sábado, 9 de abril de 2011

Hedwig




Estou de volta e com uma receita que adooooro! Hedwig (ou Rosinenbroetchen) é um pãozinho doce com passas que é vendido em todas as padarias alemãs ! Um pão versátil que é servido no café-da-manhã, mas também como um "snack", um lanchinho, para quem está de passagem por uma rodoviária ou ferroviária. É também muito apreciado pelas crianças! Acreditem, é um dos pães-doces que mais consumo e no entanto, nunca tinha tentado fazê-lo em casa! Engraçado, não?

Pesquisei em todos os meus livros e não achei a receita. Fui procurar na internet, mas a maioria das que achei não ficavam com o resultado que queria. Então vi esta aqui que mando para vocês e que ficou fantástica! Acabei de saboreá-la agorinha no lanche! Humm...

A receita completa publicada abaixo resulta em 14 pãezinhos. Se for muito, congele-os em porções e para comer, basta deixar no forno quente por alguns minutinhos. Ou então faça como eu, apenas meia receita: para isso eu separei a clara da gema; depois juntei a metade da clara e a metade da gema à massa, descartei o restante da clara e a outra metade da gema reservei, para misturar com um pouquinho de leite para pincelar! Uma maravilha que vocês não podem deixar de tentar fazer! Boa semana e a gente se encontra aqui novamente na semana que vem! Beijos!

HEDWIG
Fonte:Innen und Aussen blog
Rendimento: 14 pãezinhos

Ingredientes:
60 gr. de manteiga derretida e esfriada
250 ml de leite, morno
1 ovo
80 gr. de açúcar
1 pitada de sal
um pouquinho cardamomo ou canela (opcional) - usei cardamomobaunilha (opcional)
40 gr. de fermento biológico fresco(em temperatura ambiente) ou
fermento biológico seco, na quantidade para 500 gr de farinha
500 gr. de farinha de trigo

finalizar:
100 gr. de passas brancas (sultanas)
1 gema para pincelar
leite para misturar com a gema

Instruções:
Com a ajuda da batedeira equipada com o garfo para pães: Misturar o fermento e o açúcar ao leite morno e esperar uns 5 minutos, para ver se começa a fazer bolhas. Isso prova que o fermento está bom. Juntar todos os ingredientes (menos a farinha e as passas). Misturar tudo e acrescentar a farinha, amassando bem até formar uma massa homogênea e não muito pegajosa. Dependendo da farinha e humidade ambiente, talvez precise colocar um pouquinho mais de farinha para encorpar um pouco mais a massa, mas não exagere! Deixe descansar por 30 minutos.

Pre-aquecer o forno a 180°C(forno comum). Depois do descanso, acrescentar as passas e amassar mais uma vez. Descansar por 1 hora. Passado o tempo, a massa deve ter dobrado de tamanho. Amasse bastante para desinflá-la e divida-a em 14 partes. Forme pãezinhos e coloque-os num tabuleiro untado ou forrado com papel manteiga. Pince-le os com uma mistura de gema com um pouquinho de leite. Leve ao forno por 15 minutos. Espere esfriar um pouco antes de servir. Consumir puro, com manteiga, com geléia, nutella, etc. Bom apetite!



5 comentários:

  1. Andrea que belos pãezinhos, não conhecia esses pães doces mas parecem-me muito bons.

    Obrigada pela partilha e não tornes a desaparecer!!!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Paozinho doce, passas...
    Hum!
    Receita roubada e ja na fila para fazer.
    Quem sabe fica paregiada com a rosca hungara que é a minha xodò!!
    Obrigada, Andrea.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Deia,
    Que fofura de pão!!!
    Bjsssss

    ResponderExcluir
  4. hummm.... com ar muito apetitoso, e com passas... mesmo do meu agrado.
    Para testar durante a semana da Páscoa.
    Depois conto :)

    ResponderExcluir
  5. Boa Pascoa, Andrea!
    Para vc e mais toda a sua familia.
    Bjs!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin