sábado, 14 de maio de 2011

Blondies de Banana e Noz


Blondies representam uma versão sem chocolate dos brownies! Vocês já experimentaram? Há muitos anos tentei uma vez fazer esse bolo e não dei sorte, porque a receita era gordurosa e doce demais, portanto não gostei nem um pouco! Aqui esta versão com banana é pouco calórica, se levamos em conta as receitas tradicioniais e leva farinha integral, ficando assim até mais saudável! O resultado é um bolo compacto e molhadinho, que cai bem com o sabor de qualquer noz! Só mudaria uma coisinha: diminuiria a quantidade de açúcar. Mesmo assim achei fantástico e o docinho, acho que está bem no gosto brasileiro.! Hehe Se vocês, como eu, estão querendo usar umas poucas bananas que estão maduras demais, esta é uma receita diferente e garanto que vai agradar crianças e adultos! Tenham uma boa semana!


BLONDIES DE BANANA E NOZ
Fonte: Honey, what's cooking?
Rendimento: uma forma para brownies (20cm x 20 cm)

Ingredientes:
50 gr. de manteiga derretida
1 xícara* de açúcar marrom claro (prefiro 3/4, acho)
1 ovo
1 col. de chá de extrato de baunilha (usei gotas de essência)
2 bananas médias bem maduras, amassadas
1/8 de col. de chá de sal
1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de farinha de trigo integral
1/2 xícara de noz da sua preferência (usei avelã)

*xícara americana(cup) = 240 ml

Instruções:
Pré-aqueça o forno à 170° C. Unte com manteiga a forma que irá usar. Reserve.
Coloque o açúcar numa vasilha e junte a manteiga derretida. Misture até incorporar bem e depois aumente a velocidade ao acrescentar o ovo. Bata bem até formar um creme. Junte as bananas amassadas, o sal e a baunilha. Bata bem formando um creme volumoso. Agora diminua a velocidade e junte as farinhas e a noz. Não bata, apenas misture ligueiramente, até que tudo se incorpore (se misturar demais o bolo não fica bom). Coloque na forma preparada e leve ao forno por 25 minutos ou até ficar dourado uniformemente. Retire do forno, espere esfriar e corte em quadradinhos do tamanho desejado. Cortei 16 mini-quadradinhos. Bom apetite!

6 comentários:

  1. Não conhecia esse bolinhos, mas creio que vale a pena experimentar. Parece delicioso!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Oi Deia!
    O nome já é fofo...Blondies! E parecem ser bem fofinhos mesmo...

    Beijão.

    ResponderExcluir
  3. Já experimentei uma receitinha de blondie, mas estou sempre a procura de outras e essa me chamou atenção, pois leva bananas!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Nunca fiz blondies mas faço muitos bolos com banana e também diminuo sempre a quantidade de açúcar. As bananas maduras já são super doces. Estes dias fiz um bolo de banana que levou apenas 2 colheres de sopa de açúcar, e foi o bastante :)

    ResponderExcluir
  5. Blondies... estou para fazer há muito mas n chegou a vez ainda. Este com banana são originais. Adoro bolos de banana para além do sabor que adoro tem a vantagem de limpar a fruteira :)
    Vou anotar.

    ResponderExcluir
  6. blondies..que diferente! e deve ser bom..tendo bananas..hummmm..bjus

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin