domingo, 9 de outubro de 2011

Genial: Pão de Queijo de Singapura.


Queridos leitores,
Estou impressionadíssima com esta receita e não posso esconder meu entusiasmo! Os meus pães-de-queijo nem ficaram assim tão bonitos, porque usei queijo em pedacinhos, que não se derreteram totalmente na parte externa dos pães e formaram manchinhas. Isso não alterou o sabor e o resultado vocês podem ver pela textura aí nesse que dei uma dentada! :)

Vi a receita no Pecado da Gula, o delicioso blog da Akemi, onde foi totalmente adaptado e com ótimos resultados. Ela no entanto foi generosa ao indicar a receita original no site do Mais Você e foi esta que fiz. Diz a lenda, que uma brasileira moradora de Singapura é a criadora desta receita maravilhosa. Porque é maravilhosa? __ alguns de vocês me perguntariam. Para entender a resposta é preciso ter alguma experiência com a receita tradicional.

Primeiramente, o polvilho não precisa ser escaldado, e para melhorar ainda, não leva óleo e nem ovos inteiros, só uma gema! Impressionante, não? Mas pão-de-queijo não seria o mesmo sem um pouco de gordura não é? Esta provém do cream cheese, que tem 40% de gordura na sua composição. Outra vantagem da receita é que a massa pode ser enrolada imediatamente, pois é fria  e ser levada para assar. Os pães também não endurecem se passar uns minutinhos a mais no forno. Já aconteceu  algumas vezes comigo, quando fiz a receita tradicional. Estes pãezinhos são fofos e muito macios por dentro e o incrível é que parece aceitar variedades de queijo, pelo que li na adaptação da Akemi. Eu tinha um pouco de queijo para pizza e foi este que usei. Ficaram maravilhosos! Quero usar da próxima vez o queijo Gouda, que é o meu preferido para esses pãezinhos.  Experimentem e pasmem, porque não tem como errar!


PÃO DE QUEIJO DE SINGAPURA
Fonte: Mais Você
Rendimento: 20 bolinhas de 15 gramas*


Ingredientes:
125 gr. de polvilho doce
200 gr. de cream cheese (queijo tipo Philadélphia)
1 gema
5 col. de sopa de queijo parmesão ralado (usei 100 gr.)**
sal à gosto ***

*Depende do tamanho desejado. Fiz do tamanho de nozes e renderam mais.

**usei queijo ralado grosso para pizza

*** Acho que vai depender do queijo. Juntei 1 col. de chá e ficou bom.


Instruções:
Pré-aqueça o forno à 180°C. Forre um tabuleiro com papel manteiga ou unte-o.

Misture todos os ingredientes acima e faça bolinhas do tamanho de uma noz. Asse por cerca de 20 minutos ou até ficarem ligeiramente douradinhos.

Bom apetite!

13 comentários:

  1. hummm..ficaram lindos e amei a receita..bjus querida..li

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante. Uma rteceita, de fato, bem diferente.
    Eu amo Pão de Queijo e o aspecto ficou dez!
    Bjs :_

    ResponderExcluir
  3. Que interessante!! Bem diferente das que já fiz por aqui. Essa é fácil, prática e com certeza mais gostosa!!

    Obrigada por dividi-las conosco!!
    Beijossss.
    Dri :)

    ResponderExcluir
  4. Andreaaa parece ser hipermegasuper facil!!! O tipo de receita que cabe direitinho na minha cozinha =) Vou fazer hoje mesmo!!! Depois volto aqui p/contar como ficou!!! Bisous,

    ResponderExcluir
  5. Uau, Andrea, primeira vez que vejo isto, qualquer hora vou testar também! Um beijo,

    ResponderExcluir
  6. RECEITA MARAVILHOSA, PÃO DE QUEIJO É TUDO DE BOM!

    BEIJOS E ÓTIMA SEMANA!

    ResponderExcluir
  7. Acabei de fazer e ficou
    D-I-V-I-N-O!!! Fotografei tudinho p/colocar na minha cozinha. Muito obrigada por mais essa receita Domingas!!! bisous,

    ResponderExcluir
  8. Oi, Domingas! Que bom que gostou da receita e muito obrigada por me mencionar! Só quem já sofreu com a receita tradicional desse quitute mineiro sabe a facilidade que é esta receita! Bjss

    ResponderExcluir
  9. Que receitinha bacana, sou louca por paes de queijo e estes estão lindos. Is

    ResponderExcluir
  10. Nossa pão de queijo é minha perdição, amo demais e é sempre bem vindo a qualquer dia e hora, mas confesso que nunca me aventurei a fazer eu mesma mas depois do seu entusiamos toda me animei para fazer.

    Grande beijo
    http://dulce-sugar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Adooooooro pão de queijo. Costumo fazer das misturas pré-feitas da Yoki, por exemplo. Por vezes compro congelados, que basta ir ao forno.
    Já experimentei muitas variações, com polvilho doce, azedo, mistura dos dois, com óleo, ovos inteiros, só gemas, mais claras que gemas, à mão, no liquidificador... e nunca ficam tcharam.
    Irei fazer esta receita rapidamente. Depois conto.

    ResponderExcluir
  12. Faço uma receita muito parecida e é uma delicia, por isso penso que esta também seja.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Andrea, eu comecei a ler e logo pensei que vc falaria daquela adaptação, tb vinda do oriente, que usa fécula de batata, com ótimos resultados, em paises onde de polvilho nem se fala.
    Mas fiquei surpresa em ver que esta receita eu não conhecia e que, de tão curiosa, um dia vou tb experimentar!
    Pq agora, como acabei de voltar de viagem, entre tantos paises que visitei, inclusive passando por Munich, ainda estou devagar... rss
    Bjs!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin