terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Pãezinhos de batata rápidos.


Oi queridos amigos,

Esta receita acabou de sair do forno! Eu sei, eu sei, costumo sempre fazer minhas comidinhas nos fins-de-semana, mas no momento meus horários se inverteram e está sobrando mais tempo para experimentos no meio da semana! É bom também, acho.

Eu estava com fome e tinha esta receita fácil no fundo da memória, esperando só uma oportunidade para ser encaixada em algum lanche rápido. E foi hoje. Bem, começando pela receita, que é muito prática, porque leva pó para purê de batata. Eu amo pães-de-batata, mas as vezes dá preguiça mesmo, só em pensar que tem que se cozinhar as batatas, esperá-las esfriar, etc. Essa massa é muito boa e podemos até acrescentar sabores diferentes nela.  Adaptei para mini-pãezinhos, pois só queria fazer a metade da quantidade. Quem quiser, pode dobrar a receita,  que originalmente seria para ser feita num tabuleiro. Amei e já sei que vai se transformar num clássico aqui em casa, para um lanchinho, talvez até para servir de acompanhamento em uma festinha ou churrasco. Um grande beijo!

PÃEZINHOS DE BATATA RÁPIDOS
Rendimento: 8 mini-pãezinhos

Ingredientes:
250 gr. de farinha de trigo
45 gr. de pó para purê de batata
1 col. de chá de páprica doce em pó
1 col. de chá de oregano desidratado
250 ml de água morna
2 col. de chá(rasas) de fermento biológico seco
1 col. de chá de azeite
1/2 col. de chá de açúcar
1/2 col. de chá de sal


Instruções:
Num recipiente misture os quatro primeiros ingredientes. Reserve.
Num outro recipiente, desfaça o fermento biológico na água, acrescente o açúcar e o sal e espere 5 minutos. Junte o azeite e toda a mistura da farinha. Amasse tudo (com a ajuda do garfo para pães, ou mesmo à mão), até formar uma massa elástica e homogênea. Se a massa ficar muito grudenta, acrescente uma colerinha de farinha. Amasse. Se ainda estiver grudando, repita o procedimento. 
Quando a massa estiver pronta, divida-a em 8 bolinhas, coloque num tabuleiro untado ou forrado e deixe num lugar quente por 30 minutos. Eu normalmente coloco massas para pães no forno frio, daí lá  embaixo, coloco uma vasilha com um pouco de água quente. Faço isso, porque aqui é frio, mas quem mora em lugar quente basta cobrir com um pano limpo e proteger o tabuleiro de correntes de ar.

Depois de crescer (se for o caso, tire os pães do forno frio), dê talhos fundos nos em cada um cubra e reserve. Agora ligue o forno e aqueça à 175ºC. Asse os pãezinhos por cerca de 25 minutos ou até ficarem dourados. Bom apetite!

7 comentários:

  1. Até agora eu sempre fiz aquela receita de pão de batata do Panelinha que fica estupenda!
    Mas, como vc mm disse, é do tipo bem trabalhoso e a gente termina fazendo menos do que gostaria. Enfim...
    Então, com certeza eu vou testar esta sua para ver como fica.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oi Clau!

    Gosto também muito da receita do Panelinha... mas nem sei se fiz aqui no blog!

    Esta aí é bem diferente. Apesar do aroma de batatas o sabor da batata, por causa dos temperos fica bem escondida. Mas recomendo. Gostei muito.

    ResponderExcluir
  3. Costumo colecionar receitas de pães de tanto que gosto, a sua parece prática e saborosa!
    Ótima semana, bj...

    ResponderExcluir
  4. humm aqui vende esse pó pra pure de batata! Vou experimentar!!
    Deia lembra da loja pão de batata? delicia né mas por aqui não tem mais :(

    ResponderExcluir
  5. Nunca fiz pão de batata exactamente por causa de ter que cozer a dita e esperar esfriar. Bem mais prática esta receita :)

    ResponderExcluir
  6. Também não gosto de esperar a batata rss. Uma otima receita para dias mais corridos!
    Bjos

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin