domingo, 23 de janeiro de 2011

Bolo de Cenouras à americana


No último post eu confessei que não ligo para receitas de chefs... e é verdade! Mas devo confessar que frequento, ainda que esporadicamente, o blog do David Leibovitz! :) Ele tem uma maneira muito cativante de escrever, e muitas vezes tenho que rir das suas aventuras de americano vivendo em Paris! À parte, ele também divide algumas receitas próprias e receitas que fez e vieram de livros. Por vezes eu salvo alguma do meu interesse, mas acho que esta é a primeira vez que testo algo que vi neste blog...

Já havia provado em festas este famoso bolo americano de cenouras, o "Carrot Cake", que é muito diferente da versão brasileira. Enquanto a nossa versão, é um bolo fofo, a versão americana é um bolo compacto e bem condimentado, pode-se dizer, um bolo de especiarias! Outra diferença é a cobertura, feita basicamente de queijo cremoso, que dá um sabor refrescante ao bolo e equilibra os condimentos. As receitas que havia provado em festas, sempre me pareceram secas demais, quase uma massa de pão... Não me animava a fazê-lo, mas quando vi a foto lá no blog do David, pensei que desta vez valeria tentar! Alterei algumas coisas: comecei dividindo a receita pela metade, porque para provar, melhor não arriscar, não é? Diminui também a quantidade de óleo, que me pareceu exagerada e a de açúcar. Fiquei com medo de que ficasse seco, mas não ficou! Dei uma calibrada nas especiarias e aí está!

O que posso dizer? Adorei a minha versão e vou repetí-la com certeza em alguma festinha! Aliás, recomendo o tamanho, porque o bolo é consistente e rende bastante. Hoje o sabor se intensificou e o ele ficou mais delicioso ainda! Sendo assim recomendo fazê-lo no dia anterior e não se esqueçam: quando pronto, mantenha-o gelado ou deixe para recheá-lo com o crem gelado, pouco antes de servir! Um grande abraço e até a próxima semana!


BOLO DE CENOURA À AMERICANA

Fonte: blog do David Leibovitz
Rendimento: bolo de duas camadas de 18 cm
Ingredientes:
2 ovos
80 ml de óleo
140 gr. de farinha de trigo
150 gr. de açúcar
1 col.de chá de bicarbonato
1 col. de chá (rasa) de canela em pó
1/4 col. de chá de sal
1 pitada de noz moscada moída
1 pitada de cravinho moído
baunilha à gosto (usei meio saquinho de açúcar baunilhado)
180 gr. de cenoura ralada
30 gr. de passas brancas (usei pretas)

Cobertura e recheio:
200 gr. de queijo tipo Philadelphia em temp. ambiente
50 gr. de manteiga amolecida
100 gr. / 120 gr. de açúcar de confeiteiro, peneirado
baunilha à gosto (usei meio saquinho de açúcar baunilhado)

Instruções:
Pré-aqueça o forno à 170°C. Unte uma (ou duas e divida a massa) forma redonda de 18 cm. Reserve. Rale as cenouras e reserve.

Junte todos os ingredientes secos para a massa numa vasilha (se achar que deve, peneire a farinha e o açúcar), misture bem e reserve. Bata os ovos em alta velocidade até ficarem pálidos, aumentarem de volume, formando uma espuma fofa. Diminua a velociadae e junte aos poucos o óleo, sempre batendo. Acrescentar aos poucos a mistura da farinha e quando a massa estiver homogênea, junte manualmente a cenoura ralada e as passas. Misture delicadamente e coloque a massa na forma preparada e leve ao forno. Leve para assar por cerca de 1 hora(se usar uma só forma pequena). Verifique depois dos 35 minutos, se o bolo está muito escuro e se for o caso, cubra com papel alumínio e continue assando. Faça o teste do palito quando estiver perto do tempo de retirar do forno e caso ainda esteja molhado por dentro, continue assando-o sempre tapado, até que esteja todo assado por dentro. Depois de pronto, deixe-o esfriar completamente antes de recheá-lo.

Cobertura e recheio:
Bater todos os ingredientes e levar para gelar. Rechear e cobrir o bolo. Se precisar, corte um pouco da parte de cima do bolo para que fique nivelado e receba melhor a cobertura.Mantê-lo na geladeira pronto ou se preferir, deixe para recheá-lo com o creme gelado pouco antes da hora de servir. Melhor prepará-lo no dia anterior. Bom apetite!

8 comentários:

  1. Andrea, ha uns anos atras fiz esta receita só que usando azeite extra virgem e cobrindo com uma pasta de cacau e mel, de minha invenção, rss: e ficou 10!
    Só que perdi a receita e nunca mais pude refazer...
    Entao, ja roubei a sua para poder repetir, mas substituindo o oléo pelo azeite, ok?
    Valeu!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Que bela idéia. Com certeza vou copiar e fazer algum dia. Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Andrea tb gosto muito deste bolo. É muito bem.
    Eu tenho uma receita, mas nunca fiz, pois acho que vai muito açúcar.
    Teria que testar, diminuindo tb a quantidade.
    Adoro as especiarias.
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  4. Oi Deia!
    O nosso bolo de cenoura é muito gostoso, mas esse é mais chic!
    Bjsss

    ResponderExcluir
  5. Adoro bolos de cenoura, que bom aspecto :)

    ResponderExcluir
  6. Nossa, também adorei sua versão de bolo de cenoura, eu adoro, mas essa ta bem diferente, espetacular, com certeza vou tentar fazer.
    Bjs
    Gra

    ResponderExcluir
  7. Andréa ,bom dia (9:45 da manhã de domingo em São Paulo)
    Gostei muito do seu blog ,vou pegar algumas receitas pois gosto de cozinhar embora seja péssimo nesta arte por falta de tempo para praticar
    Quanto à limpeza e polimento da máquina de costura ,é bem simples .
    Use água-ráz ou outro solvente parecido para tirar o excesso de sujeira acumulada ao longo de anos .Pode usar também massa para polir automóveis .Tem de esfregar bastante até sair tudo .Depois é só polir com cera automobilística ou aplicar duas demãos de verniz brilhante daqueles em spray .Quando limpar tenha cuidado para não estragar os decalques originais ,pois não existem mais para se comprar
    Abraços

    ResponderExcluir

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin