domingo, 27 de novembro de 2011

Presente de Natal: Bolo Natureba.


Oi queridos amigos,

O Natal está chegando e essa é a hora de pensar nos presentinhos para os nossos queridos amigos e familiares. Eu tradicionalmente faço meus presentes porque entre os meus familiares é uma coisa muito apreciada. Nos dias corridos de hoje, isso é uma forma de demostrar amor e atenção. Bem, os que acompanham o blog sabe que eu faço presentes comestíves também e este ano, fiquei inspirada no post da Gabriela. Ela comprou uma mistura para um bolo de banana em grãos numa loja de produtos naturais e a resultado ficou de dar água na boca!

Eu decidi arriscar e criar a minha própria mistura seca para o bolo de banana em grãos e fazer imediatamente para ver no que resultaria. Esta, acrescentada aos ingredientes líquidos, formará a massa a ser assada. Um boa opção de presente, não?  Fiz ontem pensando justamente no "brunch" do domingo. 

O resultado: Tenho que admitir que a receita precisa ser "afinada", mas ficou realmente delicioso! Abaixo, estão anotados os ingredientes usados e as minhas anotações para balancear a massa ao meu gosto. Um beijo!

MISTURA PARA BOLO DE BANANA EM GRÃOS
Fonte: Dia de Domingas (inspiração: Entre Pratos e Copos)
Rendimento: 1 forma para bolo inglês de 25 cm

Ingredientes para a mistura seca:

250 gr. de Müsli integral de frutas (acho que 200 gr. já bastam)
4 col. de sopa cheias de farinha de trigo integral (3 já bastam e poderia ser farinha de espelta também)
100 gr. de açúcar mascavo
1 e 1/2 col. de chá de fermento químico
Opcional: colocaria aqui algumas especiarias(baunilha, canela, cardamomo, cravo em pó) à gosto.

Misturar o fermento em pó e as especiarias à farinha. Colocar todos os ingredientes em camadas num saquinho transparente, fechar com arame flexível para congelados e cobrir com uma fita natalina bem bonita.  

Preparar uma etiqueta a ser colada(ou pendurad num cordão) na parte de fora do saquinho com os ingredientes a ser acrescentados à mistura:

Modo de Fazer:
Num recipiente colocar a mistura do pacote e acrescentar:
3 bananas amassadas
3 ovos médios ligeiramente batidos (com garfo)
Opcional: 100 ml de óleo, manteiga ou margarina derretida(não coloquei, mas acho que intensificaria o sabor do bolo)

Misturar bem a cada ingrediente acrescentado. Colocar numa forma para bolo inglês de 25 cm untada, ou tabuleirinho. Levar para assar em forno médio (à 180°C) por cerca de 30 minutos até ficar dourado. A massa permanece úmida no dia seguinte.

----------------------

Outra opção é assá-lo e embrulhá-lo depois de frio em papel manteiga, depois cobrir com papel celofane e decorar com fitas e cartões ou etiqueta com o nome do bolo.

Se não resistirem, faça-o para si, para ser consumido no lanche ou, uma ótima opção também é  levá-lo para a escola ou para o trabalho como snack. Bom apetite!

3 comentários:

  1. Hummm adorei a guloseima natureba. Estou precisando....kkkkk
    Gostei também a opção de fazer a própria mistura seca. Colocaria uma passas que adoro...

    Beijão e uma semana iluminada :)
    Dri.

    ResponderExcluir
  2. Esta idéia pode ser muito boa, de verdade, sabe Andrea?
    Para o Natal, como vc mm disse e mm para outras ocasiões.
    Mas o que me deixou curiosa foi tentar imaginar a textura e o gosto dele, mas eu acredito que só mm fazendo o bolo para saber... rss
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Seu bolinho ficou com uma cara ótima tbm!!
    Também acho que precisa de uma melhorada no meu, dobrar a receita e colocar mais grãos talvez... mas fica fofíssimo e muito gostoso.
    Abraços
    Graciela.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin