domingo, 20 de março de 2011

Bolo de Chocolate e Abobrinha



Queridos seguidores do blog, peço desculpas pelo meu desaparecimento temporário. A boa notícia é que muito em breve terei meu tempo de volta e o blog deve seguir seu ritmo original planejado: um post por fim-de-semana. Obrigada aos que continuam me seguindo e comentando de maneira tão carinhosa! Quero agradecer em especial à atenção da Clau ( ... pro mnesis), que sempre se preocupa quando desapareço! :) Também obrigada ao Renato(Pão, Bolos e Cia), que faz as minhas receitas, mesmo se nem tenho tempo de ir lá no blog dele postar um comentário!
A receita que divido hoje com vocês não foi planejada! Eu queria fazer algo em homenagem aos japoneses. Um povo e cultura que admiro muito e que no momento está precisando de todas as nossas orações e apoio! Já tinha separado a receita e tal, mas tinha que utilizar esta abobrinha que estava rolando na geladeira, ou acabaria jogando fora. Lembrei que nunca tinha feito um bolo de chocolate com abobrinhas, uma receita típica americana... por coincidência havia também um iogurte que deveria ser usado agora ou passaria da data de validade. Juntou uma coisa com a outra e aí está!

O bolo ficou realmente muito fofo e leve! O meu marido, que não é nem um pouco fã de bolos (e os de chocolate em especial), pediu um pedaço e nem acreditei! :) Falei que continha abobrinha e ele fez uma cara estranha, mas decidiu provar... e que sucesso! Disse que era ótimo, por ser leve e não muito doce. Receita aprovada! Quem quiser mais doce, acrescente a quantidade original de açúcar e quem sabe, uma boa cobertura de chocolate! Ah,  ele rende bastante e fica bem alto e, então se quiserem, façam só a metade e utilizem uma forma pequena.

Boa semana e se tudo correr como o planejado, nos encontramos aqui no próximo fim-de-semana! Beijos!

BOLO DE CHOCOLATE E ABOBRINHA(courguette)
(Chocolate Zucchini Bread)

Fonte: King Arthur Flour (Tracey Culinary Adventures)
Rendimento: forma grande para bolo inglês
(usei forma de 22 cm de aro removíevel com buraco no meio)

Ingredientes:
100 gr. de manteiga em temperatura ambiente
1/2 xic.* de óleo vegetal
1 e 3/4 de xic. de açúcar (usei só 1 e 1/4)
1 col. de chá de extrato de baunilha (usei 1 col. de sopa de açúcar baunilhado)
1 col.de chá de bicarbonato
1/2 col. de chá de fermento químico
1/2 col. de chá de sal (usei 1/4)
2 ovos grandes
120 ml de iogurte natural integral
2 e 1/2 xic. de farinha de trigo
3/4 de de xíc. de chocolate em pó culinário (usei 1/2 xic)
2 col. de chá de pó instantãneo para café - opcional
1 abobrinha (courguette) de 20 / 25 cm, ralada no ralo grosso
1/2 xic. de chocolate em pedacinhos - opcional

Xícara(americana) = 240 ml

Instruções:
Pré-aqueça o forno à 170°C. Prepare a forma que irá usar untando-a e enfarinhando-a ou cobrindo- a com papel manteiga. Reserve.

Com a ajuda da batedeira, bata em alta velocidade, a manteiga, o açúcar e o óleo, até formar um creme bem fofo e esbranquiçado. Junte os ovos um a um, batendo sempre bem a cada adição. Adicione o bicarbonato, o fermento, o café instantâneo e o sal.

Junte intercaladamente, o iogurte e a farinha e quando a massa estiver homogêna, junte o chocolate em pó. Por fim, acrescente a abobrinha ralada e o chocolate em pedacinhos, se for o caso. Coloque a massa na forma usada e leve para assar por cerca de 40 minutos, ou até que enfiando o palito, este não saia, molhado, mas com algum farelo grudado. Não asse por longo tempo, pois tira a humidade do bolo! Retire o bolo do forno e deixe esfriar antes de desenformar. Use cobertura se deseja e sirva puro, com sorvete ou chantilly. Bom apetite!


6 comentários:

  1. seus bolos sempre são maravilhosos..êsse ficou com uma cor linda!e..que bom que terás mais tempo!!quem ganha com isso..somos nós..bjus...

    ResponderExcluir
  2. Senti mesmo a sua falta!
    Mas esse lindo bolo compensou a sua "sumidinha".
    Beijão !!

    ResponderExcluir
  3. Que aspecto delicioso Andrea.
    Um beijinho enorme de parabéns, tens aqui coisas maravilhosamente apetitosas!

    ResponderExcluir
  4. Já experimentei fazer bolo com courgette e gostei muito da textura, leve mas húmida.
    Este de chocolate então ;)
    Mas 1 para a lista, buááá!!!

    ResponderExcluir
  5. Com chocolate ainda não experimentei mas adoro bolo de abobrinha :)

    ResponderExcluir
  6. Ah, mas que alivio Andrea...! rss
    Saber que vc volta ao normal é uma boa noticia, sabe?
    E este seu bolo vai sair de braços dados com aquele de agrião, que tb me atiçou a curiosidade, tanto que eu acabei fazendo e postando tb.
    Mande noticias, ok?
    Bjs!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin