segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Cuzcuz Baiano


Gente esta foi a primeira vez que fiz cuzcuz de tapioca! Não sou muito de pesquisar, mas por acaso há bastante tempo li que todos os cuzcuzes existentes no Brasil, são na verdade adaptações do original, o Cuzcuz Marroquino (Couscous)! Provei dele aqui na Alemanha. No entanto, é um prato bem soltinho, mais parecido com o nosso arroz, mas que na verdade é trigo.

Lembro-me que temos no Brasil o Cuzcuz Nordestino, que é aquele com a panelinha própria e feito de milho. Normalmente é salgado, mas já vi receitas doces. O Cuzcuz Paulista, que nunca provei, mas parece delicioso, todo decorado de tomates, ovos, etc, e com cara de ser molhadinho. Já o Cuzcuz Baiano (também conhecido como Cuzcuz de Tapioca), faz parte da minha infância! Esse doce era sempre vendido por mulheres vestidas de roupas típicas baianas, todas de branco, nas ruas do Rio de Janeiro. Nós lá em casa adorávamos, mas não havia onde se achar a receita e parece que as baianas a guardavam a sete-chaves! :)  

Não ficou igual ao das baianas, mas fiquei satisfeita com o resultado!  O sabor ficou ótimo, mas achei que a consistência poderia ficar mais durinha e no futuro vou diminuir a quantidade de água. Mas talvez tenha a ver com o fato de ter usado só o leite de côco e não ter adicionado côco na massa... Eu gosto dele assim purinho, sem leite condensado no topo, que eu me lembre, adicionao  a ao servir o cuzcuz muito tempo depois. É uma sobremesa popular, mas acho que ele cortadinho assim, como um coração e servido com algumas frutas que combinem com côco, daria uma excelente sobremesa! Boa semana para vocês!

CUZCUZ BAIANO
Fonte: blog Doce Tentação
Rendimento: um tabuleiro de 20cm x 25 cm

Ingredientes:
250 gr. de tapioca
400 ml de água(melhor diminuir um pouco)
150 ml de leite 
100 ml de leite de coco
180 gr. de açúcar (usei 150 gr.)
200 gr. de coco ralado, dividido (usei seco)
Uma pitada de sal

 Instruções:
Preparar o tabuleiro, untando-o de margarina. Reserve.

Num recipiente com tampa, misturar a tapioca, o açúcar, o sal e metade do côco ralado. Reservar.
Levar ao fogo numa panela,  o leite, o leite de côco, e a água. Deixe ferver. Agora derrame de uma só vez o líquido fervente sobre a mistura da tapioca, misture bem . Imediatamente tampe o vasilhame, se possível vede com um pano limpo de cozinha.  Deixe cerca cerca de 20 minutos assim. O cuzcuz deverá já ter absorvido todo o líquido. Agora coloque no tabuleiro preparado, salpique o restante do côco ralado e cubra vedando bem com um filme plástico. Depois de frio, leve a geladeira por pelo menos 4 horas antes de servir. Bom apetite!



9 comentários:

  1. que delicia..amo êsse tipo de cuscuz..bjus

    ResponderExcluir
  2. Mamy fez esses dias pra Tia Marlene. Na receita dela, ela faz com o leite frio! Delicioso tb!
    Beijosss
    Dri.

    ResponderExcluir
  3. Nunca provei, só conheço o couscous marroquino. Tenho certeza que é tão bom quanto parece :)

    ResponderExcluir
  4. Eu me rendi aos encantos da tapioca,rss, adoro!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Estou começando um blog e gostaria que vc desse uma passada lá e ver o que acha.

    A proposito, vc acredita que eu nunca comi cuzcuz?! Quem sabe um dia eu não me aventuro e faço essa receita.

    Grande beijo
    Carla
    http://dulce-sugar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Por aqui faço algumas vezes couscous marroquino, é de trigo. Outras versões nunca fiz, mas este está tentador ;)

    ResponderExcluir
  7. Ficou lindo!
    Mas eu tb não sei fazer ou usar estas coisas, apesar de gostar.
    Na minha família se faz um cuscuz paulista ótimo! Mas a receita parou na minha mãe, que eu nunca fiz, apesar de estar ensaiando há uns anos... rss
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Oi querida acompanho seu blog, mas ainda n tinha comentado. Eu vivo na Alemanha tb e nunca me atrevi a fazer cuscuz. Tb me lembro das baianas vendendo no Rio e pedia muito leite condensado kkkkk. Tenho uma duvida a tapioca e aquela vende nas lojas asiáticas parecem farinha ou e a tapioca verdadeira q vc rala? Adoraria tentar fazer me dei água na boca hummmmmmm. bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas visitas Vinha! ;) Olha, a Tapioca que eu comprei nas lojas asiáticas vem em forma de bolinhas secas e chama-se "Tapioca Pearls". Tem branca e verde, mas claro que comprei a branca. Ela é seca, por isso é que fica de molho no líquido fervendo. Dá certinho, mas olha as minhas obervações. Talvez você queira diminuir a quantidade dos líquidos, para que fique mais consistente. Se fizer me conte, tá?

      Bjs

      Excluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin