domingo, 29 de janeiro de 2012

Cheesecake brasileirinho de ricotta



Uma amiga mudou-se no ano passado para um apartamento novo. Até aí, nenhuma novidade... Mas acontece que o prediozinho tem um lindo jardim nos fundos e lá encontra-se uma Cerejeira! Ela se encantou com o florescer da árvore e quando os frutos começaram a amadurecer e cair, se espantou por ninguém colher as cerejas. Daí um dia, ela se enfezou, e começou a colher as cerejas boas.  Fez isso por uns dias até juntar o suficiente para fazer compotas. Com a quantidade que colheu conseguiu encher vinte vidros de uma compota deliciosa, que  presenteou os amigos no Natal. Sim, eu sou uma das sortudas que recebeu a compota e hoje tive a idéia de usá-la como acompanhamento para uma nova receita de cheesecake. Hummm, imperdivel! Desde já estou me prontificando a ajudá-la na próxima colheita! :)

A receita do Cheesecake eu encontrei no blog da Emília, que por sua vez, encontrou-a no blog Rainhas do Lar.  Estamos aqui em casa há tempos sem comer um cheesecake e o marido até comentou isso recentemente.  Quando vi esta receita e percebi que havia ricotta na geladeira e raro, leite condensado também na dispensa, resolvi tentá-la. Eu adaptei um pouquinho, reduzindo o leite porque a minha forma era pequena e resultou num recheio muito gostoso e com gostinho levemente caramelado. Não havia biscoitos em casa e fiz a minha massa estilo americano. Bom apetite!

CHEESECAKE BRASILEIRINHO DE RICOTTA
Fonte adaptada: Rainhas do Lar (recheio), all recipes (massa)
Rendimento: uma forma para tarte de 22 cm

Ingredientes:
Massa:
1/2 xíc. (115 g) de margarina(manteiga, ou gordura hidrogenada)*
1 e 1/2 xic. de farinha de trigo
1/2 col. (rasa) de chá de sal
1/2 xíc. de água gelada

Recheio:
300 g de ricotta
1 lata de leite condensado
2 col. de sopa de pó para pudim de baunilha
1/2 lata (do pudim) de leite

*Xícara= 240 ml

Instruções.
Juntar os ingredientes secos para a massa e misturar até formar uma farofa. Não coloque a água de uma só vez: vá adicionando  aos poucos, mexendo com ajuda de um garfo, delicadamente até formar uma massa. Não precisa amassá-la. Pronto! Achate a massa como num disco coloque num saco plástico e preserve-a na geladeira para o uso ou forre, amassando com os dedos, o fundo e os lados de uma forma para tarte e reserve-a na geladeira, enquanto prepara o recheio.

Pré-aqueça o forno à 180°C. Para o recheio, você deve colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater até formar um líquido homogêneo. Despejar na forma forrada com a massa. Leve ao forno por cerca de 30 minutos, ou até que o recheio esteja todo inflado e dourado. Desligue o forno e deixe-a esfriar lá dentro. Preserve-a na geladeira, mas se usar esta base de massa, tire com antecedência da geladeira antes de servir, porque a massa endurece quando muito gelada.  Beijos!


5 comentários:

  1. Compota caseira de cerejas é 10!
    E uma torta assim é a que mais eu faço, à minha maneira, como vc já viu lá no meu blog.
    Mas confesso que qdo vim para SP fiquei preocupada de não ter mais as amoreiras da minha sogra à minha disposição. E qual não foi o meu espanto em ver que, mm aqui, consegui fazer como na Itália, apesar de não serem das variedades que encontrava por lá.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oi Deia!
    Essa cobertura deve ter ficado divina! e esse recheio com ricota é interessante. Deve ter ficado cremosinho hummm :)

    Beijossssssss

    ResponderExcluir
  3. Ela é que foi esperta, deixar desperdiçar assim até é pecado :) Fiz as suas waffles de maçapão e ficaram ótimas!

    ResponderExcluir
  4. que delicia Deia..amo chessecake..o seu ficou super lindo..e..bela histria essa da sua amiga..bjo

    ResponderExcluir
  5. Sabe que essa semana eu fiquei pensando nesses preparos para pudim/flã rss; gostei dessa idéia de uso!! E que presente gostoso!!
    Bjos

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin