quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Deliciosos Rock Cakes - para os fãs de Harry Potter.





Olha eu aqui bem no meio da semana! Sobrando tempo, isso vai acontecer mais vezes, porque eu não vou me limitar só aos fins-de-semana, claro! :)

Eu sou fã do Harry Potter e sua turma: li todos os livros e já vi todos os filmes lançados. Confesso que o último(penúltimo da série) deixou a desejar. Principalmente para aqueles que não leram o livro, no caso o meu marido, o filme ficou muito abstrato e sem muitos acontecimentos. Voltando ao assunto culinária, quem não ficava imaginando as delícias com estranhos nomes que os personagens provavam? E aí, por acaso encontrei essa receita e informações sobre o livro "Unnoficial Harry Potter Cookbook"! Acho que o livro só existe em  Inglês, mas eu consigo encomendar daqui e estou extremamente tentada! :)

Lembro-me bem da cena do livro, quando Harry e seus amigos vão visitar o Hagrid e este oferece os "rock cakes" com uma caneca quente de "butterbeer", ou seria outra bebida? Bem, os "rock cakes " são tão fáceis de fazer que tive que experimentar hoje mesmo! Não dava para esperar! :) São crocrantes por fora, macios por dentro. Deliciosos !  Imperdíveis para quem gosta de passas com eu!

BETTER THAN HAGRID'S ROCK CAKES
(Bolos-rocha, melhores do que os do Hagrid)
Rendimento: 12 rock cakes

Ingredientes:
2 xíc. * de chá de farinha de trigo integral**
1/2 xíc. de açúcar
1 col. de chá de fermento químico
1/2 col. de chá rasa de canela moída
1/2 col. de chá rasa, de sal
1/2 xíc. (115 gr.) de manteiga gelada em pedacinhos***
1 ovo
1/3 de xíc. de leite
1 xíc. de passas (usei 100 gr. de passas pretas)

* Xícara medidora = 240 ml
** Usei metade integral e metade farinha branca e adorei!
*** Uma opção para tornar os bolinhos mais "light", surgerindo pela  Melinda, é substituir a manteiga por purê de maçãs.

Instruções:
Pré-aqueça o forno à 170ºC. Junte todos os ingredientes secos(exceto as passas) numa vasilha, misture. Depois junte aos poucos a manteiga em pedacinhos. Use as mãos ou use o garfor para massas da batedeira. Mexa ou amasse tudo até formar uma farofa.  Num outro vasilhame, bata ligeiramente o ovo com o leite. Junte essa mistura de uma vez só à farofa.  Misture, formando uma massa homogênea quase dura.  Por último, misture manualmente as passas. Com a ajuda de uma colher de sopa ou colher para sorvete, distribua a massa em 12 montes irregulares, num tabuleiro untado ou forrado com papel manteiga. Asse por cerca de 35 minutos, ou até ficarem dourados.  Bom apetite!


11 comentários:

  1. Bolo que parece cookie...com certeza delicioso!
    Ahh adoro Harry Potter também ;)
    Beijossss

    ResponderExcluir
  2. que delicia Andrea..gostei muito..muito mesmo..bjo querida..

    ResponderExcluir
  3. Já estava aqui entusiasmada também até que vi passas :)

    ResponderExcluir
  4. Para mim lembram um pouco Scones.
    Uma ótima dica! Eu só usaria outra coisa em vez de passas para variar um pouco.
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  5. Sim Claudia, você tem razão! Acho que é uma versão dos scones, mas o uso da farinha integral com um gosto muito leve de canela deu a receita um novo sabor!

    Adorei com as passas pretas, mas claro, dá para substituir por frutos secos, nozes, etc.

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá Andrea, já não vinha aqui aqui já à algum tempo. Não me perguntes porquê?!Talvez não tenhas postado muito e não foi em dias que não vim ao blog. O que é certo é que fiquei contente quando te vi por aqui :)
    Gostei muito dos teus bolinhos. Por acaso fiz uns desse tipo pelo natal e ainda não os publiquei. Gosto imenso de frutos secos, por isso esses são mesmo ao meu gosto.

    Beijinho

    ResponderExcluir
  7. Esta eu vou fazer amanhã mesmo!!
    A-do-ro uva passa e a cara de biscoito deste bolinho é uma tentação!
    Boa dica Andrea!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Ficaram muito bonitos, deliciosos para acompanhar um café.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Andréa, só uma coisa: eu queria fazer hoje esta receita para a minha filha, que vem me visitar. Mas qdo fui separar os ingredientes da receita fiquei meio confusa com aquela sua observação do mel x pure de maçã pois vi que nem um nem outro estão na receita.
    Como é que fica...?
    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Clau,

    Sorte que estou online e posso respondê-la rápido sobre os Rock Cakes! A observação é sobre a substitução da manteiga gelada por purê de maçã, caso a pessoa queira a receita mais "light". A Mel (acho que se chama Melinda) é a dona do outro blog onde tirei a receita! :)

    Tudo de bom e espero que os bolinhos agradem! :)

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Quando li logo pensei em fazer para umas primas que adoram Harry Potter, mas depois que vi os ingredientes desisti, são fãs de Potter mas não de uva passa rsss
    Bjos

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin