domingo, 25 de setembro de 2011

Delbarestivale Tarte à inglesa



Oi queridos!

Aqui estou eu de volta com um post sobre maçãs! Quando eu morava no Brasil, nem reparava muito no detalhe dos nomes das maçãs. Mas eu também tinha a impressão que esta informação não estava sempre por lá. Assim, a maçã mais conhecida era a Gala,  a " Maçã Argentina", uma espécie de mini-gala e a Maçã Verde ácida(Granny Smith). Havia outras maçãs diferentes, mas sem informações, que segundo minha família se dividiam em : esfarelentas e suculentas, ácidas e doces. :) Vindo morar aqui na Alemanha a estória mudou. Reparei nas feiras livres e nos supermercados uma enorme quantidade de tipos sendo oferecidos com seus nomes e qualidades peculiares. 

Os nomes das espécies comumente encontradas são fáceis de lembrar, mas como só na Alemanha existem mais de 2.000 espécies de maçãs, dá para se surpreender com alguma mais rara, não é? Infelizmente algumas espécies estão desaparecendo devido ao pouco uso comercial. Bem, assim eu fiquei curiosa ao encontrar no supermercado a desconhecida espécie de maçã do tipo Delbarestivale. Comprei um kilo e fui procurar na internet mais informações. Lá fui saber que é uma maçã originária da França, do cruzamento da Golden Delicious (essa eu conheço!) e Stark Jongrimes, e  que é uma maça colhida no Verão! A aparência lembra um pouco a da Gala, só que com manchas amarelas. Adorei o sabor doce e mais suculento. Vou tentar encontrá-la novamente.

Falando agora na receita. Esta veio num livreto recente dentro da revista do Club do Dr. Oetker. Este livreto era dedicado só a bolos e tartes de maçã, que é a fruta da estação. Gostei muito da aparência simples e elegante da tarte e o melhor: até criança faz! Sério! A massa é bem maleável e pode ser espalhada à mão pela forma, sem a necessidade do uso do rolo.  E depois, ela não fica dura como a maioria das tartes, isso surpreendeu também. Eu achei que ficou deliciosa e penso que acompanha um chazinho ou até uma bola de sorvete! 

Agora me conte, qual a sua maçã preferida? Qual a foi a mais estranha que provou? Boa semana para todos!

TARTE DE MAÇÃ À INGLESA
Fonte: Gugelhupf (revista do Club Dr. Oetker)
Rendimento: uma forma de 24 cm ou 26 cm

Ingredientes:
Massa:
200 gr. de farinha de trigo
150 gr. de manteiga ou margarina, amolecida
1 pacotinho (1 col. de sopa rasa) de açúcar baunilhado
2 col. de sopa de água gelada
2 col. de sopa de açúcar
1 pitada de sal

Recheio:
800 gr. de maçãs
1 col. de sopa de açúcar
1 pacotinho de açúcar baunilhado
2 col. de sopa de suco de limão
5 col. de sopa de geléia clara (maçã, laranja, damasco, abacaxi, etc .)
2 col. de sopa de amêndoas em lâminas

Instruções:
Misture todos os ingredientes para a massa. Amasse bem até formar uma massa homogênea. Forme um disco enrole num filme plástico e ponha para gelar pelo menos por 30 minutos.

Pré-aqueça o forno à 175ºC. Unte uma forma apenas com margarina e espalhe com os dedos 2/3 da massa no fundo. Fure bastante com o garfo e leve para assar por 15 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. Depois de resfriada, usar o restante da massa para contornar os lados da forma. Reserve.*

Descasque as maçãs tire os caroços com um furador, se possível. Rale 600 gramas e misture os açúcares e o limão. Recheie a tarte e pincele com um pouco de geléia. Corte o restante das maçãs em lâminas e pincele com o restante da geléia. Salpique as amêndoas em lâminas e leve para assar por cerca de 35 minutos. Bom apetite!

*P.S.: Eu pulei esta etapa e forrei toda a forma (inclusive as laterais), furei com o garfo e coloquei para assar por 15 minutos. A massa cresceu e subiu um pouco, mas ficou boa. Assim que tirei do forno, procedi com a outra etapa













7 comentários:

  1. que torta linda..amei a receita..bjus e bom domingo..li

    ResponderExcluir
  2. Oi Deia!
    Eu adoro maçã, e a preferida é a Fuji. Ela é a famosa "suculenta" pra gente!
    Observando a foto da Delbarestivale, me lembrou bastante da Gala.
    Mas não importa, pq a sua torta deve ter ficado uma delicia!
    Beijosss.
    Dri.

    ResponderExcluir
  3. Andréa, tudo o que vc faz de tortas eu como de maçãs... rss
    Uma época eu fazia bastante strudell com elas. Mas terminei por perder a paciencia de ficar abrindo a massa bem, mas bem fininha.
    E esta sua linda torta esta pedindo uma bela infusão de ervas e frutas, bem quentinha, para acompanhar!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Eu não entendo nada de maçã rss
    Gostei do que vc disse sobre a massa, já animei para usar em outras receitas doces.
    O nome da maçã é super chique e a torta ficou muito bonita!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Está com cara ótima, pronta para ser devorada!

    ResponderExcluir
  6. Olá. É a primeira vez que visito o blog. Conheci através da Manuela. Gostei muito desta tarte de maçã. No receitasaodesafio temos várias receitas com maçã mas nunca especificamos o tipo, à exceção do envelope folhado de maçã, tipo struddel, onde utilizei maçã reineta.
    Vou passar mais vezes por aqui.
    beijinhos
    Patrícia

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin