domingo, 16 de janeiro de 2011

Brownie da Katrina Markoff



Gente, o fim de ano é a época perfeita para nos dar uns presentinhos... O que vocês andaram comprando para si? Eu desta vez aumentei a minha coleção de formas para bolo! Estou entusiasmada para testá-las aqui e, já comecei este fim-de-semana colocando a mão na massa para usar o meu tabuleiro para brownies! Entre os leitores que estão nos EUA, não é uma novidade claro, mas acho quem mora em outros país, deve encontrar a mesma dificuldade que eu tive para comprar este tabuleirinho quadrado, que mede apenas 20cm x 20cm! As receitas para brownies são normalmente feitas para esta forma, e quem não a tem, acaba adaptando para um tabuleiro retangular e o brownie fica mais "baixo" do que deveria.

Estava a procura de uma receita para este fim e acho que finalmente posso dizer que encontrei uma versão de brownie para "adultos"! Hahaha Falo assim, porque apesar de ter feito alguns até muito gostosos, ficava sempre com a impressão de serem um tanto açucarados... e olha que eu sou brasileira, hem! Este brownie está na minha lista já faz tanto tempo (o post é de 2008!) mas como dar conta de uma lista que só faz crescer? :) Copiei do simpático e delicioso blog Papel Manteiga, conhecem? Lá a Naninha explica direitinho quem é a Katrina Markoff, formada pelo Le Cordon Bleu e fundadora do Voges Chocolate. Curriculum à parte, eu não sou muito de fazer receitas de chefs, só quando estas me chamam a atenção, o que foi o caso deste brownie! Gente, valeu a pena! Fácil, com um sabor ultra-intenso de chocolate e para adicionar, acho que dá para usar a criatividade e variar bastante com esta massa básica. Aproveitem!


BROWNIE DA KATRINA MARKOFF

Fonte: blog Papel Manteiga
Rendimento: um tabuleirinho de 20 cm x 20 cm (9 porções)

Ingredientes:
200 gr. de chocolate meio amargo (usei amargo com 50% de cacau)
1/2 xic. de chá* (115 gr.) de manteiga amolecida, sem sal (usei com sal)
3 col. de sopa de cacau em pó
3 ovos grandes
1 xic. de chá de açúcar (usei só 3/4 por precaução...)
1 col. de sopa de essência de baunilha (usei algumas gotas)
1 col.de chá de sal (usei 1/2)
1 xic. de chá de farinha de trigo.
cobertura: acrescentei avelãs picadas por minha conta

* Xícara = xícara americana = 240 ml

Instruções:
Pré-aqueça o forno à 180°C. Prepare um tabuleirinho para brownie. Eu untei todo com margarina e "colei" um pedaço de papel manteiga só no fundo.

Corte o chocolate uniformemente e derreta-o em banho maria (vale também no microondas, para quem sabe), retire do fogo, junte o cacau em pó. Misture bem até ficar homogêneo e reserve.

Num vasilhame, bata a manteiga com o açúcar até formar um creme esbranquiçado. Junte os ovos um a um, a essẽncia de baunilha e o sal. Quando a mistura estiver homogênea, diminua a velocidade e acrescente a massa de chocolate. Misture tudo muito bem antes de adicionar a farinha de trigo. Coloque a massa no tabuleiro preparado e leve ao forno por cerca de 35 minutos.

Observe que a temperatura e o tempo varia conforme o forno. No meu caso, deixei só 25 minutos e tenho a impressão que poderia ficar melhor assando por só por 20 minutos. Por isso acho bom fazer o teste do palito quando depois de 15 minutos. O palito deve sair pegajoso ainda. Não asse por demais, ou a massa ficará muito seca. Deixe descansar por 1 hora antes de cortar e servir. Bom apetite!

4 comentários:

  1. Que belo ficou esse brownie, por acaso é um doce que nunca experimentei a fazer, mas já comi e gostei muito. Esssa receita parece ser perfeita... vou pensar no assunto,lol!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Meu presentinho pra cozinha foi uma tábua de corte em forma de galinha! Hahaha

    Só não aguentaria esperar 1 hora pra cortar o brownie...
    Beijoss

    ResponderExcluir
  3. Adoro brownie e tens razão, não é muito fácil encontrar estas formas quadradas :)

    ResponderExcluir
  4. Brownies, adoro. Muito bom mesmo a textura, o sabor...
    Costumo juntar nozes picadas, mas avelãs deve ficar bom, com sabor a nutela, lol
    Mais uma receita para a "lista que está sempre a crescer" :)

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin