domingo, 28 de agosto de 2011

Quadrados de Banana Chocolate e Philadelphia


Eu sou um pouco suspeita para falar de bolos de banana. Gosto de todo o tipo, a não ser aqueles que ficam secos, claro. Qualquer receita já me agrada, mas sempre estou à procura das diferentes e elas são cada vez mais raras . Este bolo no entanto me surpreendeu não só pela escolha dos ingredientes, mas também pelo resultado da textura. Foi definitivamente um surpresa e das boas! Então vou dividir com vocês, claro!

Bom, tudo começou como sempre: havia duas bananas que deveriam ser usadas, ou iriam para o lixo. Vi esta receita que leva uns ingredientes diferentes na massa e resolvi dar crédito, que sorte! O bolo fica compacto, mas bem molhadinho. A massa leva bastante chocolate em pedaços, então se fizerem, comprem um de boa qualidade, pois no caso desta receita é muito importante. É um bolo para matar a fome, bom para o lanche ou para levar para o trabalho, mas também faria bonito num aniversário informal, feito numa forma redonda. A cobertura fica a critério de vocês, mas penso que seja opcional porque a massa tem bastante gosto de chocolate. Eu acrescentei chocolate granulado para finalizar, porque fiz só metade da cobertura e achei que ficou muito bom! Esta então é a minha sugestão para a próxima vez que sobrarem bananas aí na casa de vocês também! Boa semana para todos!

QUADRADOS DE BANANA CHOCOLATE E PHILADELPHIA
Fonte: ligeiramente adaptada da Cathy Bray
Rendimento: tabuleiro de


Ingredientes:
200 gr. de queijo tipo philadelphia
50 gr. de mantiga amolecida
1 xíc.* de açúcar
1 ovo
1 banana grande (usei 1 e 1/2)
1 xíc. de farinha de trigo
1/4 de col. de chá de bicarbonato
1 pitada de sal
1 xíc. de aveia em flocos inteiros
200 gr. de chocolate meio-amargo em pedacinhos

Cobertura (opcional):
150 gr. de chocolate meio-amargo
1 col. de sopa de manteiga amolecida.

* 1 xícara = 240 ml

Instruções:
Pré-aqueça o forno à 170ºC. Unte o tabuleiro ou forma desejada (eu forrei o fundo com papel manteiga). Rserve. Num recipiente, misture a farinha, o sal, o bicarbonato e a aveia. Reserve. Caso compre o chocolate em barras, pique-o, separe a quantidade para a massa e para a cobertura e reserve.

Bata a manteiga com o queijo até formar uma massa fofa. A dicione o açúcar e continue batendo em alta velocidade até incorporar bem. Junte o ovo e bata, junte a banana amassada, bata mais.
Diminua a temperatura e adicione a mistura da farinha. Apenas misture até incorporar. Adicione o chocolate em pedacinhos e coloque a massa no tabuleiro preparado. Asse por 35 minutos, desligue o forno e deixe lá dentro mais 5 minutos.

Enquanto espera os 5 minutos, prepare a cobertura. Derreta o chocolate em banho-maria, ou no microondas. Cuidado para não aquecê-lo demais! Junte a manteiga e misture até formar uma massa cremosa. Tire o bolo do forno e cubra-o com o creme de chocolate. Espere esfriar antes de servir. O bolo fica ainda mais gostoso no dia seguinte! Bom apetite!

7 comentários:

  1. Tb eu sou uma fanática por bolos e doces com banana!
    E este bolo me parece um tipo "devil's cake" de banana.
    Então, Andrea, eu já roubei sua receita e aceitei o seu "bom faro" para doces, ok? rss
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oi Deia!
    Como uma fruta tão popular pode ser tão versátil! Eu sou suspeita pq adoro bolo feito com banana. E esse molhadinho não vai ser diferente...rsrs
    Adorei.
    Beijosss!!!!

    ResponderExcluir
  3. Deia!!
    Parabéns pela marca de 200000 visitas no Domingas. E sempre com receitas originais e deliciosas!!

    Beijosssss,
    Dri ♥

    ResponderExcluir
  4. Banana com chocolate até que é normal a gente ver, mas com queijo cremoso não! Super diferente, mas acredito quando vc diz que ficou gostoso!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Também sou fã de bolos de banana e, de preferência molhadinhos. Adorei o philadelphia na massa :)

    ResponderExcluir
  6. Também adoro bolos de banana, esse seu está fantástico, super diferente.

    ResponderExcluir
  7. Também gosto muito de bolos de banana mas aqui em casa n há fãs por isso fica sempre esquecido.
    Mas para aniversário há que ter variedade ;)

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin