domingo, 22 de maio de 2011

Bolo de Leite Condensado sem Ovos!



Queridos leitores, sei que vocês aí têm sempre na dispensa um lata de leite condensado e posso também prever, que algumas vezes dá aquela vontade de comer um bolinho e quando algum de vão procurar os ovos, estes não são suficientes! E aí vai uma idéia genial para um bolinho gostoso e sem ovos, sem contar que não precisa acrescentar açúcar na massa! Econômico também, não?

Originalmente esta receita foi postada como base para um bolo recheado, molhado uma calda básica e como recheio e cobertura de creme de manteiga. Fica aí a sugestão para um aniversário(no site ela o decorou lindamente)! Mas para o dia-a-dia, eu sinceramente gosto mais dos bolos mais simples, que combinam com um chazinho, ou mesmo um copo de leite frio. Por isso usei somente a massa e diminuí a quantidade de leite, porque massa muito líquida é um problema para assar, não acham? Abaixo vocês encontrarão a quantidade original também.

O resultado ficou muito bom, bem ao meu gosto! Ninguém diz que o bolo não leva ovo, gente! A consistência da massa assada ficou perfeita e o engraçado foi o tom caramelizado que esta adquiriu. Após fazer o teste do palito e retirar os mini-bolos do forno, eles afundaram pouco no centro. Fiquei um pouco preocupada, mas olhando na foto original do outro site, reparei que lá estava assim também. Talvez diminuindo a temperatura do forno e assando mais longamente resolva isto. Vamos experimentar! Um grande abraço e boa semana para vocês!
BOLO DE LEITE CONDENSADO SEM OVOS
Fonte: Gazathri's Cook SpotRendimento: 1 forma redonda de 22 cm(ela usou duas para não precisar cortar) ou
6 mini-formas para bolo inglês
Ingredientes:
250 gr. de farinha de trigo
100 gr. de manteiga amolecida ou margarina
1 lata (400gr.) de leite condensado
200 ml de leite (originalmente 240 ml)
2 col. de chá de fermento químico para bolos
1 col. de chá de bicarbonato
1 col. de chá de extrato de baunilha (usei açúcar baunilhado)
Instruções:
Pré- aqueça o forno à 175°C. Prepare a forma a ser usada. A minha forma era de teflon e só untei com margarina.

Numa vasilha, misture a farinha, o fermento e o bicarbonato. Reserve. Num outro recipiente, bater a manteiga amolecida em velocidade máxima e ir acrescentando o leite condensado. Bata bastante até o creme tornar-se mais claro e fofo. Adicione a baunilha. Começando com a farinha, adicione em três etapas, intercalando com o leite, mas sempre aos poucos, para não embolotar. Pronto! Coloque na forma preparada e leve ao forno por cerca de 25 minutos. Se for recheá-lo, espere esfriar para partí-lo. Bom apetite!

6 comentários:

  1. Esta receita é boa para se fazer por aqui, "paraiso do leite condensado" rss Isto porque lá na Italia é dificil de achar e, qdo se acha, beeem caro o danado...
    Tem um que eu faço, sem ovos, mas testar este seu para sentir o gosto, pq fiquei super curiosa!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Que tentação Deia!
    Você sabe meu fraco por leite condensado...e esse bolo é uma maravilha!! Será que vai entrar na lista dos meus preferidos? hahah
    Devo faze-lo amanhã e te conto depois tá? ;)
    Beijossss

    ResponderExcluir
  3. Já fiz bolo sem ovos usando leite condensado e, tens razão, há sempre uma lata de leite condensado por aqui :)

    ResponderExcluir
  4. Penso que leite condensado é daqueles ingredientes que há sempre, vou levar a receita.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Hummm! Estou adorando ler suas receitas de bolo! O bolo turco de maçãs fez sucesso! Só não postei minha foto porque ficou ridícula! Linkei a sua, HAHAHA! Copiei sua receita e postei lá no Musicando! Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Ah! eu me esqueci de dizer! Faça o Biscotti! É uma delícia! Melhor ainda com os maravilhosos chás que você acha por aí na Alemanha! bjos

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin