domingo, 25 de março de 2012

Bolo Incrementado de Cenoura da Cynthia Barcomi





Nossa, há quanto tempo! Não planejei tirar "férias" do blog não, simplesmente aconteceu! Fiz pouca coisa durante esse tempo e as poucas novidades que fiz, não me agradaram o suficiente para que eu as publicasse aqui. O começo de ano foi meio parado e tivemos um final de Inverno muito rigoroso e sem muitas visitas. Agora a Primavera chegou e o bom tempo me inspirou a buscar uma receita que combinasse com essa época do ano e também com a Páscoa. 

Esta é mais uma receita do livro da Cynthia Barcomi, uma americana que ficou famosa pelos bolos que serve no seu Café, em Berlin. Apesar da Cynthia ter obviamente se inspirado nos bolos de cenoura estilo americano, esse bolo não é compacto, mas deliciosamente fofinho, bem ao meu gosto! A mistura inusitada de ingredientes, como o abacaxi e o côco não sobressai, mas cria mais maciez e textura. Para quem não gosta de passas, não as acrescente, ou substitua por alguma outra fruta sêca. A receita original pede uma cobertura feita de cream cheese, que não fiz, porque não sou muito fã de coberturas em geral, mas ao final estou indicando uma receita dessa cobertura que já fiz e deu certinho. A aparência do bolo me agradou demais! Ficou muito apetitoso, simples, mas sofisticado e muito bom para surpreender as visitas, os amigos ou a família. Experimentem só!

BOLO INCREMENTADO DE CENOURA
Rendimento: forma de 26 cm (com furo no meio), ou 2 formas normais redondas de 24 cm ou 18 forminhas para muffins.*
Fonte: Cynthia Barcomi's Backbuch 

  *Fiz 2/3 da receita e redeu uma forma de 22 cm (com furo no meio ou Gugelhup).

Ingredientes para a receita completa:
280 gr. de farinha de trigo
260 gr. de açúcar
2 col. de chá de bicarbonato
1 col. de chá de canela em pó
250 ml de óleo 
3 ovos
175 gr. de ananás picadinhos
110 gr. de nozes picadinhas (usei avelãs)
75 gr. de côco seco ralado
75 gr. de passas (ou outra fruta seca em pedacinhos)
200 gr. de cenoura ralada fina

Instruções:
Pré-aqueça o forno à 180ºC. Unte e enfarinhe a forma desejada. Reserve.

Num recipiente, misture a farinha o açúcar o bicarbonato e a canela. Reserve. Num outro recipiente, bata em alta velocidade os ovos acrescentando aos poucos o óleo até formar uma espuma clara. Agora em velocidade bem  baixa, junte a mistura da farinha, até se tudo se transforme numa massa. Não misture demais. Acrescente agora com uma colher de pau os outros ingredientes. Coloque na forma preparada e leve para assar por cerca de 50 minutos (forma de 26 cm) ou até que esteja dourado escuro. Faça o teste do palito. Espere esfriar e sirva puro ou com cobertura de cream cheese. Uma boa receita para a cobertura de cream cheese eu tenho aqui. Bom apetite!


9 comentários:

  1. Por aqui anunciaram o outono, mas por enquanto o clima é de verão, ainda faz muito calor na cidade onde moro, não me acostomu com esse calor rss.
    O bolo parece ser muito gostoso, até hoje nunca misturei nada alé de cenouras no bolo de cenouras rss, gostei da dica!
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Que bom que voltou! Adoro bolo de cenoura e esse tem um aspecto diferente, mas saboroso...vou levar a receita!
    Boa semana...

    ResponderExcluir
  3. Por acaso já juntei passas ao bolo de cenoura e já cobri doutra vez com chocolate e e ainda quente polvilhei com coco ralado.
    Esta junção de ingredientes deve resultar em bem ;)

    ResponderExcluir
  4. SUPER incrementado, Andrea!!
    E deve ser, proporcionalmente, bem gostoso tb!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Bem vinda de volta :)
    Estava com saudades das suas receitas!
    Sempre gostei de bolo de cenoura e esse não será diferente.
    Aqui o outono chegou e está mais fresquinho pra assar bolos...
    Beijosss
    Dri ;)

    ResponderExcluir
  6. Ola, passando aqui para pedir por gentileza para dar uma conferida em nossa loja, chegaram produtos novos, como óculos da Dolce & gabbana, Emporio Armani e prada, acesse: http://www.modafashionlojavirtual.com preços super em conta e com frete grátis.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, Andrea! As vezes acontecem esses intervalos involuntários mas fico feliz por estar de volta! Já fiz muffins com estes ingredientes mas ficaram compactos, vou experimentar essa receita na primeira oportunidade! O abacaxi que vc usou é em calda ou cru mesmo? Bjss e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  8. Oi Akemi!

    Respondendo a sua pergunta, eu usei o abacaxi em calda escorrido e sei uma faca grande para picá-lo bem miudinho. A receita é originalmente americana e lá existe um produto chamado "crushed pineaple", que é o abacaxi picadinho enlatado e com quase nehum líquido. A substituição deu certinho.

    ResponderExcluir
  9. Huuuum...!!!!!!!!!
    Me lembra uma receita que eu li há TANTOS anos atrás.
    Anotado.
    Bjs!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin