sábado, 21 de abril de 2012

Hummmm....

Oi Pessoal! Nossa eu mesma estava com saudades do meu blog! Hahaha! Sei que andei publicando pouco aqui, mas é que ultimamente tenho notado que meu forno vem produzindo menos, mas nem por isso tenho outros assuntos bacanas sobre culinária para dividir com vocês!  Por isso vou postar agora não só as receitas que andam saindo o meu forno. Por exemplo, gostaria de mostrar alguns produtos específicos alemães, coisas que enconto nas minhas viagens e também produtos para receitas brasileiras que encontro aqui nos super-mercados e lojas, mas com certeza as receitas ainda serão o forte do Dia de Domingas! O que vocês acham dos meus planos?

Voltando ao assunto receitas, tenho que admitir que já faz um tempinho que não assava um bolo aqui em casa! Há duas semanas fiz uma torta bem caprichada para uma festa de Comunhão na família, mas infelizmente esqueci de tirar fotos e ficou esse lapso nos meus registros. Finalmente, planejei assar um bolo neste fim-de-semana, nem que fosse para eu comê-lo sozinha, mas quando vi esta receita, achei que o marido iria também gostar e estava certa!

Genteeeeeeeeeeeeeee! Esse bolo é pra lá de delicioso! Recomendadíssimo para quem gosta de semente de papoula e sabores de nozes! Mas cuidado:  esse é um bolinho pequeno, apesar da grande quantidade de manteiga e ovos! No entanto, são esses ingredientes que acrescentam uma textura molhadinha à massa. Imperdível, acreditem!

BOLO DE SEMENTES DE PAPOULA
Rendimento: 1 forma redonda ou tabuleiro quadrado de 22 cm
Fonte: Lottie + Doof

Ingredientes:
3/4 de xíc.* de sementes de papoula
1/2 xíc. de água fervente
1 e 1/3 de xíc. de farinha de trigo
2 col. de chá de fermento químico
1/4 de col. de chá de sal
200 gr. de manteiga amolecida (ou margarina)
1 xíc. de açúcar
4 ovos grandes
1 col. de chá de extrato** de baunilia
1 col. de chá de extrato** de amêndoas
Açúcar em pó para polvilhar

*Xícara = 240 ml
** Se for usar a essência de baunilha e amêndoas, junte só umas gotinhas.

Instruções:
Numa tijela, coloque as sementes de papoula e cubra com água fervente. Reserve. Deixe descansar por 1 hora.

Depois de passado o tempo de descanso das sementes, pré-aqueça o forno à 170°C.

Coloque todo o o conteúdo da sementes, que agora virou uma espécie de massa, no liquidificador ou no pulsador.  Liquidifique rapidamente, só para partir um pouco as sementes, sem no entanto exagerar. Reserve.  Numa outra vasilha separada, misture a farinha, o fermente e o sal. Reserve.

Com a ajuda da batedeira, bata a manteiga em velocidade alta até ficar embranquecida. Vá juntando o açúcar aos poucos e continue a usar a velocidade alta até formar  um creme fofo.  Acrescente os extratos e os ovos, um a um, misturando bem entre uma adição e outra.  Junte agora a massa da semente de papoula. Misture bem. Por último, misture a farinha delicadamente só até incorporar. Coloque a massa na forma untada e polvilhada com farinha e asse por cerca de 45 minutos. Faça o teste do palito. Quando estiver pronto, retire o bolo do forno e deixe descansar por 10 minutos antes de desenformar. Se possível desenformar numa grade. Recomenda-se que deixe o bolo esfriar pelo menos por 2 horas antes de serví-lo, ou faça no dia anterior.  Sirva-o polvilhado com açúcar de confeiteiro. Eu comi um pedacinho dele morno e achei-o delicioso também, mas depois de frio o sabor se intensifica. Espero que gostem! Bom apetite!

7 comentários:

  1. Oi Deia,
    Que bom que postou outro bolinho pra gente. Esse é lindooo e diferente.
    Adorei a ideia de postar produtos daí. Sabe que sou fã de coisinhas diferentes. Com certeza vou ficar curiosa :)
    Beijão e bom fim de semana

    Dri

    ResponderExcluir
  2. saudades de você por aqui..etnho sentido muito a sua ausencia..amei sua receita..bjo grande

    ResponderExcluir
  3. E bota hummmm nisso,rss, que bolo lindo.
    Vou ficar esperando suas postagens, adoro ver coisinhas de outros países, e aí deve ter muitas coisinhas interessantes!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Adorei o bolo, mas por aqui a venda de semente de papoula é proibida!
    Postar sobre produtos de outro país é uma ideia ótima, já que não viajo,essa é minha forma de aprender!
    Bj,

    ResponderExcluir
  5. Que coincidencia! rss
    Sabe que nesta terça eu tb fiz um bolo com sementes de papoula só que com coco ralado e um toque de beterraba e, outra coincidência, tb nem lembrei de tirar foto do danado com sua cobertura colorida pela beterraba?
    Culpa da distração e da correria Andréa.
    O seu bolo é branquinho e o meu era todo meio cor de vinho. Mas ficou muito bom tb.
    Enfim...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Amei seu site! achei ele procurando pão de hambúrguer, vou fazer hoje! rsrssrs vim e fazer um pedido, coloque o face no seu blog, ficara mais fácil para comunicação, troca de fotos e add!(pense nisso)de qualquer forma so tenho a t elogiar, as receitas são perfeitas, obrigada!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin