte tipo grego (com 10% de gordura) natural**
1 col. de sopa de açúcar baunilhado ou gotas de essência de baunilha
Chantilly para servir  ou para decorar

*Xícara = 240 ml
**Usei o iogurte grego sabor maracujá e ficou excelente!


Instruções:
Pre-aqueça o forno a 170C. Unte e enfarinhe a forma a ser usada. 

Proceda com o bolo de maneira usual
Misture a farinha como o fermento e reserve.  Bata a manteiga até ficar fofa, junte os açúcares, bata até que fique um creme claro.  Junte os ovos um a um, batendo entre cada adição. Depois adicione a farinha aos poucos e o leite . Leve ao forno por cerca de 20 minutos.  Deixe esfriar completamente. Depois de frio, corte-o em triras finas de 2 cm e corte novamente  as tiras ao longo de forma que se tenha retângulos  mais ou menos do mesmo tamanho. 

Compota:
Coloque numa panela em fogo médio, os morangos já lavados e cortados em 4, a água e o açúcar. Deixer cozinhar por 3 minutos. Depois adicione o vinho e cozinhe por 5 minutos. Por último coloque um pouquinho de maizena(já dissolvida em um pouquinho de água). Não exagere, pois não deve ficar duro demais. Deixe esfriar completamente antes de usar!

Montagem:
Na forma indicada, ou desejada, alternar uma camada com pedacinhos do bolo, a metade do iogurte depois a metade da compota. Repita novamente e aí está a seu Trifle pronto para ir a geladeira. Obviamente que se fizerem em copos individuais  talvez dê mais camadas.  Pode ser decorado no topo com chantilly ou deixar para usá-lo quando for servir o Trifle. Sirva gelado. Pode-se fazer no dia anterior. Bom apetite!

4 comentários:

  1. Oi Deia!
    Eu não conhecia Trifle. Fui pesquisar o iogurte Grego e parece que aqui eles indicam a nossa coalhada como similar. Disse que é mais densa, parecido com o Grego. Fácil, bonita e com certeza deliciosa! Adorei

    Beijocas :)
    Dri

    ResponderExcluir
  2. Olá, qual é a quantidade de farinha do bolo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Obrigada pela visita e pela pergunta pertinente! ;) Já anotei no texto, que usei 150 gramas de farinha de trigo. Bem observado!

      Bjs

      Excluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin