domingo, 6 de fevereiro de 2011

Bolo de Pomelo Caramelizado


Vocês conhecem pomelo? Eu já havia visto esta fruta, que mais parece uma laranja gigante, no supermercado, mas nunca pensei em comprá-la. Na semana passada, aconteceu que o marido foi fazer compras e comprou esta fruta pensando ser um melão! Hahaha! Só ele mesmo! Bem, fiquei o tempo todo procurando e pensando no que fazer com o pomelo. Li que era amargo. Até gosto, só que em doces... Procurei tanto e fiquei tão preocupada em usar o tal pomelo que nem sobrou tempo para achar uma receita para postar no Domingo passado!

Já hoje, tive uma boa idéia! Tenho uma receita que fazia na época pré-blog de um bolo de abacaxi de cabeça para baixo, que gosto muito. Nem sei mais onde a encontrei e só a tenho impressa. Também me inspirei num Doce de Mamão Verde, que minha mãe fazia e eu adorava. Para quem não conhece o doce, posso dizer que ele é meio amargo e leva côco. Daí surgiu esta receita original abaixo. A massa é muito boa e o pomelo caramelizado ficou no ponto, talvez para algumas pessoas seja amargo demais... Para quem gosta, como eu do sabor amargo misturado ao doce, uma boa sugestão, para quem não gosta, use o abacaxi(com cerejas ao invés de côco), porque fica ótimo! Ah, e com o restante do Pomelo, fiz uma compota, também inspirada no doce da minha mãe. Boa semana para vocês!

BOLO DE POMELO CARAMELIZADO
Fonte: perdida e adaptada :)
Rendimento: um tabuleiro redondo de 22 cm
Ingredientes:
70 gr. de manteiga amolecida / margarina
1/2 xíc.* ( 100 gr.) de açúcar
1 ovo
1 xíc.*(125 gr.) de farinha de trigo
2 col. de chá de fermento químico para bolos
1 pitada de sal
1/3 de xíc.*(70 ml) de água
1/2 col. de sopa de açúcar baunilhado
3 colheres de côco ralado(opcional)

para o caramelo
100 gr. de açúcar
1/2 col. de sopa de margarina
pedaços da polpa de pomelo(ou pedaços de abacaxi)
2 colheres de côco ralado(opcional)

*Xícara = 200 ml

Instruções:
Pré aqueça o forno a 180°C. Unte só com margarina uma forma redonda de tamanho apropriado. Reserve. Faça o caramelo, adicione a margarina e mexa bem. Coloque-o imediatamente na forma e espalhe-o por todo o fundo. Arrange os pedaços de fruta de modo a cobrir todo o fundo, sem muitos espaços. Salpique agora o côco procurando cobrir mais ainda os espaços entre os pedaços de fruta. Reserve.

Misture a farinha, o fermento, o açúcar baunilhado e o sal num vasilhame e reserve. Num outro recipiente, comece batendo a manteiga com o açúcar até se transformar num creme claro e leve. Adicione o ovo e bata até ficar homogêneo. Agora coloque um terço da quantidade de farinha, misture e depois metade da quantidade de água. Repita até finalizar os ingredientes. Por último adicione o côco. Coloque a massa por cima do pomelo distribua bem com a ajuda de uma colher. Leve ao forno por cerca de 40 minutos, ou até ficar bem dourado. Imediatamente vire num prato, antes que o caramelo endureça. Deixe esfriar e sirva. Bom apetite!

Observação: Se quiser fazer um bolo mais alto, é só dobrar as quantidades dos ingredientes. Eu já fiz e dá certinho.

6 comentários:

  1. Não conheço a fruta, mas o bolo ficou com bom aspecto.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Não conheço, aqui não existe mas o bolo deve ficar óptimo :)

    ResponderExcluir
  3. Acho que já vi por aqui. Agora fiquei curiosa e vou procurar correndo!! Lindo.
    Beijão

    ResponderExcluir
  4. Ah...nem tinha imaginado poder fazer um bolo com eles... rss
    O amargor é aquele justo para se fazer sucos e agora, depois deste seu port, doces tb.
    Menos mal que vc faz as tentativas antes para a gente, Andrea!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. mhmhm, fiquei com vontade de testar! Eu compro a cada 2 semanas um pomelo e como com meu namorado vendo tv. A gente vai catando pedacinhos e comendo puro msm. Acho tao bom! :)
    No youtube por sinal tem varios videos "ensinando" a abrir um, para quem nunca tentou fica a dica.

    ResponderExcluir
  6. Oi Andrea!! Como está?
    No Japão meu marido comprava pomelo, ele gosta eu não rss. Aqui no Brasil ainda não vi, mas se achar o maridão com certeza vai querer rss.
    Gostei da receita!
    Beijinhos

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin